GM construirá motores de F1 em 2028, desde que a Andretti esteja dentro

terça-feira, 14 de novembro de 2023 às 13:12

Andretti-Cadillac

A equipe Andretti deu mais um passo importante para garantir seu lugar no grid da Fórmula 1 para 2026. Sua parceira Cadillac anunciou sua decisão de construir suas próprias unidades de potência para 2028.

A GM / Cadillac foi anunciada como parceira do novo projeto de F1 da Andretti Global em janeiro de 2023, quase um ano após os primeiros detalhes da potencial nova equipe terem sido revelados.

As preocupações em torno da entrada de Andretti na F1 incluíam questões de que a Cadillac não construiria suas UPs e, em vez disso, usaria UPs Renault rebatizadas.

Mas em outubro de 2023, a FIA aceitou o pedido da Andretti para se tornar a 11ª equipe do esporte, deixando um acordo financeiro entre a FOM e a Andretti antes de confirmar sua entrada.

GM condiciona sua entrada à aceitação da equipe Andretti na F1

“Estamos entusiasmados que nosso novo Andretti Cadillac F1 será movido por uma unidade de potência GM”, disse o presidente da General Motors, Mark Reuss, em comunicado da Cadillac.

“Com nossa profunda experiência em engenharia e corrida, estamos confiantes de que desenvolveremos uma unidade de potência de sucesso para a F1 e posicionaremos a Andretti Cadillac como uma verdadeira equipe de fábrica.”

“Correremos com os melhores, no mais alto nível, com paixão e integridade que ajudarão a elevar o esporte para os fãs de corrida em todo o mundo.”

A nova era dos fabricantes está surgindo

Quando o regulamento turbo híbrido chegou à F1 em 2014, apenas três fabricantes, Ferrari, Mercedes e Renault, se comprometeram com as novas regras, com a Honda aderindo um ano depois, em 2015, em parceria com a McLaren.

No entanto, nenhum outro fabricante se juntou ao quarteto devido ao aumento dos custos e a vários problemas na indústria automobilística, que impediram o grupo Volkswagen de entrar na F1 na época.

Para tornar o funcionamento dos motores mais barato e adicionar mais fabricantes à F1, a FIA anunciou em agosto de 2022 um novo conjunto de regulamentos que removerá o componente híbrido MGU-H da UP e a potência do ICE (motor a combustão) reduzida.

Poucos dias após o anúncio deste novo regulamento, a Audi anunciou no GP da Bélgica de 2022 que assumiria a equipe Alfa Romeo-Sauber em 2026.

A Red Bull anunciou em fevereiro que a Ford, que está ausente da F1 desde 2004, faria parceria com a equipe em seu programa interno de UPs em preparação para a entrada em 2026.

A Honda, que inicialmente anunciou que deixaria o esporte no final de 2021, assinou um contrato antes do GP de Mônaco de 2023 para se tornar fornecedora de motores da Aston Martin em 2026, tornando-a sua equipe de fábrica.

O anúncio da Cadillac significa que sete fabricantes estão comprometidos com os novos regulamentos, o maior nível que o esporte já viu desde 2006.

AS - www.autoracing.com.br

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