Gran Turismo – Boni e Jimenez terminam em segundo e se mantém na briga pelo título

domingo, 16 de dezembro de 2012 às 7:25
Mercedes de Jimenez e Bonifácio

Mercedes de Jimenez e Bonifácio

O autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebeu neste sábado o primeiro ato da decisão do título brasileiro de Gran Turismo em 2012. Num dia chuvoso na capital paulista, carros e pilotos entraram na pista para os treinos de classificação e a primeira prova desta rodada de encerramento do GT Brasil. Sensação da temporada, a Mercedes-Benz SLS da Pool Racing Team – pilotada por Paulo Bonifácio e Sérgio Jimenez – terminou em segundo lugar, se manteve na briga pelo título, e chegou à impressionante marca de 15 pódios nas últimas 17 corridas que disputou.

A primeira das duas corridas que decidem o campeonato começou debaixo de chuva em Interlagos, e com Sérgio Jimenez no comando do carro #22, que ocupava a quarta posição no grid. Com uma boa largada, Jimenez manteve a posição para, voltas depois assumir o terceiro posto antes de passar o carro para Paulo Bonifácio no pit-stop obrigatório da categoria.

Boni, então, foi o responsável pela pilotagem na parte mais difícil da corrida. Sem chuva e com a pista começando a formar um trilho seco, o veterano teve de lidar não só com o desgaste excessivo dos pneus, mas também com os ataques de Constantino Júnior – que acabaram resultando em um toque entre os dois carros e uma punição ao piloto da BMW.

“Nós tínhamos mexido no carro apostando que a chuva ficaria durante toda a corrida. Mas parou de chover e ficou bastante difícil de guiar”, ressaltou Bonifácio, complementado por seu parceiro de equipe: “Nosso carro não está tão competitivo neste fim de semana. As BMW estão muito fortes e, se a corrida fosse no seco, eles iriam “passear”. Mas conseguimos evoluir nosso carro dentro do possível e o Boni fez um ótimo trabalho. Tomou um toque forte, não rodou e teve a tranquilidade para levar o carro em segundo. Era o que dava para fazer hoje”, completou Sérgio Jimenez.

A vitória deste sábado ficou com a dupla Allam Khodair e Marcelo Hahn, a bordo de uma Lamborghini Gallardo. O segundo lugar de Boni e Jimenez manteve a dupla da Pool Racing Team na briga pelo título, mas agora a 16 pontos dos líderes.

Mudança no regulamento altera o panorama da disputa – Além de buscar na pista os pontos necessários para se manterem vivos na disputa, Paulo Bonifácio e Sérgio Jimenez têm um adversário extra e inesperado nesta decisão de campeonato. Durante a entrevista coletiva concedida após a prova deste sábado Boni revelou que uma mudança no regulamento que gere a equalização dos carros pode ser decisiva na disputa.

“A Mercedes continua correndo como mandam as normas da FIA. Ela pesa os mesmos 1.340 quilos, mais os 30 de lastro. Então são 1.370 quilos. A comissão técnica, acertamente, liberou mudanças para a BMW, que não vinha tendo bons resultados. Mas fez isso de uma forma abrupta. Em duas corridas, tirou 60 quilos do carro e tirou o restritor de potência. Além disso, nesta semana o combustível deles foi enviado para a Europa e, ao detectar os 26% de etanol, fizeram um novo mapeamento do motor. Daí o carro ganhou quase 30 cavalos de potência. Então nós corremos este fim de semana com um carro FIA, contra um carro que não é FIA. Com muito mais potência e 30 quilos a menos. É disso que a gente não gosta. Estamos aqui para competir de igual para igual”, desabafou o piloto.

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.