Gran Turismo – BMW Team Brasil passa a contar com campo de provas virtual

quarta-feira, 8 de agosto de 2012 às 16:28
BMW Z4 na GT3

BMW Z4 na GT3

O automobilismo é um esporte feito de detalhes, definido por milésimos de segundo e, por isso, em todas as categorias as equipes trabalham em busca das melhores soluções para evoluir sempre em termos de performance. Por isso, o BMW Team Brasil passa a contar com um novo recurso, que vai ajudar na busca pelo acerto ideal de seus carros no Campeonato Brasileiro de Gran Turismo na categoria GT3.

A equipe anunciou esta semana a parceria com a Multicorpos Engenharia, representante da italiana VI-grade GmbH – fabricante de softwares e líder em produtos e serviços “best-in-class”, que buscam diminuir a diferença entre os testes reais e aqueles realizados em simuladores.

A VI-grade irá fornecer para o BMW Team Brasil toda a sua competência e “know-how” em simulação de corridas e modelos detalhados de mapeamento de circuitos, via dados de telemetria, por meio da utilização do VI-Motorsport – um software de simulação em tempo real, que permite a otimização do desempenho dos carros.

A equipe vai utilizar o software no trabalho de acerto dos modelos BMW Z4 GT3, pilotados pelas duplas Cacá Bueno/Claudio Dahruj e Valdeno Brito/Constantino Jr., nas próximas etapas da temporada.

O software é um verdadeiro campo de provas virtual, onde é possível colocar o carro (características de massa, inercia, funcionamento da suspensão, rigidez de mola, curvas de amortecedor, entre outros) “andando” no circuito onde a equipe irá testar ou correr antes mesmo do dia do evento. Os engenheiros da equipe conseguirão desta forma fazer uma diversidade de combinações de acerto no carro, buscando o set up mais rápido para uma determinada pista, sem gastar combustível, pneus e até mesmo o tempo de deslocamento da equipe toda até a pista.

“Sabemos que o VI-Motorsports vai poder nos ajudar no desenvolvimento ideal do carro nos mais diferentes traçados e, em especial, nos circuitos como o de Interlagos, onde a grande variação dos ângulos nas curvas é um desafio para os carros de corrida”, comenta Jean Tavares Horcaio, engenheiro do BMW Team Brasil.

“Os êxitos alcançados pela VI-grade com o VI-Motorsport em outras categorias do mundo nos convenceu a optar pelo software. Pretendemos estender esta escolha, não só nesta temporada, mas, também, para toda a temporada de 2013”, completa Antonio Hermann, chefe da equipe.

Alvaro Costa, diretor da Multicorpos Engenharia, disse estar “orgulhoso” por este grande projeto ao lado do BMW Team Brasil. “Os brasileiros são apaixonados por automobilismo e há diveras equipes, em diferentes categorias e campeonatos, que podem ser beneficiadas com os softwares de simulação da VI-grade e com o expertise técnico da Multicorpos”, destaca.

O diretor de vendas da VI-grade, Guido Bairati, afirma que as expectativas em coloborar com a equipe são positivas. “A BMW é uma ótima companhia para se trabalhar e o emergente mercado automobilístico no Brasil é muito importante para nossas ações. Nosso plano é dar todo o suporte necessário para o sucesso do BMW Team Brasil na GT”, revela.

A equipe ainda terá o auxílio da empresa ESSS, que fornecerá o software Mode Frontier (para otimização), que vai potencializar o número de acertos testados e que ajudarão no encontro de um set up mais acertivo.

Apesar de estreante no Brasil, o BMW Z4 GT3 já mostra sua força. Bueno e Dahruj estão em terceiro lugar no campeonato e já conquistaram uma vitória e outros três pódios (dois segundos e um terceiro lugar). Brito e Constantino estão em sétimo e também já subiram duas vezes ao pódio (dois terceiros lugares).

O Campeonato Brasileiro de Gran Turismo terá sua próxima etapa no dia 2 de setembro, em Guaporé (RS).

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.