GP2 – Inglês surpreende e conquista pole em Monza

sexta-feira, 7 de setembro de 2012 às 13:13

Max ChiltonOs olhos estavam voltados para os líderes, mas um franco-atirador acabou conquistando a pole da abertura da rodada dupla da Fórmula GP2 em Monza. O inglês Max Chilton (Carlin), sexto colocado na classificação geral e chances meramente matemáticas de chegar ao título restando apenas os GPs da Itália e Cingapura, foi o mais rápido da sessão classificatória desta sexta-feira e comandará o grid da corrida de amanhã. O holandês Giedo Van der Garde (Caterham) completará a primeira fila.

Os brasileiros ficaram em posições intermediárias. O brasiliense Felipe Nasr (DAMS) ficou em 10º e foi o melhor do trio, enquanto o brasiliense Luiz Razia (Arden) partirá em 12º e Victor Guerin (Ocean Racing Technology) largará em 20º. O prejuízo de Razia, no entanto, foi considerável, já que foi amplamente superado pelo italiano Davide Valsecchi, com quem divide a liderança restando apenas quatro provas. Valsecchi estará em 5º e tem sólidas chances de se isolar na ponta da tabela.

Guerin permaneceu boa parte da sessão de 30 minutos entre os 15 melhores, mas praticamente não conseguiu baixar seu tempo quando os 26 pilotos já estavam na pista com o segundo jogo de pneus. Naquela que seria sua volta mais rápida, encontrou o suíço Fábio Leimer andando lentamente no último setor. “Perdi quatro décimos no trecho da Parabólica. Eu vinha com minhas melhores parciais nos outros setores”, relatou Guerin, decepcionado. “Eu sairia com certeza entre os 12 primeiros”, lastimou.

A colocação abaixo do seu potencial não encobriu o bom treino de Guerin. “A equipe não andou bem aqui no ano passado, mas demos um passo à frente. A preocupação agora passa a ser o consumo dos pneus na corrida, que tem sido o nosso principal problema. Trabalhei no acerto para a prova nos ensaios livres e achei que os pneus não estão gastando tanto. Mas não dá para ter uma ideia conclusiva porque fiz uma simulação de seis voltas e a corrida é bem mais longa”, admitiu.

O grid ficou assim:

1 – Max Chilton – Carlin – 1m31s886s
2 – Giedo van der Garde – Caterham – 1m31s953s
3 – Johnny Cecotto Jr. – Addax – 1m32s151s
4 – Luca Filippi – Coloni – 1m32s165s
5 – Davide Valsecchi – DAMS – 1m32s208s
6 – Marcus Ericsson – iSport – 1m32s216s
7 – Fabio Leimer – Racing – 1m32s324s
8 – Fabio Onidi – Coloni – 1m32s388s
9 – Esteban Gutierrez – Lotus – 1m32s396s
10 – Felipe Nasr – DAMS – 1m32s462s
11 – Rio Haryanto – Carlin – 1m32s471s
12 – Luiz Razia – Arden – 1m32s495s
13 – James Calado – Lotus – 1m32s622s
14 – Nigel Melker – Ocean – 1m32s625s
15 – Jolyon Palmer – iSport – 1m32s659s
16 – Stefano Coletti – Rapax – 1m32s675s
17 – Nathanael Berthon – Racing Engineering – 1m32s769s
18 – Sergio Canamasas – Lazarus – 1m32s772s
19 – Simon Trummer – Arden – 1m32s889s
20 – Victor Guerin – Ocean – 1m32s911s
21 – Rene Binder – Lazarus – 1m32s967s
22 – Stephane Richelmi – Trident – 1m32s969s
23 – Julian Leal – Trident – 1m32s989s
24 – Jake Rosenzweig – Addax – 1m33s109s
25 – Rodolfo Gonzalez – Caterham – 1m33s511s
26 – Ricardo Teixeira – Rapax – 1m33s719s

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.