GP da Áustria de Fórmula 1 2023 – Preview Autoracing
quarta-feira, 28 de junho de 2023 às 15:05Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 30 de Junho de 2023
Treino Livre 1 08:30 – 09:30 (Bandsports e F1TV)
Classificação – 12:00 – 13:00 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 01 de Julho de 2023
Classific curta 07:30 – 08:30 (Bandsports e F1TV)
Corrida curta – 11:30 – 12:30 (Band e F1TV)
Domingo, 02 de Julho de 2023
Corrida – 10:00 (Band e F1TV)
Red Bull Ring – Spielberg, Áustria
Pela segunda vez nesta temporada teremos a classificação curta para decidir o grid da corrida curta (sprint race) na Áustria. Trata-se de um final de semana totalmente diferente do tradicional da Fórmula 1, com a classificação na sexta-feira a tarde logo após um único treino livre (TL1), que vai definir o grid de largada para o GP de domingo. Então no sábado de manhã teremos a classificação curta para a corrida curta (100 km) de sábado a tarde. Para os registros históricos, o pole-position será o mais rápido do treino de classificação de sexta-feira, que é quem vai largar na pole do GP de domingo.
O desenho da pista hoje chamada Red Bull Ring (Österreichring de 1970 a 1987 e A1-Ring de 1997 a 2003) permanece inalterado para a F1 desde 2003. Em 2002, a corrida foi manchete no mundo todo quando a Ferrari ficou repetindo no rádio a ordem para o líder Barrichello entregar a vitória a Schumacher, o que o brasileiro fez a poucos metros da linha de chegada.
O GP da Áustria foi disputado pela primeira vez em em 1964 no campo de pouso chamado Zeltweg Airfield, com o magnífico circuito de Österreichring tornando-se seu lar permanente a partir de 1970. Alguns dos muitos momentos memoráveis foram quando Vittorio Brambilla cruzou a linha de lado para vencer em 1975 e quando Elio de Angelis bateu Keke Rosberg por apenas 0.050s em 1982.
Mas no final dos anos 80 suas curvas de alta com áreas mínimas de escape foram consideradas muito perigosas para a F1. O circuito só voltou após a pista ter sido modernizada e encurtada por Hermann Tilke. Foram realizadas sete corridas entre 1997 e 2003.
A pista tem duas similaridades com o Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. O consumo de combustível é crítico, embora gerenciável. E o desgaste dos freios é alto, mas as quatro longas retas ajudarão na refrigeração e altas velocidades máximas mais uma vez serão cruciais para o sucesso. O carro precisa de um acerto neutro em virtude de grande velocidade que ele vem nas retas para fazer curvas do tipo “esquina” na maioria das vezes. Se o carro estiver dianteiro ou traseiro, o desgaste dos pneus é alto. Tração nas saídas de curva também é muito importante aqui.
Outro ponto importante é a UP. A 700 metros de altura em relação ao nível do mar, o ar é mais rarefeito e o motor perde alguma potência que a turbina não consegue recuperar em virtude do fluxo de combustível limitado a 100 kg / hora. A partir de um certo ponto, a turbina gira mais do que o fluxo de combustível permite, o que gera atrito e eleva a temperatura do motor sem gerar mais potência.
Essa altitude em relação ao nível do mar também prejudica o downforce dos carros, que precisam de mais p0ressão aerodinâmica do que se a pista estivesse no nível do mar. Este downforce pode vir do corpo do carro e do efeito solo através do assoalho e difusor. O carro da Red Bull, que já era um carro que se adaptava bem a essa pista sem efeito solo, esse ano tudo leva a crer que se adaptará ainda melhor.
Um dos aspectos mais complicados do circuito é sua curta extensão, o que torna a vida muito difícil para o sistema de Recuperação de Energia. Como regra geral, quanto menor é a extensão da pista, mais intensa tem que ser a recuperação de energia e sua aplicação. Pode-se recuperar 2 mj de energia por volta e pode-se aplicar 4 mj, mas quando há menos oportunidades de recuperar essa energia, torna-se mais difícil manter os sistemas em harmonia – sejam as baterias, os motores elétricos no turbo e o MGU-K.
Desde 2019 ano uma nova zona de DRS foi colocada para facilitar as disputas roda a roda.
Veja os compostos de pneus disponíveis:
Freada para a Curva 3
Red Bull Ring
Tamanho da pista: | 4,326 km |
Corrida total: | 71 voltas (307,02 km) |
Aceleração plena: | 70% |
Velocidade máxima: | 330 km/h |
Consumo de freio: | Alto |
Nível de downforce: | Médio / Baixo |
Recorde da pista (em corrida) | Carlos Sainz em 2020 McLaren – 1’05.619, média de 236.894 kph |
Consumo por volta: | 1,40 kg |
Zonas de DRS | 3, reta do box, entre as curvas 1 e 3 e entre a 3 e a 4 |
Perda no pit lane: | 18 segundos |
Pneus para 2022: | Duro branco C3, Médio amarelo C4 e Macio vermelho C5 |
Melhor tempo no TL1 em 2022 | 1’06.302 – Max Verstappen |
Melhor tempo no TL2 em 2022 | 1’08.610 – Carlos Sainz |
Vencedor da corrida curta | 26’30.059 – Max Verstappen |
Pole da corrida curta em 2022 | 1’05.419 – Charles Leclerc |
Vencedor em 2022 | 1:24’24.312 – Charles Leclerc |
Últimos resultados na Áustria
Vitórias | |
2022 | Charles Leclerc |
2021 | Max Verstappen |
2020 (2) | Lewis Hamilton |
2020 (1) | Valtteri Bottas |
2019 | Max Verstappen |
2018 | Max Verstappen |
2017 | Valtteri Bottas |
2016 | Lewis Hamilton |
2015 | Nico Rosberg |
2014 | Nico Rosberg |
2003 | Michael Schumacher |
2002 | Michael Schumacher |
Poles | |
2022 | Max Verstappen |
2021 | Max Verstappen |
2020 (2) | Lewis Hamilton |
2020 (1) | Valtteri Bottas |
2019 | Charles Leclerc |
2018 | Valtteri Bottas |
2017 | Valtteri Bottas |
2016 | Lewis Hamilton |
2015 | Lewis Hamilton |
2014 | Felipe Massa |
2003 | Michael Schumacher |
2002 | Rubens Barrichello |
*VMR | |
2022 | Max Verstappen |
2021 | Max Verstappen |
2020 (2) | Carlos Sainz |
2020 (1) | Lando Norris |
2019 | Max Verstappen |
2018 | Kimi Raikkonen |
2017 | Lewis Hamilton |
2016 | Lewis Hamilton |
2015 | Nico Rosberg |
2014 | Sergio Perez |
2003 | Michael Schumacher |
2002 | Michael Schumacher |
*Volta Mais Rápida
Previsão do tempo para Spielberg
Sexta-feira
Mínima de 15º e máxima de 25º
Chuvoso, 83% de possibilidade de chuva
Sábado
Mínima de 12º e máxima de 20º
Encoberto, 77% de possibilidade de chuva
Domingo
Mínima de 14º e máxima de 23º
Encoberto, 53% de possibilidade de chuva
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Onboard da pole de Max Verstappen em 2022
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