GP do Canadá de Fórmula 1 2023 – Preview Autoracing

quarta-feira, 14 de junho de 2023 às 12:32

Largada em 2022

Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 16 de Junho de 2023
Treino Livre 1   14:30 – 15:30 (Bandsports e F1TV)
Treino Livre 2   18:00 – 19:00 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 17 de Junho de 2023
Treino Livre 3   13:30 – 14:30 (Bandsports e F1TV)
Classificação – 17:00 – 18:00 (Band e F1TV)
Domingo, 18 de Junho de 2023
Corrida – 15:00  (Band e F1TV)

Circuit Gilles Villeneuve, Montreal – Canadá
A Formula 1 cruza o Atlântico para outra “briga de rua” no GP do Canadá, que não foi disputado em 2020 e 2021 devido à pandemia do coronavírus, mas voltou ao calendário em 2022 com vitória de Max Verstappen. O circuito homenageia o grande Gilles Villeneuve, na espetacular ilha artificial de Notre Dame em Montreal. O fato da pista não ter sido construída com a finalidade de receber corridas, apresenta alguns desafios únicos para pilotos e equipes. O asfalto é um pouco mais abrasivo que em Mônaco e Azerbaijão e as cargas sobre pneus são bem mais violentas. Os pneus serão os duros, médios e macios.

A pista é de alta velocidade e os carros ultrapassam os 300 km/h em quatro ocasiões por volta, e em cada uma delas eles tem que frear para uma chicane ou curva de baixa velocidade. Esses altos níveis de desaceleração colocam os freios sob enorme estresse. Não há outra pista no calendário atual onde os freios são tão exigidos como aqui.

Os setores 1 e 2 são implacáveis com erros de pilotagem e apresentam curvas de ângulos distintos para ambos os lados, todas com pouca ou nenhuma área de escape. O setor 3 é quase inteiro formado por duas retas intercaladas por uma chicane bastante técnica, com o Muro dos Campeões muito próximo na saída dela. A pista também é um pouco escorregadia – e fica ainda mais em razão dos carros irem com acerto de baixo downforce – e ondulada. Tração em saídas de curva, velocidade máxima e os freios são os fatores mais importantes. A Pirelli leva a sua gama mais macia de compostos.

Cidade de Nova York - Montreal são 600 km de carro

Cidade de Nova York – Montreal são 600 km de carro

Veja os pneus disponíveis:

Pneus para o GP do Canadá de 2023

 

Freada para a Curva 3

Circuit Gilles Villeneuve

 

Tamanho da pista: 4,361 km
Corrida total: 70 voltas (305,270 km)
Aceleração plena: 67%
Velocidade máxima: 341,9 kph (Romain Grosjean, Lotus 2015)
Consumo de freio: Alto
Nível de downforce: Baixo
Recorde da pista (em corrida) 1’13.078 (214.833 kph) de Valtteri Bottas em 2019
Consumo por volta: 1,8 kg
Zonas de DRS 3, reta do box, após a curva 7 e após a curva 12
Perda no pit lane: 16 segundos
Pneus para 2023: Duro (C3), Médio (C4) e Macio (C5)
Melhor tempo no TL1 em 2022 1’15.158 – Max Verstappen
Melhor tempo no TL2 em 2022 1’14.127 – Max Verstappen
Melhor tempo no TL3 em 2022 1’33.836 – Fernando Alonso (molhado)
Pole em 2022 1’21.299 – Max Verstappen
Vencedor em 2022 1:36’21.757 – Max Verstappen

Últimos resultados no Canadá

Vitórias
2022 Max Verstappen
2019 Lewis Hamilton
2018 Sebastian Vettel
2017 Lewis Hamilton
2016 Lewis Hamilton
2015 Lewis Hamilton
2014 Daniel Ricciardo
2013 Sebastian Vettel
2012 Lewis Hamilton
2011 Jenson Button
Poles
2022 Max Verstappen
2019 Sebastian Vettel
2018 Sebastian Vettel
2017 Lewis Hamilton
2016 Lewis Hamilton
2015 Lewis Hamilton
2014 Nico Rosberg
2013 Sebastian Vettel
2012 Sebastian Vettel
2011 Sebastian Vettel
VMR
2022 Carlos Sainz
2019 Valtteri Bottas
2018 Max Verstappen
2017 Lewis Hamilton
2016 Nico Rosberg
2015 Kimi Raikkonen
2014 Felipe Massa
2013 Mark Webber
2012 Sebastian Vettel
2011 Jenson Button

Previsão do tempo para Montreal
Sexta-feira
Mínima de 16º e máxima de 24º
Nublado, 84% de possibilidade de chuva no TL1 e TL2
Sábado
Mínima de 15º e máxima de 21º
Nublado, 92% de possibilidade de chuva no TL3 e classificação
Domingo
Mínima de 14º e máxima de 21º
Nublado, 72% de possibilidade de chuva na corrida

Bolsa de apostas em Londres – Aposte AQUI
Para x por cada 1,00 apostado

 

Onboard da pole de Verstappen em 2022

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.