GP da Rússia terá os três pneus mais macios da gama na Fórmula 1

sexta-feira, 25 de setembro de 2020 às 8:00

POR QUE ESCOLHEMOS OS PNEUS

Duas semanas após os três pneus mais duros da gama terem sido utilizados​​em Mugello, a Pirelli agora traz os três mais macios da linha para Sochi: C3 como P Zero branco duro, C4 como P Zero amarelo médio e C5 como P Zero vermelho macio.

A escolha foi feita com base na suavidade do asfalto de Sochi, conhecido por ser relativamente tranquilo com os pneus.

O clima é geralmente ameno em Sochi e não há muitas curvas de alta empenho, tornando os três pneus mais macios da gama P Zero da F1 a escolha ideal.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

Inaugurado em 2014, o asfalto de Sochi amadureceu gradualmente ao longo dos anos. No entanto, a pista ainda é conhecida por oferecer níveis comparativamente baixos de aderência.

A escolha do pneu é, na verdade, um passo mais macio do que no ano passado, quando o C2, C3 e C4 foram selecionados. A maioria dos pilotos parou uma vez em 2019: apenas cinco dos 15 que chegaram ao final pararam duas vezes, e isso foi amplamente influenciado pelo safety car.

A curva mais exigente é, definitivamente, a três: uma à esquerda de raio constante de 750 metros, trabalhando o pneu dianteiro direito mais fortemente. O restante do circuito é, em grande parte, composto de curvas de 90 graus de velocidade lenta ou média, dando a Sochi a sensação de um circuito de rua (tendo sido construído em torno do Parque Olímpico).

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“O Grande Prêmio da Rússia é um dos relativamente poucos eventos deste ano a manter seu calendário original, que é na mesma época do ano passado. Porém, desde então, fomos um passo mais macio na escolha dos pneus, também para prover maiores velocidades e ter um desafio extra em termos de estratégia. Graças à atual espessura reduzida da banda de rodagem, que foi introduzida pela primeira vez em 2019, a nomeação mais macia de C3, C4 e C5 deve encorajar o uso de todos os três compostos sem que os pilotos tenham que gerenciá-los extensivamente durante toda a corrida. Com a estratégia do ano passado tendo sido fortemente influenciada por neutralizações, além dos carros de 2020 que são mais rápidos do que nunca, as equipes certamente terão algumas incógnitas indo para o Grande Prêmio da Rússia deste ano. Dito isso, Sochi exige pouco dos pneus, portanto, uma corrida de uma parada ainda deve ser possível. As equipes vão testar durante os treinos livres se este ainda for o caminho mais rápido: o que esperamos ser uma escolha popular entre as equipes já que elas tendem a visar uma única parada sempre que possível”.

OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

O piloto júnior da Renault, Oscar Piastri, foi coroado campeão da Fórmula 3 na última rodada do campeonato em Mugello, pela Prema, tornando-se o primeiro australiano a conquistar o título. O jovem de 19 anos receberá uma bolsa de € 300.000 da Pirelli para ajudá-lo a se graduar para a Fórmula 2 no próximo ano.

A Fórmula 2 continua na Rússia para sua primeira rodada sem a Fórmula 3 com Mick Schumacher, que andou com a Ferrari F2004 de seu pai em Mugello, liderando a classificação da F2.

O Campeonato Mundial de Rali, que a Pirelli fornecerá exclusivamente no próximo ano, recomeçou no último fim de semana na Turquia. O melhor piloto da Pirelli foi Kajetan Kajetanowicz, vencedor do rali na classe 2 em um Skoda.

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EB - www.autoracing.com.br

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