Gran Turismo – BMW Team Brasil é vice-campeão nas categorias GT3 e GT4

domingo, 16 de dezembro de 2012 às 19:39
BMW Z4 na GT3

BMW Z4 na GT3

Uma grande corrida, duas grandes vitórias para o BMW Team Brasil, mas o campeonato teve um resultado questionável. Foi o que se viu neste domingo (16) no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, o palco da oitava e última etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. A chuva deu uma trégua e com isso, uma prova bem disputada e emocionante se configurou ao longo dos mais de 50 minutos da etapa que encerrou a temporada 2012 do automobilismo nacional.

Cacá Bueno e Cláudio Dahruj foram os vencedores, ao completarem as 29 voltas em 50min18s280 (média de 149,39 km/h). Mas, a dupla do BMW Z4 #0 viu o tão esperado título inédito escapar das mãos com o segundo lugar de Cléber Faria e Duda Rosa, a bordo da Mercedes-Benz SLS AMG. Cláudio Ricci e Rafael Derani, de Ferrari 458, completaram o pódio da última corrida.

A outra dupla do BMW Team Brasil, formada por Valdeno Brito e Constantino Jr, não completou a corrida, pois ainda na primeira volta, Constantino foi tocado por Paulo Bonifácio e o BMW Z4 #1 teve uma quebra de suspensão e não tinha condições de continuar na prova. A atitude foi avaliada pelos comissários como antidesportiva e o piloto da Mercedes-Benz #22 precisou cumprir a penalização com uma passagem pelos boxes. Brito e Constantino Jr. terminaram o campeonato em oitavo, com 125 pontos.

Na corrida, Cláudio Dahruj largou bem, mas não conseguiu manter a ponta, pois Rafael Derani (Ferrari 458) impôs um ritmo forte desde o apagar das luzes. E assim foi a disputa, até a parada nos boxes. Derani, em primeiro, ditou a tocada da corrida, e era bem rápido e constante. Na janela para a troca de pilotos, o BMW Team Brasil demonstrou boa sintonia para colocar Cacá Bueno de volta na pista em segundo, atrás de Cláudio Ricci, companheiro de Derani. O piloto da equipe BMW usou de toda sua experiência para volta a volta diminuir a diferença e buscar a liderança. Cacá assumiu a ponta e sobrou em Interlagos, já que Ricci não acompanhou seu ritmo. Bueno venceu a última corrida do ano, mas a vitória não foi suficiente para garantir o título para o BMW Team Brasil.

Bueno destacou que o BMW Z4 #0 estava muito bom, mas lamentou perder o título na última volta. “No meu stint, o carro saía um pouco de frente no começo, mas da metade pro final estava super bem, então quando eu consegui tirar a diferença logo no comecinho, o carro foi se equilibrando ainda mais e eu sabia que conseguiria passar”, disse o vice-campeão que terminou a temporada com 204 pontos, apenas um atrás dos campeões Cléber Faria e Duda Rosa (205).

“Parabéns ao Cléber e ao Duda, mas eu não gostaria de ganhar um título assim. Tenho nove títulos brasileiros e graças a Deus nenhum deles desta forma. Foi triste estar dentro do carro e ver isso acontecendo nas três voltas finais”, comentou Bueno sobre a estranha queda de rendimento da Ferrari 458, que estava 35 segundos à frente de Duda Rosa, nas últimas voltas, e “perdeu” a posição para o piloto da Mercedes-Benz #30 pouco antes da bandeirada.

Cláudio Dahruj também ficou desapontado. “A única coisa que a gente sente é que se fosse um companheiro de equipe, a gente entenderia, mas sendo outra marca concorrente, é lamentável”, falou o paulista.

O chefe da equipe Antonio Hermann fez coro das palavras de seus pilotos. “Ficamos muito tristes pelo o que aconteceu. Uma atitude que nunca vi no automobilismo, entre duas equipes diferentes, tanto na GT3 quanto na GT4. Isso é ruim para o espetáculo, é ruim para o campeonato”, finalizou o comandante do BMW Team Brasil.

Leonardo Cordeiro fica com o vice-campeonato na GT4
Na GT4, Leonardo Cordeiro, que precisava da vitória e de uma combinação de resultados, fez sua parte, apoiado pelo companheiro Vitor Genz, que fez uma corrida limpa na primeira parte da disputa, saindo do terceiro lugar, e foi buscar o resultado. Na parada para a troca de pilotos, os detalhes foram bem executados e tudo parecia caminhar para a vitória. E foi o que aconteceu, mas a festa não ficou completa, pois os concorrentes diretos na briga pelo título, Alan Hellmeister e Sergio Laganá (Aston Martin Vantage), precisavam chegar em quarto, para ficarem com a taça e cruzaram a linha de chegada justamente nesta posição, faturando o campeonato.

O pódio da última etapa ficou com a dobradinha do BMW Team Brasil, Vitor Genz/ Leonardo Cordeiro, em primeiro, Patrick Gonçalves/ Matheus Stumpf, em segundo e Fábio Grecco e Valter Rossete em terceiro. A dupla do BMW M3 #11 (Gonçalves e Stumpf) completou o campeonato em sexto, com 176. Vitor Genz, companheiro do vice-campeão Leo Cordeiro, ficou em sétimo, com 174 pontos, por ter começado a competir na segunda etapa, em Curitiba (PR).

Leonardo Cordeiro falou sobre o resultado da corrida. “Estava na expectativa dentro do carro, quase igual ao Massa aquele ano na F-1, quando perdeu o título aqui na última curva. Cruzei em primeiro e não sabia se poderia realmente comemorar. Não vou entrar em polêmica, mas vou deixar gravado que é muito estranho o Aston Martin estar em último, muito distante dos outros dois carros e, no final da corrida, terminar em quarto e ganhar por um ponto”, comentou o vice-campeão da GT4 com 209 pontos, apenas um ponto de diferença para os campeões Hellmeister e Lagana (210).

O paulista, que disputou a temporada a bordo do BMW M3 #12, avaliou o ano. “Nossa equipe fez o possível, trabalhou de forma profissional desde o começo do campeonato até agora. Chegamos na última corrida com um carro bem competitivo. Aprendi muito este ano, gostaria de agradecer à BMW e a toda equipe pela oportunidade de correr na categoria. Mas foi triste acabar o ano assim, pois na linha de chegada eu ainda achava que era campeão e no final não era”, encerrou Cordeiro.

O gaúcho Vitor Genz resumiu o que achou da corrida e da temporada. “Tive um ritmo muito forte o tempo todo para me manter em primeiro. Fiz uma boa largada, consegui sobreviver depois do acidente que aconteceu (entre outros carros na primeira curva). Foi uma corrida legal e toda a equipe está de parabéns pelo ano”, disse.

O conterrâneo Matheus Stumpf avaliou positivamente sua participação na GT4. “Trabalhamos muito bem, evoluímos bastante o carro ao longo do ano. Estou muito contente, a GT4 foi uma experiência muito interessante”, falou.

Patrick Gonçalves também comentou sobre a última disputa do ano. “Foi uma corrida divertida, bem disputada, o equilíbrio dos carros e equipes estava interessante. A GT4 foi uma categoria que me surpreendeu. Carros legais de dirigir. Pretendo continuar em 2013, usando a experiência deste ano para brigar por mais resultados positivos”, encerrou o baiano.

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