GP do Azerbaijão de Fórmula 1 2022 – Preview Autoracing
quarta-feira, 8 de junho de 2022 às 14:29
Cidade de Baku
Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 10 de Junho de 2022
Treino Livre 1 08:00 – 09:00 (Bandsports e F1TV)
Treino Livre 2 11:00 – 12:00 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 11 de Junho de 2022
Treino Livre 3 08:00 – 09:00 (Bandsports e F1TV)
Classificação – 11:00 – 12:00 (Band e F1TV)
Domingo, 12 de Junho de 2022
Corrida – 08:00 (Band e F1TV)
Circuito de Baku – Azerbaijão
Provavelmente a melhor pista de rua da história da F1, o desafio de engenharia para o circuito da linda cidade de Baku é ter velocidade em linha reta e ao mesmo tempo aderência em curvas de baixa. Os níveis de downforce só são mais altos que Monza, mas Baku não possui curvas de alta velocidade para energizar os pneus. Então o problema é tirar todo o downforce possível do carro e mesmo assim garantir que os pneus consigam trabalhar na sua janela de operação. E com os novos carros com efeito solo esse desafio pode ser ainda maior.
A curva mais complicada é a 15. É uma curva tem uma aproximação estreita e em descida e o piloto precisa usar toda a pista disponível na entrada para ser rápido. Mas cuidado: carregue muita velocidade e arrisque-se a bater na barreira externa na saída dela. A freada para a curva 1 também é muito complicada. O carro vem a velocidades de até 345 kph nos dois quilômetros anteriores, de modo que os freios estão frios na hora em que o piloto precisa muito deles. É fácil travar uma roda nestas condições, perder a tangência e ainda bater no muro.
Como o circuito de Baku é uma pista de rua usada apenas uma vez por ano, os níveis de aderência são ruins no começo (TL1), mas as condições melhoram à medida que a linha de corrida vai sendo formada e a borracha é colocada. Em 2016, 2017, 2018 e 2021, as quatro únicas corridas que tivemos nessa pista de rua até agora, elas foram sensacionais, uma das melhores dos campeonatos nos quatro anos!
Fique atento para as batalhas entre Red Bull e Ferrari pela vitória e Mercedes e McLaren pelo “melhor do resto”.

São Paulo – Baku são 18h55min de voo
Veja os pneus disponíveis:

Freada para a curva 1
Baku – Circuito de rua

| Tamanho da pista: | 6,003 km |
| Corrida total: | 51 voltas (306,049 km) |
| Aceleração plena: | 56% |
| Velocidade máxima: | 345 kph |
| Consumo de freio: | Médio |
| Nível de downforce: | Médio |
| Recorde da pista (em corrida) | 1’43.441(Sebastian Vettel, 2017) |
| Consumo por volta: | 2,1 kg |
| Zonas de DRS | 2, reta do box e após a curva 2 |
| Perda no pit lane: | 22 segundos |
| Pneus para 2022: | Duro (C3). Médio (C4) e Macio (C5) |
| Melhor tempo no TL1 em 2021 | 1’43.184 – Max Verstappen |
| Melhor tempo no TL2 em 2021 | 1’42.115 – Sergio Perez |
| Melhor tempo no TL3 em 2021 | 1’42.251 – Pierre Gasly |
| Pole em 2021 | 1’41.218 – Charles Leclerc |
| Vencedor em 2021 | 2:13’36.410 – Sergio Perez |
Últimos resultados no Azerbaijão
| Vitórias | |
| 2021 | Sergio Perez |
| 2020 | – |
| 2019 | Valtteri Bottas |
| 2018 | Lewis Hamilton |
| 2017 | Daniel Ricciardo |
| 2016 | Nico Rosberg |
| Poles | |
| 2021 | Charles Leclerc |
| 2020 | – |
| 2019 | Valtteri Bottas |
| 2018 | Sebastian Vettel |
| 2017 | Lewis Hamilton |
| 2016 | Nico Rosberg |
| VMR | |
| 2021 | Max Verstappen |
| 2020 | – |
| 2019 | Charles Leclerc |
| 2018 | Valtteri Bottas |
| 2017 | Sebastian Vettel |
| 2016 | Nico Rosberg |
Previsão do tempo para Baku
Sexta-feira
Mínima de 19º e máxima de 26º
Nubladoo, 3% de possibilidade de chuva no TL1 e TL2
Sábado
Mínima de 19º e máxima de 29º
Ensolarado, 1% possibilidade de chuva no TL3 e classificação
Domingo
Mínima de 20º e máxima de 29º
Ensolarado, 1% possibilidade de chuva na corrida
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Pole onboard de Charles Leclerc em 2021
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