Gerard de Rooy conquista o terceiro lugar na 11ª etapa do Rally Dakar

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014 às 12:26

Iveco

A 11ª etapa do Rali Dakar trouxe um imprevisto inédito para o holandês Gerard de Rooy, piloto do Iveco Powerstar: pela primeira vez na competição, ele teve um pneu furado. Por causa do tempo gasto com a troca, De Rooy não conseguiu vencer a etapa, mas terminou com a terceira posição no percurso disputado ontem (16/01) entre as cidades chilenas de Antofagasta e El Salvador. Este contratempo lhe custou a liderança na classificação de caminhões, e agora De Rooy é o segundo colocado, porém está a uma curta distância do topo: 07min56s em relação ao primeiro colocado, o russo Andrey Karginov, da equipe Kamaz Master.

“Apesar do pneu furado, que nos custou cerca de 12 minutos da disputa, tivemos um bom dia. Não conseguimos compensar esse atraso, mas o resto foi perfeito, pois não cometemos erros. Nós fizemos o nosso melhor, e amanhã (hoje) é outro dia”, falou De Rooy.

Ainda pela 11ª etapa, o holandês Hans Stacey chegou com seu Iveco Trakker Evolution 3 em 8º, e o espanhol Pep Vila Roca, com o Iveco Trakker, em 11º. O francês Jo Adua não finalizou a etapa. Na tabela geral, De Rooy é o 2º, Stacey o 7º e Vila Roca o 10º – a classificação de Adua (que era o 12º antes da 11ª etapa) ainda está sendo definida pela organização.

Faltam somente duas etapas para o término do maior rali do planeta. Nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro, a 12ª etapa será disputada entre as cidades de El Salvador e La Serena, no Chile. O deslocamento será de 349 quilômetros e a especial de 350 quilômetros. Em El Salvador, os caminhões terão que enfrentar novamente uma área de grande altitude. Porém, o percurso não sofre com a incidência da “Camanchaca”, uma névoa matutina que prejudica a visibilidade dos pilotos. Mas haverá ainda muitas dunas no final da especial, e elas oferecem riscos de atolamentos.

Batizado de “A Odisseia”, o rali deste ano será um dos mais extensos e desafiadores dos últimos tempos. A corrida já atravessou três países (Argentina, Bolívia e Chile), e seu término será no dia 18 de janeiro em Valparaíso, no Chile.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.