George Russell ganha confiança na briga pelo título

domingo, 23 de agosto de 2026 às 8:20

George Russell – Holanda 2026

George Russell saiu da pausa de verão da Fórmula 1 com aparência de candidato renovado ao título. Em Zandvoort, o piloto da Mercedes superou Kimi Antonelli ao longo de todo o fim de semana do GP da Holanda.

Recém-noivo, Russell conquistou a pole e venceu a Sprint em Zandvoort. Além disso, largará P2 na corrida principal, novamente à frente de Antonelli, que parte de P3.

Russell destaca mudança mental

Para Russell, parte da evolução passa pelo aspecto mental depois de uma primeira metade de temporada marcada pela irregularidade. O britânico afirma que voltou da pausa muito mais tranquilo e sem sentir o mesmo peso da disputa.

“Eu simplesmente sinto que, depois da pausa, estou muito mais relaxado. Não sinto que tenho nada a perder”, disse o piloto.

“A pressão acabou. Vou sair, aproveitar e, na verdade, nem sinto que estou em uma disputa. Não sou eu que tenho algo a perder, sou eu que tenho algo a ganhar.”

Mesmo com o desempenho em Zandvoort, Russell evita tratar o momento como uma virada definitiva na temporada. A Mercedes enfrentou problemas de confiabilidade e fins de semana complicados durante a primeira metade do campeonato.

“Não foi uma temporada limpa de forma alguma, com todos os problemas que tivemos. Mas simplesmente me sinto muito mais relaxado”, explicou.

Ainda assim, Russell entende que a disputa pelo título continua completamente aberta. Afinal, o campeonato oferece muitos pontos nas próximas corridas.

“A partir deste momento até o fim da temporada, há mais pontos em disputa do que tivemos até agora. Isso vai e volta, e está longe de terminar.”

Quero ser VIP

Antonelli admite alerta em Zandvoort

Enquanto Russell ganhou confiança, Antonelli classificou o fim de semana em Zandvoort como um importante alerta. O italiano cometeu erros tanto na classificação da Sprint quanto na classificação principal.

“Foi um alerta muito bom neste fim de semana, porque você nunca pode baixar a guarda”, afirmou o jovem piloto.

“Cometi um erro ontem e, hoje, cometi um erro no Q3. Sinto que este fim de semana foi um bom alerta para novamente colocar as coisas no lugar certo, na hora certa, e entregar o resultado quando realmente importa.”

Antonelli continua liderando o campeonato, mas terá Russell e Lando Norris à frente na largada do GP da Holanda. Norris conquistou a pole, enquanto Russell parte de P2 e Antonelli de P3.

Mercedes prepara novos desenvolvimentos

Com Norris na pole, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, reconheceu que a equipe perdeu parte da vantagem de desenvolvimento que tinha no começo da temporada para McLaren e Ferrari. No entanto, o dirigente confirmou que novos pacotes mais significativos estão a caminho.

Segundo Wolff, a Mercedes não terá uma grande evolução nas próximas corridas. O principal salto está previsto para a passagem da Fórmula 1 pelo Sudeste Asiático, com foco específico na Malásia.

“Isso não vai acontecer nas próximas corridas, mas, quando formos para o Sudeste Asiático, daremos um passo maior, especificamente para a Malásia”, afirmou.

Wolff também confirmou a atualização da unidade de potência da Mercedes, que vinha sendo alvo de rumores, para o GP da Itália, em Monza.

“Uma atualização do motor está chegando para Monza”, disse Wolff.

No entanto, a novidade terá um custo para Antonelli. O piloto precisará instalar a nova unidade de potência e, consequentemente, sofrerá uma penalidade que o levará para o fim do grid em Monza.

“No entanto, teremos a desvantagem de precisar ir para o fundo do grid com Kimi e pela instalação do novo motor. Isso é obviamente lamentável.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.