Gabriel Gomez domina em Paul Ricard e lidera na abertura da Euro4

domingo, 20 de julho de 2025 às 19:00

Gabriel Gomez

Um fim de semana quase perfeito de Gabriel Gomez em Paul Ricard.

Depois de vencer no sábado com direito a uma largada memorável avançando de terceiro no grid para a ponta em questão de duas curvas, o catarinense de 18 anos de idade confirmou a ótima fase com um segundo lugar e mais uma vitória no domingo.

As performances foram exuberantes, especialmente na corrida final, quando saiu da pole, liderou todas as voltas e anotou a melhor volta da prova no fim.

Gomez anotou 68 pontos em 75 possíveis nas corridas e fecha a primeira das três etapas do campeonato em primeiro. Cabe lembrar que, em 2025, ele já levantou um título com a equipe US Racing em certame de tiro curto: a Winter Series realizada antes do início do Campeonato Italiano de F4.

Pelo Italiano, que realizou quatro de suas sete etapas no ano, Gomez é vice-líder, com direito a pódios em todas as pistas por onde o evento passou.

Na primeira corrida de domingo, Gomez novamente reagiu bem no apagar das luzes e, antes mesmo da primeira freada, já era segundo. Ele ultrapassou o holandês Reno Francot, que estava na primeira fila ao lado de Kean Nakamura Berta. Gabriel tentou repetir a manobra da véspera por fora sobre o japonês na curva 2, mas o piloto da Prema estava atento e fechou a porta. O brasileiro ainda teve uma nova oportunidade na primeira parte da reta Mistral e ensaiou ataque, mas o líder trancou a porta.

Os três primeiros seguiram na mesma ordem em um estudado jogo de vácuo durante a primeira metade da corrida, quando, catapultado por duas voltas mais rápidas da corrida, o piloto da US Racing alcançou Nakamura. Gabriel enquadrou o concorrente, que posicionava o carro no meio da pista e deixava a linha externa para o brasileiro na Mistral. Foram duas voltas de ataque, o que favoreceu a chegada de Francot.

O carro #51 bloqueava roda e chegou a fazer um drift na chicane da Mistral. Gabriel tentou mergulhar e teve novamente a porta fechada. Então quem levou a melhor foi o holandês, que avançou de terceiro para a liderança, tirando proveito da batalha entre Gomez e Nakamura.

Em duas voltas eles então estavam novamente estabelecidos com Francot em primeiro, Nakamura em segundo e Gabriel em terceiro.

Então nas voltas finais o catarinense voltou a carga sobre o japonês, que tinha muita dificuldade para carregar velocidade dentro da chicane da Mistral. Gabriel leu bem a linha do adversário e conseguiu posicionar o carro #78 por dentro na segunda parte da longa reta, concretizando a ultrapassagem pelo segundo lugar antes mesmo da freada.

Francot venceu, com Gabriel em segundo e Nakamura em terceiro.

A prova final viu domínio do campeão da Winter Series do início ao fim. Gabriel largou da pole e liderou todas as voltas, com direito à melhor volta da corrida no fim. Um Grand Chelem para não dar margem à dúvida de quem foi o melhor piloto da abertura do campeonato em Paul Ricard.

 

O que ele disse:
“Encerramos a primeira etapa da Euro4 e foi uma semana sensacional. Começamos bem, com um bom ritmo nos treinos, embora ainda faltasse um pouco. Mas, ao chegar nas tomadas de tempo, sabíamos que nosso ritmo era muito forte. Nas corridas, o nosso ritmo era excelente. Acredito que tínhamos um dos carros mais rápidos da pista em todas elas.

Ontem, conquistamos a vitória com uma boa ultrapassagem logo na largada e hoje, na corrida 2, pulei para segundo no começo e nosso ritmo era muito bom. Consegui tirar a diferença para o líder rapidamente, mas, ao tentar a ultrapassagem, cometi um erro que me custou a posição. Caí para terceiro, perdi um pouco de ritmo, mas consegui me recuperar e reassumir o segundo lugar. Na corrida 3, largando da pole, tudo foi mais tranquilo. Fiz uma boa largada, mantive a liderança e depois fiz uma prova estratégica, focando na gestão dos pneus, principalmente os dianteiros. No final, consegui acelerar um pouco mais, garantir a volta mais rápida da prova e mostrar mais uma vez o ótimo ritmo que tivemos durante todo o fim de semana.

Foi uma etapa muito positiva, tanto para mim como piloto quanto para a equipe. Só tenho a agradecer a todos da US Racing pelo excelente trabalho. Todo mundo se dedicou muito para me entregar um carro competitivo. Também quero agradecer a todos no Brasil que torceram e acompanharam de perto. Sentir essa energia me impulsionou ainda mais a buscar mais uma vitória. Agora seguimos para a próxima etapa da F4 Italiana, em Imola.”
Gabriel Gomez

Euro4 – Etapa 1 – Corrida 2 – Paul Ricard (top5):
1. Reno Francot
2. Gabriel Gomez
3. Kean Nakamura Berta
4. Sebastian Wheldon
5. Kabir Anurag

Euro4 – Etapa 1 – Corrida 3 – Paul Ricard (top5):
1. Gabriel Gomez
2. Kean Nakamura Berta
3. Sebastian Wheldon
4. Alex Powell
5. Andrija Kostic

EB - www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.