GP da Itália – Análise do gráfico de Monza

segunda-feira, 10 de setembro de 2012 às 11:56
GP da Itália - Gráfico de Monza

GP da Itália - Gráfico de Monza

Este gráfico mostra a evolução dos tempos de volta de determinados pilotos tomando-se por referência um piloto imaginário que tivesse efetuado voltas constantes e iguais ao tempo médio de volta do vencedor do GP. A linha desse piloto imaginário é representada pelo eixo horizontal (linha amarela). Sendo assim, a variação na vertical corresponde a diferença de tempo no final de cada uma das voltas para esse piloto imaginário. Isso permite visualizar o ritmo de cada piloto e também as diferenças reais em pista.

Massa vs Button:
Felipe Massa ultrapassa Button na largada e mantém um ritmo ligeiramente melhor do que o do inglês, chegando a abrir 2.052s na volta 10. Deste ponto em diante o brasileiro perde rendimento (talvez pelo desgaste de pneus) e chega a ser ultrapassado por Button na volta 19, mesma volta em que Massa faz seu primeiro pitstop. Neste momento o brasileiro estava 6s atrás de Lewis Hamilton.

Massa voltou no tráfego, e o inglês permaneceu na pista por mais 3 voltas, parando apenas na 22º. Quando retornou à pista ganhou a posição do brasileiro com uma vantagem de 2s. Na volta 32, quando Button já estava 5s à frente do brasileiro, o piloto da McLaren abandonou com problemas no carro.

Massa vs Alonso:
A maior vantagem que Felipe Massa teve sobre Fernando Alonso foi de 5.252s na volta 10. Após a largada o espanhol rapidamente ultrapassou Paul di Resta, Kamui Kobayashi, Kimi Raikkonen e Nico Rosberg, se posicionando atrás de Sebastian Vettel.

Vettel e Alonso pararam na volta 20, e ficaram lutando na pista até a volta 29 quando o espanhol finalmente ultrapassou o alemão.

Naquele momento Felipe Massa tinha 3s de vantagem para seu companheiro de equipe. Essa vantagem foi diminuindo nas voltas seguintes até que na volta 40 Fernando Alonso ultrapassou o brasileiro. Podemos ver no gráfico que de fato o brasileiro vinha num ritmo mais lento. Massa terminou a prova 9s atrás de Alonso.

Sergio Perez:
Sérgio Perez largou em 12º ultrapassando vários adversários na pista e também por estes pararem nos boxes. Na volta 24, ainda sem fazer sua parada, o mexicano assume a liderança, posição que permanece por 5 voltas.

Perez para na volta 29, retornando à pista na 8º posição, 24s atrás do líder Hamilton. Foi aí que o mexicano brilhou. Sua Sauber era 1,5s mais rápida do que os lideres da prova. Em poucas voltas, Perez ultrapassou Raikkonen e Schumacher, sendo também beneficiado com os abandonos de Button e Vettel. Na volta 37 passou sem dificuldades por Massa, e 6 voltas depois passou também por Alonso. Perez terminou a prova a apenas 4,3s do vencedor Hamilton.

Bruno Senna:
Bruno Senna fez boa largada e pulou pra 10º, mas alguns problemas, inclusive um toque com Paul di Resta, no qual o brasileiro depois reclamou pela falta de uma punição ao escocês, atrapalharam seu início de corrida. Senna chegou a estar em 4º na volta 22, beneficiado pelas paradas de boxes dos adversários. Na volta 24, Bruno fez sua parada, voltando em 17º, passando praticamente todo o restante da corrida disputando posições com Hulkenberg, Kobayashi, e Ricciardo. Na ultima volta o brasileiro deixa o piloto da Toro Rosso pra trás e chega em 10º conquistando um ponto.

Colaboração: Rogério Martins

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.