Fred Vasseur especifica uma das grandes vantagens em ter Lewis Hamilton

quarta-feira, 10 de julho de 2024 às 14:23

Frederic Vasseur e Lewis Hamilton

Lewis Hamilton assinou com a Ferrari na esperança de vencer novamente na F1, mas voltou ao degrau mais alto do pódio com a Mercedes no último fim de semana no GP da Inglaterra. E isso tem gerado uma série de especulações sobre se o heptacampeão estaria arrependido.

Perguntado em Silverstone sobre isso, Hamilton respondeu: “Não, apesar de eu amar a Mercedes, estar com eles desde meus 13 anos e ser um fã, tenho zero arrependimento.”

O chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, também questionado sobre o mesmo assunto, falou sobre a duração do contrato de Lewis Hamilton com a equipe antes de sua mudança para a Itália.

Hamilton decidiu antes do início da temporada atual aceitar a abordagem dos Vermelhos. Ele já havia sido cortejado pelos italianos no passado, mas sempre optou por ficar com a Mercedes – porém, desta vez ele decidiu que era o momento certo para uma mudança e as pessoas continuam se perguntando o que o fez mudar de ideia.

Ele correrá pela primeira vez pela Ferrari em março próximo, aos 40 anos. Resta saber se sua escolha será a certa – quando ele fez isso, a Mercedes estava no meio de sua pior fase em uma década, enquanto a Ferrari estava melhorando, mas os Prateados parecem agora ter ultrapassado os seus rivais em termos de competitividade, pelo menos nas últimas corridas.

Em declarações ao Financial Times, o chefe da equipe, Vasseur, regozijou-se com o fato de o heptacampeão de F1 ter escolhido se juntar ao seu projeto. Ao fazer isso, ele deu a entender que Hamilton concordou em passar três temporadas na Ferrari, com apenas a confirmação de um acordo “plurianual” sendo tornada pública no momento do anúncio, no início de fevereiro.

O francês disse: “Lewis é muito importante porque envia uma mensagem positiva ao paddock para o futuro da equipe. Depois que explicarmos e ele o que estamos fazendo na equipe e como estamos fazendo, ele teve que fazer uma escolha: ‘Onde tenho maiores chances de ganhar outros títulos mundiais em 2025’. 26, ’27?’ E ele disse: ‘Ferrari’.”

Vasseur: Lewis Hamilton atrai outros talentos

Vasseur acha que sua equipe tirará muito mais proveito de sua nova estrela. Por ser um dos melhores pilotos de todos os tempos e uma pessoa agradável para se trabalhar, o chefe da Ferrari tem convicção de que a presença de Hamilton em Maranello ajudará a atrair os melhores talentos em outras áreas, tendo anteriormente enfrentado muitas dificuldades para fazê-lo devido a desvantagens geográficas.

Ele acrescentou: “Para nós, além do piloto espetacular que ele é, a chegada dele também tem sido a melhor maneira de atrair ótimas pessoas. Temos boas pessoas na Ferrari, mas quero reforçar: a maioria dos técnicos de F1 está no Reino Unido.”

“Se você mudar da Mercedes em Brackley para a Red Bull em Milton Keynes, você mantém as crianças na mesma escola e pode continuar morando na mesma casa. Mas mudar a família para outro país é uma mudança de vida. A mudança de Lewis já está nos ajudando nisso”.

Vasseur também agiu para tornar Maranello um lugar mais atraente para se trabalhar, eliminando a “cultura da culpa” que prejudicou os esforços da equipe nos últimos anos. Ele explicou: “Se você fica assustado com a capacidade de assumir riscos, você não obtém margens em todos os lugares e, no nosso negócio, você pode ter cinco carros em um décimo de segundo. Passei os últimos 15 meses pressionando todo mundo porque quanto mais nós assumirmos riscos, melhor seremos na gestão deles.”

“Estou muito satisfeito com o avanço. Na Ferrari, não precisamos ter medo das consequências do que estamos fazendo. A equipe, talvez no passado, ficava um pouco assustada com as forças externas. Mas é meu trabalho administrar isso – forçá-los a serem um pouco mais agressivos e então assumir os erros quando estamos cometendo erros, sem a necessidade de apontar dedos.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.