GP da Áustria de Fórmula 1 de 2022 – Preview Autoracing

quarta-feira, 6 de julho de 2022 às 14:26

Red Bull Ring – Áustria

Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 08 de Julho de 2022
Treino Livre 1   08:30 – 09:30 (Bandsports e F1TV)
Classificação –  12:00 – 13:00 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 09 de Julho de 2022
Treino Livre 2  07:30 – 08:30 (Bandsports e F1TV)
Corrida curta   11:30 – 12:30 (Band e F1TV)
Domingo, 10 de Julho de 2022
Corrida – 10:00 (Band e F1TV)

Red Bull Ring – Spielberg, Áustria
Pela segunda vez nesta temporada teremos a corrida curta de classificação (sprint race) para decidir o grid o grid de domingo na Áustria.

Trata-se de um final de semana totalmente diferente do tradicional da Fórmula 1, com a classificação na sexta-feira a tarde logo após um único treino livre (TL1), que vai definir o grid de largada para a corrida curta de classificação (100 km) que acontecerá no sábado e definirá o grid para o GP de domingo. Para os registros históricos, o pole-position será o mais rápido do treino de classificação de sexta-feira (que também vai largar na pole da corrida curta de sábado), mas quem largará na pole no GP de domingo será o vencedor da corrida curta de classificação do sábado.

O desenho da pista hoje chamada Red Bull Ring (Österreichring de 1970 a 1987 e A1-Ring de 1997 a 2003) permanece inalterado para a F1 desde 2003. Em 2002, a corrida foi manchete no mundo todo quando a Ferrari  ficou repetindo no rádio a ordem para o líder Barrichello entregar a vitória a Schumacher, o que o brasileiro fez a poucos metros da linha de chegada.

O Grande Prêmio da Áustria foi disputado pela primeira vez em em 1964 no campo de pouso chamado Zeltweg Airfield, com o magnífico circuito de Österreichring tornando-se seu lar permanente a partir de 1970. Alguns dos muitos momentos memoráveis ​​foram quando Vittorio Brambilla cruzou a linha de lado para vencer em 1975 e quando Elio de Angelis bateu Keke Rosberg por apenas 0.050s em 1982.

Mas no final dos anos 80 suas curvas de alta com áreas mínimas de escape foram consideradas muito perigosas para a F1. O circuito só voltou após a pista ter sido modernizada e encurtada por Hermann Tilke. Foram realizadas sete corridas entre 1997 e 2003.

A pista tem duas similaridades com o Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. O consumo de combustível é crítico, embora gerenciável. E o desgaste dos freios é alto, mas as quatro longas retas ajudarão na refrigeração e altas velocidades máximas mais uma vez serão cruciais para o sucesso. O carro precisa de um acerto neutro em virtude de grande velocidade que ele vem nas retas para fazer curvas do tipo “esquina” na maioria das vezes. Se o carro estiver dianteiro ou traseiro, o desgaste dos pneus é alto.

Outro ponto importante é a UP. A 700 metros de altura em relação ao nível do mar, o ar é mais rarefeito e o motor perde alguma potência que a turbina não consegue recuperar em virtude do fluxo de combustível. A partir de um certo ponto, a turbina gira mais do que o fluxo de combustível permite, o que gera atrito e eleva a temperatura sem gerar mais potência.

Essa altitude em relação ao nível do mar também prejudica o downforce dos carros, que precisam de mais p0ressão aerodinâmica do que se a pista estivesse no nível do mar. Este downforce pode vir do corpo do carro e esse ano do efeito solo. O carro da Red Bull, que já era um carro que se adaptava muito bem a essa pista sem efeito solo, esse ano tudo leva a crer que se adaptará ainda melhor.

Um dos aspectos mais complicados do circuito é sua curta extensão, o que torna a vida muito difícil para o sistema de Recuperação de Energia. Como regra geral, quanto menor é a extensão da pista, mais intensa tem que ser a recuperação de energia e sua aplicação. Pode-se recuperar 2 mj de energia por volta e pode-se aplicar 4 mj, mas quando há menos oportunidades de recuperar essa energia, torna-se mais difícil manter os sistemas em harmonia – sejam as baterias, os motores elétricos no turbo e o MGU-K.

Desde 2019 ano uma nova zona de DRS foi colocada para facilitar as disputas roda a roda.

Viena - Red Bull Ring são 199 km de carro

Viena – Red Bull Ring são 199 km de carro

Veja os compostos de pneus disponíveis:

 

Freada para a Curva 1

Red Bull Ring

Tamanho da pista: 4,326 km
Corrida total: 71 voltas (307,02 km)
Aceleração plena: 70%
Velocidade máxima: 330 km/h
Consumo de freio: Alto
Nível de downforce: Médio / Baixo
Recorde da pista (em corrida) Carlos Sainz em 2020 McLaren – 1’05.619, média de 236.894 kph
Consumo por volta: 1,40 kg
Zonas de DRS 3, reta do box, entre as curvas 1 e 3 e entre a 3 e a 4
Perda no pit lane: 18 segundos
Pneus para 2022: Duro branco C3, Médio amarelo C4 e Macio vermelho C5
Melhor tempo no TL1 em 2021 1’05.143 – Max Verstappen
Melhor tempo no TL2 em 2021 1’04.523 – Lewis Hamilton
Melhor tempo no TL3 em 2021 1’04.591 – Max Verstappen
Pole em 2021 1’03.720 – Max Verstappen
Vencedor em 2021 1:23’54.543 – Max Verstappen

Últimos resultados na Áustria

Vitórias
2021 Max Verstappen
2020 (2) Lewis Hamilton
2020 (1) Valtteri Bottas
2019 Max Verstappen
2018 Max Verstappen
2017 Valtteri Bottas
2016 Lewis Hamilton
2015 Nico Rosberg
2014 Nico Rosberg
2003 Michael Schumacher
2002 Michael Schumacher
2001 David Coulthard
Poles
2021 Max Verstappen
2020 (2) Lewis Hamilton
2020 (1) Valtteri Bottas
2019 Charles Leclerc
2018 Valtteri Bottas
2017 Valtteri Bottas
2016 Lewis Hamilton
2015 Lewis Hamilton
2014 Felipe Massa
2003 Michael Schumacher
2002 Rubens Barrichello
2001 Michael Schumacher
*VMR
2021 Max Verstappen
2020 (2) Carlos Sainz
2020 (1) Lando Norris
2019 Max Verstappen
2018 Kimi Raikkonen
2017 Lewis Hamilton
2016 Lewis Hamilton
2015 Nico Rosberg
2014 Sergio Perez
2003 Michael Schumacher
2002 Michael Schumacher

*Volta Mais Rápida
Previsão do tempo para Spielberg
Sexta-feira
Mínima de 11º e máxima de 19º
Chuvoso, 52% de possibilidade de chuva
Sábado
Mínima de 12º e máxima de 22º
Parcialmente nublado, 7% de possibilidade de chuva
Domingo
Mínima de 11º e máxima de 20º
Fechado, 72% de possibilidade de chuva

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Onboard da pole de Max Verstappen em 2021
Coloque o celular na horizontal para assistir o vídeo

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