GP da Bélgica estende contrato, mas se torna rotativo

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 às 9:03

GP da Bélgica

O GP da Bélgica permanecerá no calendário da Fórmula 1 pelo menos até 2031 após o anúncio de um novo acordo incomum de múltiplos anos.

Spa-Francorchamps tem sofrido sérias ameaças nos últimos anos com a expansão do calendário e um possível acordo de alternância com o GP da Holanda foi sugerido como um método de manter ambos.

No entanto, Zandvoort deixará de sediar o GP da Holanda depois de 2026, tendo também tomado o lugar da Bélgica como a primeira corrida após as férias de verão depois de uma reformulação em 2023.

Estima-se que os organizadores paguem cerca de $22 milhões por ano, segundo o acordo que terminava após o evento de 2025 – que deve ocorrer no fim de semana de 25 a 27 de julho.

É um dos menores valores do calendário, com Azerbaijão, Arábia Saudita e Catar pagando $55 milhões por ano, segundo estimativas.

Porém, o contrato anunciado não é normal, com o GP da Bélgica ocorrendo em 2026, 2027, 2029 e 2031. Ele não será realizado em 2028 ou 2030, com Spa-Francorchamps se tornando uma prova rotativa.

“O GP da Bélgica foi uma das corridas que formaram nosso primeiro campeonato em 1950, então, ao iniciarmos nosso 75º aniversário, é apropriado que possamos compartilhar a notícia desta importante extensão”, disse Stefano Domenicali, CEO da F1.

“Spa-Francorchamps é justamente elogiada por pilotos e fãs como uma das melhores pistas de corrida do mundo e já foi palco de alguns momentos incríveis ao longo de suas muitas temporadas na F1”.

“Nos últimos anos, o evento passou por um trabalho significativo para melhorar as instalações e a experiência geral dos fãs, e gostaria de prestar homenagem ao promotor e ao Governo da Valônia por sua dedicação e apoio apaixonado à F1 na Bélgica”.

O GP da Bélgica se tornou um dos favoritos dos fãs e pilotos no calendário da F1, e o acordo fechado agradou a região de Spa-Francorchamps e o país.

“Estou muito feliz pelo GP da Bélgica – um evento imperdível para a Valônia – ter sido confirmado no calendário da F1 por vários anos”, declarou Pierre-Yves Jeholet, vice-presidente do governo da Valônia e ministro da economia.

“O circuito oferece à região uma infraestrutura esportiva de alta qualidade, capaz de sediar eventos excepcionais, e graças ao Campeonato Mundial de F1, Spa-Francorchamps e a Valônia estão no centro das atenções globais”.

“Além desta vitrine internacional, o evento gera benefícios econômicos significativos para a Valônia e para a Bélgica. A extensão deste relacionamento por vários anos também permitirá que as equipes do circuito planejem o futuro, o que é extremamente positivo”.

Para permanecer no calendário, muito foi exigido do circuito, que sediará uma corrida curta nesta temporada.

Sua infraestrutura foi atualizada enquanto a experiência geral dos fãs foi aprimorada, com a F1 querendo que os países europeus reproduzam o que as corridas americanas oferecem aos espectadores.

“Estamos muito orgulhosos desta renovação, que reflete a confiança mútua construída à medida que atualizamos nossa infraestrutura, batemos recordes de público e proporcionamos uma experiência fantástica para os fãs nos últimos anos”, acrescentaram Melchior Wathelet e Vanessa Maes, presidente e CEO do GP de Spa, respectivamente.

“Esta extensão contratual foi novamente possível graças ao apoio do Governo da Valônia, mas também aos fãs do que acreditamos que é o mais belo circuito do mundo. Juntos, estamos fortalecendo nosso compromisso com o desenvolvimento de nossa maravilhosa região”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.