GP do Azerbaijão de Fórmula 1 2022 – Preview Autoracing

quarta-feira, 8 de junho de 2022 às 14:29

Cidade de Baku

Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 10 de Junho de 2022
Treino Livre 1   08:00 – 09:00 (Bandsports e F1TV)
Treino Livre 2   11:00 – 12:00 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 11 de Junho de 2022
Treino Livre 3   08:00 – 09:00 (Bandsports e F1TV)
Classificação – 11:00 – 12:00 (Band e F1TV)
Domingo, 12 de Junho de 2022
Corrida – 08:00  (Band e F1TV)

Circuito de Baku – Azerbaijão
Provavelmente a melhor pista de rua da história da F1, o desafio de engenharia para o circuito da linda cidade de Baku é ter velocidade em linha reta e ao mesmo tempo aderência em curvas de baixa. Os níveis de downforce só são mais altos que Monza, mas Baku não possui curvas de alta velocidade para energizar os pneus. Então o problema é tirar todo o downforce possível do carro e mesmo assim garantir que os pneus consigam trabalhar na sua janela de operação. E com os novos carros com efeito solo esse desafio pode ser ainda maior.

A curva mais complicada é a 15. É uma curva tem uma aproximação estreita e em descida e o piloto precisa usar toda a pista disponível na entrada para ser rápido. Mas cuidado: carregue muita velocidade e arrisque-se a bater na barreira externa na saída dela. A freada para a curva 1 também é muito complicada. O carro vem a velocidades de até 345 kph nos dois quilômetros anteriores, de modo que os freios estão frios na hora em que o piloto precisa muito deles. É fácil travar uma roda nestas condições, perder a tangência e ainda bater no muro.

Como o circuito de Baku é uma pista de rua usada apenas uma vez por ano, os níveis de aderência são ruins no começo (TL1), mas as condições melhoram à medida que a linha de corrida vai sendo formada e a borracha é colocada. Em 2016, 2017, 2018 e 2021, as quatro únicas corridas que tivemos nessa pista de rua até agora, elas foram sensacionais, uma das melhores dos campeonatos nos quatro anos!

Fique atento para as batalhas entre Red Bull e Ferrari pela vitória e Mercedes e McLaren pelo “melhor do resto”.

São Paulo - Baku são 18h55min de voo

São Paulo – Baku são 18h55min de voo

Veja os pneus disponíveis:

Freada para a curva 1

 

Baku – Circuito de rua

 f1-pista-baku

Tamanho da pista: 6,003 km
Corrida total: 51 voltas (306,049 km)
Aceleração plena: 56%
Velocidade máxima: 345 kph
Consumo de freio: Médio
Nível de downforce: Médio
Recorde da pista (em corrida) 1’43.441(Sebastian Vettel, 2017)
Consumo por volta: 2,1 kg
Zonas de DRS 2, reta do box e após a curva 2
Perda no pit lane: 22 segundos
Pneus para 2022: Duro (C3). Médio (C4) e Macio (C5)
Melhor tempo no TL1 em 2021 1’43.184 – Max Verstappen
Melhor tempo no TL2 em 2021 1’42.115 – Sergio Perez
Melhor tempo no TL3 em 2021 1’42.251 – Pierre Gasly
Pole em 2021 1’41.218 – Charles Leclerc
Vencedor em 2021 2:13’36.410 – Sergio Perez

Últimos resultados no Azerbaijão

Vitórias
2021 Sergio Perez
2020
2019 Valtteri Bottas
2018 Lewis Hamilton
2017 Daniel Ricciardo
2016 Nico Rosberg
Poles
2021 Charles Leclerc
2020
2019 Valtteri Bottas
2018 Sebastian Vettel
2017 Lewis Hamilton
2016 Nico Rosberg
VMR
2021 Max Verstappen
2020
2019 Charles Leclerc
2018 Valtteri Bottas
2017 Sebastian Vettel
2016 Nico Rosberg

Previsão do tempo para Baku
Sexta-feira
Mínima de 19º e máxima de 26º
Nubladoo, 3% de possibilidade de chuva no TL1 e TL2
Sábado
Mínima de 19º e máxima de 29º
Ensolarado, 1% possibilidade de chuva no TL3 e classificação
Domingo
Mínima de 20º e máxima de 29º
Ensolarado, 1% possibilidade de chuva na corrida

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Pole onboard de Charles Leclerc em 2021

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