GP de Mônaco confirmado no calendário da F1 até 2035
sexta-feira, 5 de setembro de 2025 às 10:39
GP de Mônaco
A Fórmula 1 confirmou uma extensão de longo prazo para manter o Grande Prêmio de Mônaco no calendário pelo menos até 2035. A decisão garante estabilidade e mantém a tradição de uma das corridas mais icônicas do esporte.
Nos últimos anos, a presença de Mônaco na F1 esteve sob questionamento. Isso ocorreu principalmente devido à falta de ultrapassagens, que gerou críticas após a corrida de 2024.
Naquele ano, uma bandeira vermelha na primeira volta fez com que a prova fosse completada sem nenhum pit stop em bandeira verde. Consequentemente, fãs e especialistas levantaram dúvidas sobre o futuro do evento.

Ainda assim, em novembro de 2024, a F1 e o Automobile Club de Monaco (ACM) assinaram um novo contrato de seis anos. Assim, o GP de Mônaco já estava garantido até 2031.
Além disso, a partir de 2026, a corrida será disputada no primeiro fim de semana de junho, e não na tradicional data no final de maio. É uma troca de posição com o GP do Canadá e permite melhor encaixe no calendário global.
Vale lembrar que o GP de Mônaco é o terceiro mais antigo do mundo e está presente no Campeonato Mundial desde 1950. Contudo, ele não ocorreu entre 1951 e 1955 e também em 2020, quando foi cancelado devido à pandemia de covid-19.
Stefano Domenicali celebra a renovação
Stefano Domenicali, CEO da F1, destacou a importância histórica e simbólica do GP de Mônaco. Ele afirmou que a corrida é única e apreciada por todos os pilotos e fãs.
“As ruas de Mônaco ressoam com o som da F1 desde os primeiros dias do esporte. Portanto, estou muito feliz em anunciar a extensão deste evento fantástico até 2035”.
“É uma corrida icônica amada por todos e sua atmosfera é única graças à localização no Principado mais glamouroso do mundo”.
“Quero agradecer especialmente a Sua Alteza Sereníssima, Príncipe Albert II de Mônaco, a Michel Boeri, presidente do Automobile Club de Monaco, e a todos envolvidos em garantir o futuro desta histórica parceria”.
Ele ainda ressaltou que a renovação demonstra a força do relacionamento entre a F1 e Mônaco, garantindo que a tradição continue por muitos anos.
Prince Albert II celebra a parceria
O príncipe Albert II reforçou que a renovação até 2035 mantém viva a tradição esportiva e histórica do Principado. Além disso, destacou o sucesso coletivo do evento e a importância da colaboração com a F1.
“A renovação do GP de Mônaco até 2035 mantém viva uma tradição à qual o Principado permanece profundamente ligado”.
“Recebo com entusiasmo este compromisso renovado, que atesta nosso sucesso conjunto, a excelência da colaboração com a F1 e o lugar único de Mônaco no cenário internacional do automobilismo”.
Michel Boeri reforça compromisso do ACM
Michel Boeri, presidente do ACM, agradeceu a confiança de Domenicali e o apoio constante do príncipe Albert. Ele ainda reforçou o compromisso da instituição em entregar um evento de altíssimo nível.
“Agradeço a Sua Alteza Sereníssima, Príncipe Albert II, pelo apoio constante, assim como a Stefano Domenicali pela confiança contínua”.
“O Automobile Club de Monaco celebra esta extensão, que reflete a relação forte e duradoura entre a F1 e o Principado”.
“Reafirmamos nosso compromisso em entregar um fim de semana de corrida excepcional, inigualável e mundialmente renomado, aos fãs apaixonados que viajam do mundo todo para o GP de Mônaco, realizado pela primeira vez em 1929”.
“Também quero reconhecer o trabalho excepcional da comunidade da F1, de todos os voluntários e das instituições monegascas, cuja participação é essencial para o sucesso deste evento extraordinário”.
Boeri concluiu destacando que a renovação confirma a força e a continuidade da parceria histórica entre F1 e Mônaco.
automobile club de monaco, calendario f1, comentar formula 1, corrida histórica, F1 2025, formula 1, gp de monaco, Grandes Prêmios F1, michel boeri, Monaco GP, Prince Albert II, stefano domenicali
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.