GP do Canadá de Fórmula 1 2023 – Preview Autoracing
quarta-feira, 14 de junho de 2023 às 12:32Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 16 de Junho de 2023
Treino Livre 1 14:30 – 15:30 (Bandsports e F1TV)
Treino Livre 2 18:00 – 19:00 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 17 de Junho de 2023
Treino Livre 3 13:30 – 14:30 (Bandsports e F1TV)
Classificação – 17:00 – 18:00 (Band e F1TV)
Domingo, 18 de Junho de 2023
Corrida – 15:00 (Band e F1TV)
Circuit Gilles Villeneuve, Montreal – Canadá
A Formula 1 cruza o Atlântico para outra “briga de rua” no GP do Canadá, que não foi disputado em 2020 e 2021 devido à pandemia do coronavírus, mas voltou ao calendário em 2022 com vitória de Max Verstappen. O circuito homenageia o grande Gilles Villeneuve, na espetacular ilha artificial de Notre Dame em Montreal. O fato da pista não ter sido construída com a finalidade de receber corridas, apresenta alguns desafios únicos para pilotos e equipes. O asfalto é um pouco mais abrasivo que em Mônaco e Azerbaijão e as cargas sobre pneus são bem mais violentas. Os pneus serão os duros, médios e macios.
A pista é de alta velocidade e os carros ultrapassam os 300 km/h em quatro ocasiões por volta, e em cada uma delas eles tem que frear para uma chicane ou curva de baixa velocidade. Esses altos níveis de desaceleração colocam os freios sob enorme estresse. Não há outra pista no calendário atual onde os freios são tão exigidos como aqui.
Os setores 1 e 2 são implacáveis com erros de pilotagem e apresentam curvas de ângulos distintos para ambos os lados, todas com pouca ou nenhuma área de escape. O setor 3 é quase inteiro formado por duas retas intercaladas por uma chicane bastante técnica, com o Muro dos Campeões muito próximo na saída dela. A pista também é um pouco escorregadia – e fica ainda mais em razão dos carros irem com acerto de baixo downforce – e ondulada. Tração em saídas de curva, velocidade máxima e os freios são os fatores mais importantes. A Pirelli leva a sua gama mais macia de compostos.
Veja os pneus disponíveis:
Freada para a Curva 3
Circuit Gilles Villeneuve
Tamanho da pista: | 4,361 km |
Corrida total: | 70 voltas (305,270 km) |
Aceleração plena: | 67% |
Velocidade máxima: | 341,9 kph (Romain Grosjean, Lotus 2015) |
Consumo de freio: | Alto |
Nível de downforce: | Baixo |
Recorde da pista (em corrida) | 1’13.078 (214.833 kph) de Valtteri Bottas em 2019 |
Consumo por volta: | 1,8 kg |
Zonas de DRS | 3, reta do box, após a curva 7 e após a curva 12 |
Perda no pit lane: | 16 segundos |
Pneus para 2023: | Duro (C3), Médio (C4) e Macio (C5) |
Melhor tempo no TL1 em 2022 | 1’15.158 – Max Verstappen |
Melhor tempo no TL2 em 2022 | 1’14.127 – Max Verstappen |
Melhor tempo no TL3 em 2022 | 1’33.836 – Fernando Alonso (molhado) |
Pole em 2022 | 1’21.299 – Max Verstappen |
Vencedor em 2022 | 1:36’21.757 – Max Verstappen |
Últimos resultados no Canadá
Vitórias | |
2022 | Max Verstappen |
2019 | Lewis Hamilton |
2018 | Sebastian Vettel |
2017 | Lewis Hamilton |
2016 | Lewis Hamilton |
2015 | Lewis Hamilton |
2014 | Daniel Ricciardo |
2013 | Sebastian Vettel |
2012 | Lewis Hamilton |
2011 | Jenson Button |
Poles | |
2022 | Max Verstappen |
2019 | Sebastian Vettel |
2018 | Sebastian Vettel |
2017 | Lewis Hamilton |
2016 | Lewis Hamilton |
2015 | Lewis Hamilton |
2014 | Nico Rosberg |
2013 | Sebastian Vettel |
2012 | Sebastian Vettel |
2011 | Sebastian Vettel |
VMR | |
2022 | Carlos Sainz |
2019 | Valtteri Bottas |
2018 | Max Verstappen |
2017 | Lewis Hamilton |
2016 | Nico Rosberg |
2015 | Kimi Raikkonen |
2014 | Felipe Massa |
2013 | Mark Webber |
2012 | Sebastian Vettel |
2011 | Jenson Button |
Previsão do tempo para Montreal
Sexta-feira
Mínima de 16º e máxima de 24º
Nublado, 84% de possibilidade de chuva no TL1 e TL2
Sábado
Mínima de 15º e máxima de 21º
Nublado, 92% de possibilidade de chuva no TL3 e classificação
Domingo
Mínima de 14º e máxima de 21º
Nublado, 72% de possibilidade de chuva na corrida
Bolsa de apostas em Londres – Aposte AQUI
Para x por cada 1,00 apostado
Onboard da pole de Verstappen em 2022
Aposte GP Canadá, GP Canadá F1 2023, Horários GP Canadá F1, Montreal F1 2023, Pole onboard Verstappen, Posta F1 Canadá, Prévia GP Canadá 2023
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.