Gasly e Tsunoda não são punidos por batida na primeira volta

domingo, 20 de abril de 2025 às 19:00

Yuki Tsunoda e Pierre Gasly

Pierre Gasly disse que não poderia ter feito mais nada para evitar a colisão com Yuki Tsunoda que tirou ambos do GP da Arábia Saudita.

Entretanto, os comissários consideraram que foi um “incidente de primeira volta” e optaram por não penalizar nenhum dos pilotos.

A dupla se enroscou na curva 5 na volta inicial. Gasly tentou ultrapassar Tsunoda por fora já estava à frente da Red Bull quando eles se tocaram.

Os comissários convocaram os dois pilotos pelo incidente. Tsunoda disse: “Não sei o que deveria ter feito” para evitar a batida.

“Eu estava atrás de Sainz, totalmente no controle em termos de velocidade”, disse ele ao canal oficial da F1. “Não foi como se eu tivesse quase batido em Carlos. Então, é difícil justificar o que é melhor ou pior”.

O japonês disse que seu rival não lhe deixou espaço suficiente, mas considerou o ocorrido “apenas um incidente de corrida”.

“Para ser sincero, acho que não conseguiria ter feito melhor. Tentei evitá-lo o máximo que pude, mas em um espaço como aquele, é muito difícil. Honestamente, não sei o que posso fazer além disso”.

“Nós meio que sabíamos, quer dizer, se você tenta ir por fora ali, a menos que coloque metade do carro fora da pista, pelo menos na linha branca, haveria uma batida. Foi uma pena”.

Contudo, Gasly disse que estava o mais perto possível do limite da pista e ainda estava em condições de completar a manobra legalmente.

“Acho que saí bem da curva 4, consegui frear bem e ficar à frente dele. Eu sabia que ele estava por dentro, então deixei o máximo de espaço possível na saída”.

“Eu já tinha duas rodas fora da pista, tive de manter as rodas internas claramente dentro da linha branca para conseguir passar. Mas, infelizmente, houve esse toque que fez meu carro rodar”.

De acordo com os comissários, os dois concordaram que nenhum deles era totalmente culpado.

“O carro 22 e o carro 10 disputavam posição na pista na primeira volta”, explicaram os comissários. “Eles percorreram quatro curvas sem incidentes, mas colidiram na curva 5”.

“Ambas as partes concordaram que foi um incidente de primeira volta sem que nenhum deles tenha culpa total ou predominante”.

“Porém, nós consideramos se este foi propriamente um incidente de primeira volta ou na verdade um incidente entre dois carros (e nenhum outro) na primeira volta”.

“No fim das contas, dada a pista estreita e o fato de que o carro 55 estava logo à frente do 22, isso nos levou a concordar com a avaliação de ambos os pilotos de que deveria ser tratado como um incidente de primeira volta, sem nenhuma outra ação”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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