Futuro de Masi deve ser decidido nesta segunda-feira

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022 às 9:13

Michael Masi

O futuro de Michael Masi, o controverso diretor de prova da Fórmula 1, será debatido hoje diante da questão central: quem governa a categoria?

A Comissão da F1 se reúne em Londres na tarde desta segunda-feira, com o destino do australiano ainda a ser determinado após o polêmico fim da temporada passada em Abu Dhabi, onde suas atitudes durante o safety car deram o título a Max Verstappen.

As decisões de Masi prejudicaram Lewis Hamilton, que não havia aproveitado a oportunidade para trocar os pneus. Com borracha nova, Verstappen levou a melhor no duelo da última volta para vencer seu primeiro campeonato mundial, tirando o oitavo título de Hamilton.

A Mercedes recebeu uma garantia do recém-eleito presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, de que haverá procedimentos melhores a partir da etapa inaugural da temporada 2022 em 20 de março no Bahrain.

Com o futuro de Masi em dúvida, ele vem ganhando um apoio crescente de outras equipes, e pilotos importantes como Sebastian Vettel, Lando Norris e Daniel Ricciardo defenderam o australiano.

Segundo o Sportsmail, está ocorrendo uma grande batalha entre Mercedes e Red Bull, enquanto a FIA tenta reforçar sua posição de comando da F1.

A reunião da Comissão da F1 nesta segunda – com a participação das equipes, da FIA e dos detentores dos direitos comerciais da categoria – deve ser quente.

Pode ser revelado que Ben Sulayem teve conversas importantes sobre esse tópico e outros com Stefano Domenicali, CEO da F1, na semana passada.

Aparentemente, Domenicali acha que Masi deveria ser demitido pela reputação da categoria (mesmo não havendo indicações de que Masi foi parcial apesar de suas decisões questionáveis), enquanto Ben Sulayem parece não ter tanta certeza.

Demitir Masi seria uma admissão de que o resultado do campeonato mundial de 2021 foi um erro. Ben Sulayem defende outras reformas que ele acredita que resolveriam o problema.

Uma nova estrutura da direção de prova será definida nesta segunda, incluindo a divisão das numerosas funções de Masi. Segundo fontes, Ben Sulayem sente que essas revisões serão suficientes para uma modernização sem sacrificar o principal dirigente de sua organização.

Outro nome sendo mencionado para algum cargo na estrutura revisada da FIA, possivelmente como substituto de Masi, é Eduardo Freitas, português que é diretor de prova do Campeonato Mundial de Endurance.

Quanto a Masi, ele retornou da Austrália para a sede da FIA em Genebra e então deu sequência ao seu trabalho em Londres, pelo menos por enquanto.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.