Gran Turismo – Guerra e Faria fecham sexta-feira na frente em Guaporé

sexta-feira, 31 de agosto de 2012 às 19:36
Renan Guerra e Vanuê Faria em 2012

Renan Guerra e Vanuê Faria

O primeiro dia de treinos válidos pela quinta etapa da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo terminou em Guaporé, no Rio Grande do Sul, com a liderança da dupla Renan Guerra e Vanuê Faria, de Mercedes-Benz SLS AMG. Em segundo, os líderes da GT3 Duda Rosa e Cleber Faria, também com o modelo alemão. Allam Khodair e Marcelo Hahn, de Lamborghini LP600+, ficaram na terceira posição.

“Foi muito bom”, diz Renan Guerra. “O fato de termos vindo treinar semana passada já fez uma boa diferença. Sempre tivemos que correr atrás de um bom acerto nas outras corridas, mas nesta já chegamos com um carro rápido e agora estamos trabalhando apenas no ajuste fino. Eu já conheço a pista, o Vanuê também, então está sendo o nosso melhor fim de semana”, completa.

Para Vanuê, o resultado foi alcançado graças ao trabalho feito pela sua equipe. “Esta sessão de treinos que fizemos está fazendo toda diferença. Estamos um pouco mais rápidos que a outra Mercedes da nossa equipe, mas é uma diferença pequena. Está tudo muito equilibrado, e a pista é bastante divertida, cansativa porque não tem reta. Espero uma boa etapa”, encerra Vanuê.

Líder na classificação de pilotos ao lado de Cleber Faria, Duda Rosa espera um fim de semana de sucesso em sua casa. “Em função da liderança no campeonato sabíamos que precisávamos treinar para manter o ritmo. Nós lideramos uma sessão o Renan e o Vanuê outra. Tudo indica que estaremos fortes e brigando na frente”.

“É sempre bacana correr em casa, um lugar que deverá estar lotado na corrida e um pódio já será muito bom”, fala Rosa. Já seu parceiro, Cleber, parabeniza o time por um dia forte. “Estamos com um bom acerto no carro, treinamos semana passada com tanque cheio, vazio, em ritmo de classificação, por isso está fazendo diferença. A pista é muito manhosa, então estou bastante feliz pelo resultado”, encerra.

Competidores mais próximos das duas Mercedes que lideraram o dia, Allam Khodair e Marcelo Hahn, de Lamborghini LP600+, falam sobre a disputa de forças na pista. “O dia não foi fácil para nós”, diz Khodair. “Ao contrário dos nossos concorrentes não viemos treinar aqui antes, por isso estamos conhecendo ainda a pista, os limites do carro aqui, por isso o resultado foi bom. Eles estão mais rápidos do que nós, então vamos ter que achar algo para equilibrar”.

“Largar entre os três é o nosso objetivo, e algo possível. Este treino extra está fazendo a diferença, mas precisamos melhorar ainda mais o acerto , arriscar um pouco mais já que Guaporé é uma pista interessante, desafiadora e vamos ver amanhã”, revela o Allam. Para Marcelo, o dia já foi um pouco mais difícil. “Não pudemos ainda trocar telemetria para acertar a pilotagem, o Khodair fez um bom trabalho no ajuste e estou ainda pegando mais a forma ideal de pilotar”.

“Além disso tivemos uma quebra, mas superamos isso. Estamos melhorando e vamos tentar avançar ainda mais neste sábado. A pista é de risco, com curvas de alta, então “o mais louco” vai sair daqui com uma melhor posição”, completa Hahn. A corrida 1 tem largada às 14h58 deste sábado (1) com transmissão ao vivo pelo PortalGT.com.br

Melhores tempos nesta sexta-feira
1- 105 – Vanue Faria/Renan Guerra – Mercedes Benz SLS AMG – 1:05,474
2- 30 – Cleber Faria/Duda Rosa – Mercedes Benz SLS AMG – 1:05,589
3- 16 – Marcelo Hahn/Alam Khodair – Lamborghini LP600+ – 1:05,732
4- 3 – Rafael Derani/Cláudio Ricci – Ferrari F458 Italia – 1:05,767
5- 0 – Cacá Bueno/Claudio Dahruj – BMW Z4 GT3 – 1:05,782
6- 22 – Paulo Bonifacio/Sérgio Jimenez – Mercedes Benz SLS AMG – 1:06,015
7- 1 – Vadeno Brito/Constatino Jr – 1:06,418 – BMW Z4 GT3
8- 20 – Fabio Ebrahim/Wagner Ebrahim – Audi R8 LMS ULTRA – 1:07,154
9- 75 – Henrique Assunção/Ronaldo Kastropil – Lamborghini LP560 – 1:07,782
10- 18 – Alexandre Buneder/Roger Sandoval – Lamborghini LP560 – 1:08,803
11- 10 – Cristiano Almeida/Pierre Ventura – Lamborghini LP520 – 1:08,868
12- 46 – Carlos Kray/Andersom Toso – Lamborghini LP520 – 1:08,871
13- 15 – Felipe Tozzo/Raijan Mascarello – Ferrari F430 – 1:08,995
14- 4 – Felipe Roso/Vinícius Roso – Ferrari F430 – 1:09,325

 

Alan Hellmeister e Sérgio Laganá lideram sexta-feira de treinos da GT4

A corrida pela vitória da quinta etapa da temporada da GT4 começou nesta sexta-feira (31) em Guaporé, no Rio Grande do Sul. Na frente, na classificação do dia e do campeonato, Alan Hellmeister e Sérgio Laganá, de Aston Martin Vantage, seguidos por Matheus Stumpf e Patrick Gonçalves em um BMW M3. Companheiros de equipe dos líderes, William Freire e Duda Oliveira, de Ferrari Challenge ficaram em terceiro. Grid de largada será definido na manhã deste sábado (1).

“Esse primeiro dia foi bom”, diz Alan Hellmeister. “De duas semanas atrás para hoje a pista piorou, por isso precisamos mudar um pouco o ajuste e está difícil baixar os tempos. O ritmo é bom, mas o desgaste de pneus dianteiros nosso e da BMW é grande e sabemos que tanto a Ferrari quanto a Lotus vão brigar conosco. O começo da corrida vai ser bom, mas o final pode ser complicado”, declara Hellmeister.

Para Sérgio Laganá, o trabalho foi intenso, mas o prazer de pilotar em Guaporé compensa o esforço. “Nós treinamos aqui duas semanas atrás. Fazer isso foi bom para nós, mas treinar sozinho é diferente. Fomos bem hoje e acredito que o carro esteja bom. A pista é cansativa, mas tão divertida que por mais que já esteja esgotado a vontade é de continuar acelerando”, encerra Laganá.

Para Matheus Stumpf, segundo colocado, um problema mecânico logo pela manhã prejudicou o trabalho no carro. “Guaporé é uma pista especial, já que foi onde conquistei minha primeira vitória na carreira. Tivemos hoje um pequeno problema no treino extra e perdemos a sessão, o que atrasou a evolução do acerto e acabamos arriscando mais depois. Fico feliz que o trabalho deu certo”, completa o gaúcho.

Já Patrick Gonçalves revela o foco do trabalho que foi feito. “Foi um dia de bastante trabalho, que começou com um probleminha, mas felizmente arrumamos tudo e deu tempo de treinar. Acredito que chegamos em um equilíbrio razoável e interessante, já que estamos focando na corrida para garantir um carro que seja rápido, mas que tenha constância para chegar bem ao final das provas”, declara.

Também presente nos testes de duas semanas atrás, William Freire, terceiro hoje, lamentou não ter a oportunidade de treinar mais. “Estivemos aqui para aprender e desenvolver o ajuste do carro, mas um cachorro acabou atrapalhando tudo e ainda danificando a Ferrari. Hoje usamos pneus zeros e não tivemos melhora, o que foi estranho. Ele está bem equilibrado, e isso é bom”.

“Vamos continuar trabalhando e ver onde vamos chegar”. Para Duda, o dia foi bom. “Hoje logo cedo acabamos tendo um furo de pneu que nos prejudicou, mas estamos pegando bem a pista e competitivos. Tem tanta surpresa por ai que fica difícil falar como estaremos amanhã, mas vamos ver. Acredito que estaremos melhores”, encerra Olveira.

Combinado do dia na GT4
1 – 57 – Sérgio Laganá/Alan Hellmeister – Aston Martin Vantage – 1:12,129
2 – 11 – Matheus Stumpf/Patrick Gonçalves – BMW M3 – 1:12,232
3 – 8 – Eduardo Oliveira/William Freire – Ferrari Challenge – 1:12,438
4 – 6 – Valter Pinheiro/Leo Burti – Lotus Evora – 1:12,524
5 – 12 – Leonardo Cordeiro/Vitor Genz – BMW M3 – 1:12,673

Cristiano Almeida e Pierre Ventura lideram primeiro dia da GT Premium

O primeiro dia de treinos começou quente na pista gaúcha pela categoria GT Premium. O piloto da casa Cristiano Almeida e seu companheiro Pierre Ventura fecharam o dia com o melhor tempo, apenas três milésimos de segundo mais rápidos que Andersom Toso e Carlos Kray, que também correm com uma Lamborghini LP520. Cristiano comentou a alegria de correr em casa. “É um prazer enorme correr em casa, perto da família, dos amigos, da torcida”, contou Cristiano.

“Fomos os mais rápidos hoje, ainda temos um pouco para melhorar. Nossos colegas estão muito próximos e esperamos poder fazer um grande espetáculo para todo mundo que veio a Guaporé”, finalizou Almeida. Já Pierre exaltou a melhora do carro durante o dia. “No final do dia melhoramos, mudamos um pouco os ajustes, terminamos com o melhor tempo. Achamos que amanhã as coisas vão ser ainda melhores por causa dos pneus novos”, disse Ventura.

Carlos Kray e Andersom Toso, apesar de gaúchos, não se sentem tão pilotos da casa assim, mas é uma pista onde correram diversas vezes. Com apenas três milésimos de desvantagem, a dupla que lidera o campeonato está confiante. “Os treinos foram bons, apesar da Lamborghini ser diferente dos carros que estou acostumado a andar aqui, o carro é bom e consistente, isso é um diferencial para nós ao longo do campeonato e esperamos que assim continue”, comentou Kray.

Andersom acredita que a Lamborghini deva ser muito constante, o que é favorável ao longo da corrida. “O carro está excelente, mudamos bastante os pneus, conseguimos virar rápido e nos manter rápidos. Temos um bom equipamento e vai ser uma disputa interessante. Não devemos ser muito mais rápido de pneus novos, mas sabemos que com o desgaste vamos conseguir manter um ritmo bom”, completou Toso.

A dupla Felipe Tozzo e Raijan Mascarello fechou a sexta-feira na quarta colocação, mas não conseguiu participar do terceiro treino. “Escutamos um barulho estranho no carro e o diferencial acabou quebrando. Infelizmente ainda não temos a caixa de câmbio reserva, então vamos trocar um pedaço e ver como vai ficar para amanhã. Está tudo indefinido e vamos ver o que conseguimos fazer na qualificação e na corrida”, disse Tozzo.

Raijan é um dos pilotos que teve mais tempo de treino na pista, pois também corre na Spyder Race. Apesar da quebra, acredita que as Lamborghini estão imbatíveis. “Andamos com pneus bons e não conseguimos batê-los. Será muito difícil acompanhar o ritmo das Lamborghini. Temos um carro bom, mas sabemos da dificuldade. Faremos de tudo para conseguir o melhor resultado possível para o campeonato”, explicou Mascarello.

Combinado dos melhores tempos do dia em Guaporé:
1 – 10 – Cristiano Almeida/Pierre Ventura – Lamborghini LP520 – 1:08,868
2 – 46 – Carlos Kray/Andersom Toso – Lamborghini LP520 – 1:08,871
3 – 15 – Felipe Tozzo/Raijan Mascarello – Ferrari F430 – 1:08,995
4 – 4 – Felipe Roso/Vinícius Roso – Ferrari F430 – 1:09,325

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.