Gran Turismo – BMW domina sexta-feira de treinos em Cascavel

sexta-feira, 30 de novembro de 2012 às 20:44
Vitor Genz e Leonardo Cordeiro

Vitor Genz e Leonardo Cordeiro

Um dia muito positivo para a equipe BMW Team Brasil. Assim pode-se resumir a sexta-feira (30) de treinos livres no Autódromo Internacional de Cascavel, válidos pela sétima etapa da temporada do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. Cacá Bueno /Claudio Dahruj cravaram o melhor tempo do dia, com direito a quebra de recorde na pista do oeste paranaense, com 1min00s193. A outra dupla da equipe oficial da montadora alemã na GT3, formada pelo bicampeão Valdeno Brito e por Constantino Jr. ficou em segundo, com 1min00s304.

A chuva prevista para esta tarde em Cascavel não se confirmou, e com isso o tempo estável na casa dos 28º permitiu que os treinos fossem muito bons para toda a equipe BMW Team Brasil, que liderou as duas sessões de treinos livres desta sexta-feira. Os resultados do dia animam a equipe na busca por pontos e pela liderança no campeonato. “Hoje o dia foi muito bom para a BMW. Andamos bem em todas as categorias e fechamos com a liderança nos tempos, tanto na GT3 como na GT4”, disse o chefe da equipe Antonio Hermann.

Vice-líder na disputa, Cacá Bueno ficou satisfeito. “Se queremos lutar por vitórias e pensar em campeonato essa é a pista certa. Aqui em Cascavel é tudo curva de alta velocidade, retas curtas, uma pista perfeita para os modelos BMW Z4. É neste circuito que temos que tentar diminuir a diferença para o Cléber (Faria) e Duda (Rosa). E tentar aumentar um pouco a vantagem para Allam Khodair / Marcelo Hahn”, considerou Bueno, otimista em uma boa tomada de tempos neste sábado.

O piloto do BMW Z4 de número #0 também ficou feliz por anotar o recorde da pista. “É bacana conseguir obter um recorde, algo que é difícil em qualquer pista e categoria. É legal entrar para as estatísticas”, falou. Antes, a marca mais rápida era de Valdeno Brito, anotado em setembro na Stock Car, com 1min02s697.

Valdeno Brito, que divide a direção do modelo BMW Z4 #1 com Constantino Jr. concordou com o companheiro sobre o bom rendimento dos carros no traçado cascavelense. “Hoje sem dúvida foi um dia bom para toda equipe. Os gentlemen drivers também foram bem. E já era esperado que os BMWs andassem rápido aqui e isso se concretizou. Vamos trabalhar para conquistar os resultados nas corridas”, disse Brito.

Constantino Jr. volta ao circuito paranaense com chance de conquistar novamente o Cascavel de Ouro, prêmio dado ao vencedor da corrida disputada na cidade de Cascavel, no Paraná, e que é realizado desde 1967, retornará neste fim de semana através da categoria GT3 do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, em sua 27ª edição. O companheiro de Valdeno Brito conquistou o prêmio em 1992 com a Fórmula 3. “Faz 20 anos que ganhei essa premiação e é legal a iniciativa de retomarem. Com o carro rápido e a gente andando bem, espero poder conquistar de novo”, contou Constantino.

Liderança do dia também na GT4
Na GT4 as duplas do modelo BMW M3 também andaram bem. Matheus Stumpf/ Patrick Gonçalves anotaram o melhor tempo com 1min06951. Enquanto a outra dupla da BMW Team Brasil, formada por Leonardo Cordeiro/Vitor Genz ficou em terceiro, com 1min07s067. A sexta-feira foi produtiva para a equipe e os pilotos estão confiantes para as duas sessões de classificação, marcadas para este sábado, ambas serão realizadas no período da manhã.

Estreante na pista de Cascavel, o gaúcho Matheus Stumpf ficou satisfeito com sua rápida adaptação ao traçado. “Para mim esta é uma pista nova, nunca tinha andado aqui. O traçado é bem desafiador e emocionante. Fico feliz em ter conseguido pegar o jeito do circuito rapidamente. Acho que o mais importante para esta etapa é que estamos com o carro muito bem equilibrado, estamos virando rápido.

Encontramos um bom acerto e o carro se comportou muito bem, tanto com pneus usados como com os novos, isso nos dá certa tranquilidade para ter uma boa condição do começo ao fim das corridas. Estou bem confiante para a classificação e acho que temos boas chances de brigar por pela vitória e ou por um lugar no pódio”, disse Stumpf, companheiro de Patrick Gonçalves no modelo BMW M3 de número #11.

Para a outra dupla da equipe, a sexta-feira também foi produtiva. Leonardo Cordeiro e Vitor Genz afirmaram que o momento é de pensar nos detalhes. “Estou feliz porque andamos bem, e eu o Vitor estamos na mesma tocada, virando praticamente o mesmo tempo, isso ajuda, com certeza. Espero por uma boa classificação amanhã. E agora temos que pensar nos detalhes. É a reta final e não pode haver falhas”, comentou Cordeiro, vice-líder da GT4, a sete pontos dos líderes Alan Hellmeister/Sérgio Laganá.

Vitor Genz também ficou satisfeito. “Apesar de não termos feito o segundo treino todo, andamos bem. Esta é uma pista rápida, uma das que mais gosto. Vamos nos concentrar em acertar uma coisa ou outra, mas apenas detalhes. Acho que melhoramos em relação a dupla líder e isso nos dá confiança, tanto para a classificação como para as corridas”, analisou o piloto do RS.

BMW foi mais rápida no Elf Super Bike Series
A equipe BMW Team Brasil também foi a melhor na Elf Super Bike Series. Os dois pilotos do time garantiram o primeiro e segundo lugar nesta sexta-feira. Com o modelo BMW S1000RR, Danilo Andric foi o dono da melhor volta (1min06s794), seguido por Diego Faustino, que anotou 1min06s898.

Amanhã (1º de dezembro), haverá os classificatórios e a disputa da 1ª corrida às 15h43. No domingo (2), a 2ª prova terá sua largada às 12h01 e será transmitida ao vivo pela Rede TV! e SporTV.

Tempos desta sexta-feira em Cascavel:
GT3
1º) C.Bueno/C.Dahruj, BMW Z4, 1:00.193
2º) V.Brito/Constatino Jr, BMW Z4, 1:00.304
3º) R.Derani/C.Ricci, Ferrari F 458, 1:00.306
4º) M.Hahn/A.Khodair, Lamborghini LP 600+, 1:00.409
5º) V.Faria/R.Guerra, Mercedes Benz SLS AM, 1:00.578
6º) C.Faria/D.Rosa, Mercedes Benz SLS AM, 1:00.734
7º) P.Bonifacio/S.Jimenez, Mercedes Benz SLS AM, 1:01.372
8º) F.Croce/D.Croce, Corvete Z06, 1:01.447
9º) F.Ebrahim/W.Ebrahim, Audi R8 LMS Ultra, 1:02.545
10º) F.Tozzo/R.Mascarello, Ferrari F430, 1:04.256
11º) C.Kray/A.Toso, Lamborghini LP 520, 1:05.531

Melhor Volta: C.Bueno/C.Dahruj, 1:00.193 (182,891 km/h)
GT4
1 – Matheus Stumpf/Patrick Gonçalves – BMW M3, 1:06.951
2 – Sérgio Laganá/Alan Hellmeister – Aston Martin Vantage – 1:07.034
3 – Leonardo Cordeiro/ Vitor Genz – BMW M3,1:07.067
4 – Eduardo Oliveira/William Freire – Ferrari Challenge, 1:07.735
5 – Valter Pinheiro/Leo Burti – Lotus Evora, 1:09.182
6 – Valter Rossete/Fabio Greco – Ferrari F430 Challenge, 1:09.202

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.