GP da Austrália não parece bom para os Prateados

sexta-feira, 1 de abril de 2022 às 17:28

Melbourne

A Mercedes está passando por momentos difíceis neste início de campeonato de 2022 – algo que o Autoracing previu na pré-temporada -, e agora há preocupação com as atualizações planejadas.

Os Prateados venceram 4 dos últimos 6 GPs disputados em Melbourne, mas as chances de vitória esse ano parecem cada vez mais irrisórias.

O plano da Mercedes de diminuir a diferença de desempenho para Ferrari e Red Bull antes do GP da Austrália de 2022 no próximo fim de semana sofreu um golpe.

Os Prateados estavam planejando usar um novo assoalho e asa traseira em Melbourne, mas o primeiro deles dificilmente ficará pronto a tempo.

Além disso, foram levantadas preocupações sobre o impacto potencial que a nova asa terá. E o quique causado pela aerodinâmica do efeito solo tem estado no centro de suas atenções.

A equipe de Brackley fez alterações nas asas traseiras durante os treinos para o GP da Arábia Saudita para tentar maximizar seu desempenho nas retas, mas não conseguiu encontrar um acerto que pudesse se aproximar do ritmo da Ferrari e da Red Bull.

Mudar a asa traseira ou alterar a asa dianteira costumava fazer uma grande diferença no desempenho, mas agora, como o downforce é gerado em grande parte pelo efeito-solo, essas mudanças têm menos impacto.

É estimado por vários analistas, de acordo com as informações divulgadas pelo próprio Ross Brawn, “pai” deste novo carro, que as asas agora representam apenas 30% do desempenho aerodinâmico do carro.

O chassi principal responde por 10% da carga, enquanto os outros 60% vêm do efeito-solo, e é aí que está o problema.

Os Prateados tentaram aumentar a altura do carro para mitigar o quique em Jeddah não apenas nas retas, como também nas várias curvas de alta, e então tentaram resolver a subsequente falta de downforce aumentando a quantidade de asa que eles colocaram no carro.

Mas como a maior parte do downforce vem do efeito-solo, então eles podem fazer o que quiserem com os sidepods e as asas, mas é improvável que reduzam seu défice de ritmo considerável para Red Bull e Ferrari.

Eles têm uma atualização do assoalho planejada, mas como é o caso da atualização de peso da Red Bull, parece que ela somente estará pronta para GP da Emilia Romagna.

Outra atualização que ainda não vai acontecer é um novo combustível de seu parceiro para melhorar o desempenho da UP, mas que ainda não tem data para chegar, portanto não é esperado que o Mercedes W13 seja muito mais competitivo na Austrália do que nas duas primeiras corridas do ano no Bahrain e na Arábia Saudita.

AS - www.autoracing.com.br

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