Glock acredita que a Aston Martin realmente copiou a Red Bull

domingo, 22 de maio de 2022 às 8:25

Aston Martin

O ex-piloto de F1 Timo Glock não acredita que a Aston Martin tenha projetado seu carro de “especificação B” sem copiar diretamente a Red Bull.

Depois que a Red Bull perdeu Dan Fallows e outros membros da equipe para sua rival de propriedade de Lawrence Stroll, as autoridades agora estão explorando suas opções, pois suspeitam que a propriedade intelectual tenha sido roubada.

O chefe técnico da Aston Martin, Andy Green, apesar de estar envolvido em um caso semelhante há dois anos com a saga da “Mercedes rosa”, nega veementemente: “Posso absolutamente e categoricamente descartar que recebemos qualquer informação de qualquer equipe para o desenvolvimento desses carros. A alegação é completamente infundada”.

De fato, ele diz que a FIA visitou Silverstone na semana passada e passou por tudo, desde “dados de CAD, de CFD e de túnel de vento” e, finalmente, não encontrou irregularidades.

Enquanto alguns podem supor que a Aston Martin simplesmente copiou elementos-chave do carro da Red Bull com base em fotografias, o chefe da equipe, Mike Krack, argumenta que as semelhanças com a Red Bull são mera coincidência.

“Seguimos duas abordagens de desenvolvimento – até mesmo no design do chassi”, declarou ele. “Mas no final de 2021 percebemos que era o caminho errado a seguir”.

“O fato de a Red Bull ter feito algo semelhante confirmou o que já pensávamos – que seguimos o caminho errado para começar. Foi encorajador ver outra equipe se sair muito bem com esse conceito”, prosseguiu Krack.

O ex-piloto de F1 Timo Glock disse à Sky alemã que não acredita nessa explicação. “A forma do sidepod, a saída de ventilação, a parte inferior da carroceria, onde você pode ver essas pequenas partes, são todas idênticas aos do Red Bull”, comentou ele. “Há coincidências demais para mim”.

“O pessoal da Red Bull foi para essa equipe antes da mudança de conceito e agora eles são a única equipe que teve duas versões do carro em desenvolvimento em paralelo. Na minha opinião, isso não é viável do ponto de vista do teto orçamentário”, acrescentou o alemão.

O chefe da equipe Williams, Jost Capito, também tem dúvidas sobre como o projeto de dois carros da Aston Martin foi “possível com o limite de custos”: “Como equipe, gostaríamos de saber que tipo de investigação foi feita – o que foi analisado, como foi determinado – para que possamos ter confiança na decisão da FIA”.

“Se tudo estiver correto, está tudo bem e se não, então deve haver consequências”, concluiu Capito. “Mas os carros são obviamente muito, muito semelhantes”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.