GP da Bélgica – Ferrari lutando em curvas rápidas devido à nova diretiva técnica?

domingo, 28 de agosto de 2022 às 9:40

Carlos Sainz

Um boato muito interessante emerge do paddock. De fato, parece que a Ferrari perdeu desempenho nas curvas rápidas devido à nova diretiva técnica, tese que se confirma diante das lacunas acusadas pelo ruivo no GP da Bélgica.

As qualificações vistas em Spa deixaram os especialistas, incluindo os pilotos, surpresos com a diferença que Max Verstappen reduziu para seus oponentes diretos. De acordo com um boato que coletamos diretamente do paddock, a Ferrari teria perdido desempenho nas curvas rápidas devido à nova diretiva técnica, introduzida desde o GP da Bélgica.

Maior gap da temporada

Durante a temporada de Fórmula 1 de 2022, ainda não havia uma diferença tão acentuada na qualificação entre Red Bull e Ferrari. Na reta Verstappen, sem slipstream, teve 10 km/h a mais de velocidade máxima contra as Ferraris. Além disso, mesmo as folgas nas curvas mostram uma Red Bull em clara vantagem, com mais de 3 décimos ganhos. Esses dados ficam evidentes assim que a telemetria é analisada , com Verstappen (quase) sempre mais rápido que Sainz nas curvas da pista belga.

A nova diretriz técnica foi introduzida com o objetivo de reduzir as oscilações verticais dos carros e evitar que algumas equipes explorem a flexão do fundo plano . Entre estes estava a Ferrari (e também a Red Bull) e a lacuna acusada hoje pela equipe de Maranello parece abraçar essa tese. Além disso, algumas equipes de rádio, também transmitidas ao vivo pela TV, mostraram um Leclerc surpreso com alguns saltos do carro, indicando como até o piloto monegasco ficou surpreso com o comportamento do F1-75. A diferença se tornaria menos surpreendente se você tivesse certeza de que Max Verstappen usou o novo quadro mais leve . No entanto, ainda não está clarose o RB18 de Verstappen foi equipado com o novo chassi ou se será apresentado mais tarde.

É plausível que o TD039 tenha desacelerado a Ferrari?

A resposta a esta pergunta só pode vir dos homens de vermelho. Com os dados disponíveis e as considerações técnicas relativas aos carros e ao circuito, a conclusão a que se pode chegar não seria precisa. De fato, graças ao clima, um RB18 pronto de imediato que respondeu perfeitamente às inovações trazidas para a pista, um circuito que se adapta ao carro austríaco e um Max Verstappen em sua melhor forma, as condições eram favoráveis para o atual Campeão do Mundo. . Um feedback a favor da equipe de Maranello diz respeito ao desempenho de Sergio Perez, até agora longe dos ritmos de seu companheiro de equipe. Então só temos que esperar pelo Grande Prêmio da Bélgica e os seguintes para tirar algumas conclusões objetivas mais precisas, esperando por algumas informações sobre isso também da Ferrari.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.