Gil de Ferran será o mentor de Alonso para a Indy 500

terça-feira, 25 de abril de 2017 às 0:49
Gil De Ferran e Alonso - Birmingham, Alabama

Gil De Ferran e Alonso – Birmingham, Alabama

A McLaren contratou o ex-campeão da Indy, o brasileiro Gil de Ferran, como mentor de Fernando Alonso, enquanto o espanhol se prepara para a estreia na Indy 500 este ano.

Alonso disse que De Ferran, vencedor do Indy 500 em 2003 e duas vezes campeão da IndyCar, o “treinaria”.

O duas vezes campeão da F1 disse: “Tenho certeza que será muito útil para todas essas coisas novas que eu preciso aprender.”

De Ferran disse à BBC Sport: “Vou fazer sua introdução ao speedway e suas nuances.”

Indianapolis é um desafio muito diferente de um GP de F1. A corrida é de 200 voltas num “superspeedway” (super oval) de 2,5 milhas (4 km) com quatro curvas à esquerda e uma velocidade média de volta de cerca de 230 mph (370 km/h).

Alonso, que competirá na Indy 500 em 28 de maio para a equipe Andretti Autosport-Honda, disse estar ciente das dificuldades de se adaptar às corridas em um oval de alta velocidade como Indianápolis.

Durante uma visita à IndyCar, em Birmingham, no Alabama, no domingo, Alonso disse: “Eu acho que é muito diferente. É desafiador … o nível de downforce, o sentimento com o carro, correndo com um carro que não é simétrico na reta, na frenagem. Tráfego eu acho que é uma coisa grande.”

De Ferran é embaixador da Honda. Seus motores foram usados ​​quando ele correu na maior parte de sua carreira IndyCar e ele era diretor esportivo da própria equipe de F1 da Honda de 2005 a 2007.

O brasileiro de 49 anos cresceu nas corridas de estrada europeias, conquistando o campeonato britânico de Fórmula 3 de 1992, antes de se mudar para os EUA. De Ferran é o detentor do recorde mundial de velocidade em circuito fechado, com seu recorde de 241,428 mph (388,45 km/h) numa volta no super oval de Fontana, na Califórnia, em 2000.

Gil comemora vitória na Indy 500 de 2003

Gil comemora vitória na Indy 500 de 2003

Alonso, que não ganhou uma corrida na F1 nos últimos quatro anos por causa de máquinas incompatíveis da Ferrari e da McLaren, decidiu tentar ganhar a ‘Tríplice Coroa’, ou seja, o GP de Monaco de F1, a Indy 500 e a 24 Horas de Le Mans antes de se aposentar.

Mas ele também deixou claro que sua prioridade continua sendo a F1, onde ainda espera conquistar o terceiro título mundial.

“Se eu quiser ser o piloto mais completo do mundo ou o melhor piloto do mundo, então eu quero experimentar todos os carros diferentes e técnicas de condução diferentes, e eu preciso me adaptar e crescer como piloto”, Alonso disse.

“E se eu quiser fazer isso, preciso ganhar e, se não for este ano, precisamos planejar para o próximo evento”.

Ele acrescentou que sentiu que o salto da F1 para Le Mans não é tão difícil ao dizer: “Alguns dos pilotos de F1 que vão para um carro de Le Mans, não têm dificuldades em termos de adaptação.”

“As 24 Horas são um pouco diferentes da Indy 500. É uma corrida mais relaxada, você pode fazê-la em uma idade mais avançada.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.