Fred Vasseur quer arrumar os problemas do SF-25 atual antes de atualizá-lo

terça-feira, 8 de abril de 2025 às 13:41

Frederic Vasseur

Lewis Hamilton não conseguiu desempenhar como esperado com sua Ferrari no GP do Japão. Largando em um modesto P8, o heptacampeão só ganhou uma posição antes da bandeira quadriculada.

Hamilton ultrapassou Isack Hadjar nos estágios iniciais, mas depois não conseguiu colocar pressão no novato Kimi Antonelli, o homem que o substituiu na Mercedes.

No final, Antonelli terminou mais de 10 segundos à frente de Hamilton, que recebeu a bandeirada 13 segundos atrás de seu companheiro de equipe Charles Leclerc.

Hamilton foi ofuscado por Leclerc desde o auge de sua primeira vitória na Sprint como piloto da Ferrari. O monegasco o superou em quatro posições e manteve sua posição durante a corrida.

O resultado é que Hamilton permanece abaixo do piloto da Williams, Alex Albon, no campeonato antes do GP do Bahrain. Sua desclassificação na China por ter desgastado mais a prancha do assoalho que o permitido, fez que ele esteja com uma média de apenas cinco pontos por fim de semana até agora.

O carro de F1 2025 da Ferrari tem uma janela de trabalho muito específica – assim como a Mercedes do ano passado
A Ferrari e Hamilton pareciam a classe do grid nas sessões de Sprint em Xangai, mas, de outra forma, eles frequentemente pareciam ser a quarta equipe mais rápida. Como o desempenho pode variar tanto?

De acordo com o Bild, “a Ferrari não é um carro ruim”, mas “a janela de trabalho é muito específica”. Isso significa que o carro é apenas um concorrente dentro de parâmetros estreitos – seja acerto, temperatura ou condições da pista.

Hamilton “não gosta disso nem um pouco”, tendo sido atormentado por um problema semelhante na Mercedes em 2024. Falando com a Autosport no verão passado, ele descreveu o W15 como “muito imprevisível”.

Lewis Hamilton não “gosta” de um problema que a Ferrari está enfrentando este ano

Além do relatório do Bild, a AutoRacer acrescenta que a Ferrari está lidando com uma “traseira solta” no SF-25. Leclerc gosta de traseira mais solta, portanto pode pilotar com sua tocada natural.

Falando antes do início da temporada, o especialista da Sky alemã, Ralf Schumacher, disse que Hamilton “precisa ficar pensando o tempo todo” num carro com traseira solta. Isso cronicamente prejudica sua confiança no carro.

Com certeza, Jacques Villeneuve disse durante a cobertura do GP do Japão que a Ferrari de Hamilton “derrapava bastante”. Isso também tem o efeito de aquecer demais os pneus, então isso “o prejudica demais”.

A Ferrari teve que aumentar a altura do carro para o Japão depois que o desgaste excessivo da prancha fez com que Hamilton fosse desclassificado do GP da China. Abaixar o carro ajuda bastante pregar a traseira, mas corre-se o risco de desgastar mais a prancha, então isso também é uma fonte de frustração.

Fred Vasseur, chefe da Scuderia, disse que mesmo assim a diferença para a McLaren é de cerca de 3 décimos por volta e tem atualizações a caminho para tentar resolver os problemas.

Mas em sua busca para que a Scuderia busque o título, o chefe da Ferrari insistiu que não há solução mágica para a competitividade.

“Nós definitivamente traremos atualizações em breve”, Vasseur disse aos membros da mídia. “Mas primeiro temos que consertar os problemas de equilíbrio para aproveitar ao máximo este carro.”

“Ainda temos potencial que podemos usar agora, e no momento não faz sentido. Mas mesmo quando as atualizações vierem, não haverá milagres para nós e para os outros. Temos que dar um passo de cada vez.”

O problema do assoalho que assola a Ferrari: qual é o revés da equipe antes do Bahrain?

As novas atualizações da Ferrari visam dar ao carro uma janela de trabalho melhor para explorar faixas de configuração e opções, o que deve, em teoria, torná-los melhores em uma gama mais diversificada de pistas.

Além disso, visa corrigir o problema que a equipe tem com a altura do carro em relação ao solo. Os engenheiros da Maranello acreditam que projetaram um assoalho que deve ser bom em velocidades mais altas, mas isso ainda não se materializou.

Um problema com a forma como o assoalho está gerando downforce significa que a equipe tem que elevá-lo mais acima do solo para evitar desgaste excessivo da prancha, o que levou à desclassificação de Hamilton na China.

De acordo com Funoanalisitecnica.com, a equipe também está lutando contra problemas de falta de equilíbrio e desempenho puro nos dois carros; outra área que as novas atualizações visam combater

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.