GP da Espanha de Fórmula 1 2023 – Preview Autoracing

quarta-feira, 31 de maio de 2023 às 12:42

Largada em 2022

Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 02 de Junho de 2023
Treino Livre 1  08:30 – 09:30 (BandSports e F1TV)
Treino Livre 2   12:00 – 13:00 (BandSports e F1TV)
Sábado, 03 de Junho de 2023
Treino Livre 3   07:30 – 08:30 (BandSports e F1TV)
Classificação – 11:00 – 12:00 (Band e F1TV)
Domingo, 04 de Junho de 2023
Corrida – 10:00  (Band e F1TV)

Pista de Barcelona – Espanha
A F1 vai para uma pista onde pilotos e equipes conhecem como a palma das mãos e conseguirão ver o desempenho real dos carros e suas atualizações. O Circuit de Catalunya está no calendário desde setembro de 1991 e desde então tem sido palco do GP da Espanha de F1. Este é o 33º ano consecutivo em que pilotos e equipes enfrentarão uma pista com desenho fluido e curvas longas e aerodinamicamente críticas, que sempre recebeu a pré-temporada da F1, apenas com três exceções nos últimos anos.
E como é uma pista muito conhecida e eclética, as equipes costumam levar e testar grandes atualizações, muitas vezes a primeira realmente importante da temporada. A Mercedes vai finalmente poder testar sua grande atualização aerodinâmica, já que em Mônaco não foi possível saber se e quanto há de diferença para o carro que começou 2023.  A Ferrari também promete uma boa atualização, enquanto Red Bull a outras equipes também terão novidades, portanto é muito difícil prever como estará o pelotão, apesar de ser muito difícil alguma equipe conseguir chegar nos Touros, que fizeram um carro ainda mais dominante este ano do que no ano passado.

Apenas duas das 16 curvas são contornadas a velocidades inferiores a 100 km/h; o resto são curvas de média e alta velocidade que estressam os pneus, mas recompensam níveis eficientes de downforce aerodinâmico. Há também duas longas retas, por isso um carro que tem bom desempenho em Barcelona geralmente funciona bem na maioria das pistas do calendário.

Houve várias alterações no layout ao longo dos anos, a mais recente sendo a curva 10 mais aberta. Com isso, a pista ficou 20 metros mais longa. A novidade é que a última chicane antes da reta principal foi retirada e isso abaixará bastante o tempo de volta.

A distância da pole position para o ápice da curva um é de 730 metros – a mais longa de toda a temporada. Como resultado, uma boa largada é vital, porque muitas posições podem ser ganhas e perdidas durante os primeiros 10 segundos de corrida, antes de os carros frearem para a Curva 1.

Barcelona tem uma mistura eclética de curvas e essa é uma dificuldade única do circuito. Os setores um e dois são de alta velocidade, através dos quais a eficiência aerodinâmica é crucial. O setor três agora voltou a ser de média velocidade onde a aderência mecânica também é importante. Para ser rápido, um carro precisa trabalhar bem em todos os tipos de curvas. Aliás, a curva 3 é contornada a estonteantes 280 kph!

Pista fica localizada 27 km ao norte de Barcelona

Pista fica localizada 27 km ao norte de Barcelona

Veja os compostos de pneus disponíveis:

 

Agora veja que curiosidade interessante sobre as últimas 17 corridas em Barcelona: Elas foram vencidas por dez pilotos diferentes. Somente Hamilton repetiu a dose com 6 vitórias e Max Verstappen com 2!

Lewis Hamilton venceu em 2014, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021, Max Verstappen em 2016 e 2022, Nico Rosberg (2015), Fernando Alonso (2013), Pastor Maldonado (2012), Sebastian Vettel (2011), Mark Webber (2010), Jenson Button (2009) Kimi Raikkonen (2008) e Felipe Massa (2007). Nos últimos 21 anos, 13 vezes o vencedor em Barcelona foi campeão mundial.

Freada para a Curva 10
Coloque o celular na horizontal para assistir o vídeo

Circuit de Catalunya

Tamanho da pista: 4,657 km
Corrida total: 66 voltas / 308,424 km
Aceleração plena: 59%
Velocidade máxima: 325 kph
Maior tempo de aceleração plena: 17s / 1.310 metros
Curvas direita/esquerda: 09/07
Consumo de pneu: Alto
Consumo de freio: Baixo
Nível de downforce: Alto
Troca de marchas por volta: 45
Compostos de pneus para 2023 Duro (C1), Médio (C2) e Macio (C3)
Consumo por volta: 1,51kg
Perda no pit lane: 17 segundos
Zonas de DRS 2, reta principal e reta oposta
Melhor tempo no TL1 em 2022 1’19.828 – Charles Leclerc
Melhor tempo no TL2 em 2022 1’19.670 – Charles Leclerc
Melhor tempo no TL3 em 2022 1’19.772 – Charles Leclerc
Pole em 2022 1’18.750 – Charles Leclerc
Vencedor em 2022 1:37’20.475 – Max Verstappen

Últimos resultados em Barcelona

Vitórias
2022 Max Verstappen
2021 Lewis Hamilton
2020 Lewis Hamilton
2019 Lewis Hamilton
2018 Lewis Hamilton
2017 Lewis Hamilton
2016 Max Verstappen
2015 Nico Rosberg
2014 Lewis Hamilton
2013 Fernando Alonso
2012 Pastor Maldonado
2011 Sebastian Vettel
Poles
2022 Charles Leclerc
2021 Lewis Hamilton
2020 Lewis Hamilton
2019 Valtteri Bottas
2018 Lewis Hamilton
2017 Lewis Hamilton
2016 Lewis Hamilton
2015 Nico Rosberg
2014 Lewis Hamilton
2013 Nico Rosberg
2012 Pastor Maldonado
2011 Mark Webber
VMR
2022 Sergio Perez
2021 Lewis Hamilton
2020 Valtteri Bottas
2019 Lewis Hamilton
2018 Daniel Ricciardo
2017 Lewis Hamilton
2016 Daniil Kvyat
2015 Lewis Hamilton
2014 Sebastian Vettel
2013 Esteban Gutierrez
2012 Romain Grosjean
2011 Lewis Hamilton

Previsão do tempo para Barcelona
Sexta-feira
Mínima de 16º e máxima de 22º
Parcialmente nublado, 22% possibilidade de chuva no TL1 e TL2
Sábado
Mínima de 16º e máxima de 23º
Parcialmente nublado, 38% de possibilidade de chuva no TL3 e na classificação
Domingo
Mínima de 17º e máxima de 22º
Nublado, 56% de possibilidade de chuva na corrida

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Onboard da pole de Charles Leclerc em 2022

AS - www.autoracing.com.br

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