GP2 – Razia salva pódio em corrida caótica na Espanha

sábado, 23 de junho de 2012 às 18:46

gp212-razia carro lado-350A prova que abriu a programação da GP2 nas ruas de Valência foi caótica, com direito a capotagens e intervenções do safety car. Contudo, o brasileiro Luiz Razia conseguiu escapar das confusões e disputou diretamente a vitória, terminando a corrida no pódio com a terceira posição.

O resultado foi bastante celebrado pelo piloto baiano, que largara do 11º posto e realizara uma ótima largada, pulando para sexto nas primeiras curvas, mas caindo para sétimo no complemento da volta inicial. Na primeira parte da disputa, que precedeu o pit stop obrigatório, Razia subiu para quinto e por lá ficou após o pit stop, quando a capotagem de Fabrizio Crestani forçou a entrada do safety car que mudou a cara da prova na volta 17.

Até aquela ocasião, a liderança estava nas mãos do inglês James Calado, que liderava com tranquilidade e ainda não realizara o pit stop obrigatório. O carro de segurança arruinou a prova de Calado, que viu a diferença para os rivais ser anulada e ainda tinha de parar. Alheio a isso, Razia aproveitou a série de toques na relargada para pular de quinto para segundo, logo atrás de Calado.

Contudo, um pedaço da asa dianteira, arrancado na relargada, fez Razia perder duas posições, para Esteban Gutierrez e Marcus Ericsson, que subiram uma posição com a parada de Calado e, junto com Razia, formaram o pódio da prova. Com o resultado, o brasileiro da Arden International diminuiu a desvantagem para o líder Davide Valsecchi (que terminou em oitavo e sairá da pole no domingo) para 20 pontos.

“Muita gente não percebeu, mas fiz uma boa largada. Aí o Felipe Nasr teve um problema e subi para quinto. Fizemos a parada exatamente na hora certa, mantive a posição e subiria para quarto com a parada do Calado. Na relargada toquei no Ericsson e perdi metade da asa frontal. No final, ainda consegui fazer três voltas na frente do Leimer. Foi uma corrida bastante difícil, mas uma das melhores que já fiz na GP2”, relata.

“Em determinado momento estava na liderança, mas, sem downforce não podia frear tarde e acabei sendo ultrapassado, mas foi muito bom, muito bom, mesmo. É uma sensação boa, pois descobrimos problemas nos freios que nos fizeram largar em 11°, mas mantive o pensamento positivo, muita fé em Deus e Ele nos presenteou com este bom resultado. O engenheiro até pediu para entrar e trocar a asa, mas a gente tinha remado tanto que decidiu pagar para ver. Foi sensacional”, continua o baiano.

A corrida que encerra a rodada dupla valenciana está marcada para às 5h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. “A gente vai ter que analisar os pneus, pois travei muito os da frente e os de trás foram embora rápido. É preciso de boas freadas e vamos continuar trabalhando. Hoje a gente provou que podemos estar na frente. Vamos ficar com o lado positivo, ver o que deu certo e repetir amanhã”, completa o atual vice-líder do campeonato com 125 pontos.

Classificação do campeonato:

1. Davide Valsecchi, 145 pontos
2. Luiz Razia, 125
3. Esteban Gutierrez, 87
4. Giedo van der Garde, 85
5. Max Chilton, 85
6. James Calado, 81

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.