GP do Bahrain: Mercedes x Ferrari

quinta-feira, 23 de abril de 2015 às 20:02
Largada GP do Bahrain 2015

Largada GP do Bahrain 2015

Por: Adauto Silva

O GP do Bahrain deixou algumas dúvidas, por isso conversei com algumas fontes, pesquisei em outras e revi a corrida duas vezes para chegar nas conclusões abaixo.

A Ferrari chegou no desempenho da Mercedes?
Ninguém tem certeza se o conjunto de qualidades da Ferrari já está no mesmo nível geral da Mercedes. A unidade de potência, que era o maior problema da Ferrari em 2014 já não faz quase nenhuma diferença. Os boatos direto do paddock são que a potência e a entrega dela atualmente estão muito próximas. Há gente jurando de pés juntos inclusive que a Ferrari já tem alguns poucos cavalos a mais em seu motor, mas isso ainda permanece em terreno bastante duvidoso. O mais prudente aqui é considerar um empate.

Mas ambas ainda tem várias fichas de atualização na unidade de potência que podem e vão fazer nas próximas corridas. A Ferrari alegadamente vai introduzir 10 atualizações no GP do Canadá (pode ser antes?) e fala-se em um ganho de 30 hp. A Mercedes tem atualizações no motor em andamento, mas Lauda declarou ontem que não vai apressá-las, portanto um motor atualizado na Mercedes só deve aparecer no GP da Inglaterra ou no da Hungria.

Aerodinâmica: A Mercedes ainda tem uma certa vantagem, tanto que seus carros são sempre um pouco mais rápidos nos setores mais sinuosos das pistas. Na classificação do Bahrain Hamilton teve em média 0,2s de vantagem sobre Vettel no setor intermediário e 0,3s sobre Raikkonen. Ricciardo foi mais rápido lá do que os pilotos da Ferrari – apenas 0,03s mais lento que Rosberg -, provando que o problema da Red Bull é falta de  potência mesmo. Não é uma vantagem grande, mas pode-se considerar que a Mercedes ainda é a melhor nesse quesito. E eles terão mais atualizações de aero na próxima corrida, que é na Espanha.

Pneus: A Ferrari trata melhor da degradação térmica dos pneus. As novas suspensões dianteira e traseira da Ferrari, juntamente com toda a cinemática muito mais sofisticada de 2015, faz com que o carro de James Allison trabalhe com os pneus na temperatura da janela ideal de entrada, enquanto a Mercedes trabalha na temperatura ideal de saída. Isso faz com que a Ferrari tenha vantagem em degradação térmica em relação a Mercedes, mas essa vantagem só aparece quando a pista está com temperaturas altas.

No Bahrain aconteceu um fato curioso. Os treinos livres foram de dia (TL1 de dia e TL2 anoitecendo) sob as altas temperaturas do deserto e os stints longos da Ferrari assustaram a Mercedes, que decidiu fechar um pouco a entrada de ar dos dutos de freio para ganhar algum downforce. Essa pequena alteração causou super aquecimento nos freios, que afetou mais Rosberg porque ele largou mal e teve que lutar com as Ferraris a corrida inteira, enquanto Hamilton teve ar limpo à frente para refrigerar um pouco melhor seus pneus e freios.

Raikkonen poderia ter vencido no Bahrain?
Provavelmente não. A Ferrari acertou na estratégia de macios-médios-macios, enquanto a maioria foi de macios-macios-médios. Mas errou no segundo stint do finlandês, quando o deixou na pista duas voltas a mais do que devia, o que o fez perder cerca de 4 segundos no tempo total de corrida. Mas então ele poderia ter vencido? Difícil, porque mesmo considerando o fato de ele ter sido o mais rápido da pista no terceiro stint (média de volta de 1:37.533s contra 1:38.714s do vencedor) e ter chegado apenas a 3,3s de Hamilton na bandeirada, o inglês claramente tirou o pé nas duas voltas finais, principalmente na última, quando veio inclusive balançando o carro em busca de talvez refrigerar melhor os freios, já que ele também teve um problema parecido com o de Rosberg na penúltima volta.

Por que Vettel não ameaçou as Mercedes nenhuma vez?
Apesar de todo o esforço que a Ferrari fez para manter Vettel à frente de Nico durante a corrida, ao antecipar suas paradas e colocá-lo de volta à pista sempre à frente, definitivamente o Bahrain não é a melhor pista do mundo para Sebastian. Ano passado ele já sofreu demais lá contra o então seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo, sendo inclusive ultrapassado duas vezes na pista pelo australiano.

Em compensação Raikkonen sempre andou bem no Bahrain. Não tem vitórias, mas é uma das pistas onde ele tem mais pódios. A pista não é considerada “difícil”, mas tem algumas características que fazem dela especial, como por exemplo algumas freadas muito fortes seguidas de longas retas, onde você tem que entrar forte nessas retas para evitar ser atacado por um adversário usando o DRS atrás.

Veja os melhores momentos do GP do Bahrain pela transmissão da BBC

Adauto Silva

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