Fred Vasseur diz que Ferrari SF-23 pode melhorar muito ainda

quarta-feira, 12 de abril de 2023 às 19:33

Carlos Sainz

O chefe dos Vermelhos, Fred Vasseur, insiste que a Ferrari não está em crise, apesar de 2023 ser o pior início de temporada da Scuderia – em termos de pontos – desde 2009.

Apesar de improvável, isso pode mudar, caso a FIA decida reverter a punição bizarra que Sainz tomou na Austrália, que o jogou de P4 para fora dos pontos. Uma vez que os comissários da FIA decidiram que aquela relargada onde Sainz e Alonso bateram não valeu, então a batida também não deveria valer.

Red Bull melhor em tudo

De qualquer maneira, Vasser acha que existem “muitas” possibilidades de melhora do SF-23 sem que seja necessário uma versão B do carro, apesar das palavras duras de Sainz:

“No momento, a Red Bull é superior em tudo. Com a mudança do regulamento, pensamos que seria normal o carro ficar um pouco mais lento. E pensamos que com as compensações que fizemos, os alvos estavam OK e seríamos rápidos.”

“Chegamos ao primeiro teste e imediatamente vimos que nossos adversários não sofreram com a mudança de regulamento, estão muito mais rápidos do que no ano passado e isso nos deixou pensando no que nós não acertamos”.

Sem versão “B”

Mas Vasseur não pensa assim: “O SF-23 mudará de direção no desenvolvimento, mas não no conceito do carro: “Fazer um novo projeto durante a temporada, começar do zero, fazer um carro novo com o limite de orçamento a ainda considerando a restrição do tempo do túnel de vento, não digo que seja impossível, mas é muito difícil.”

“Além disso, do nosso lado, temos a sensação – e espero que estejamos certos, que estamos indo na direção certa – que ainda temos muito espaço para melhorias no carro. Enquanto ainda formos capazes de desenvolver o carro para ganhar pontos na aerodinâmica, para obter um melhor equilíbrio, para obter uma melhor estabilidade e assim por diante, acho que faz sentido avançar nessa direção”.

As corridas de Imola e Barcelona – no final de maio e início de junho -, são onde devem chegar mais atualizações no assoalho, mais radicais do que as mudanças vistas na especificação usada na Austrália.

Outra evolução deverá dizer respeito à suspensão, apontada como o ponto fraco do SF-23. Graças aos seus desenhos de suspensão, a Red Bull consegue ter uma configuração mecânica que lhe permite ter uma altura mais constante do solo para sempre fazer com que o assoalho funcione de maneira ideal, sem ser muito rígido. É por isso que o RB19 não é apenas uma joia aerodinâmica, mas também a combinação perfeita de aerodinâmica e mecânica.

Será difícil ver grandes passos nessa frente no SF-23, pois é um trabalho que requer uma importante mudança de desenho. No que diz respeito à suspensão traseira, os desenvolvimentos – uma carcaça revisada dos triângulos superiores, para gerenciar o fluxo de ar de maneira diferente – estavam previstos para Barcelona, mas podem chegar antes. Mas não será uma atualização revolucionária. Para 2023, os Vermelhos já haviam trabalhado na mudança geométrica da suspensão traseira durante o inverno, com a adoção de um novo desenho multilink.

Atualizações antecipadas

A verdade é que as principais equipes devem chegar a Baku com mais atualizações que tinham sido previstas antes do início da temporada, já que ninguém imaginava que a Red Bull fosse, este ano, aumentar ainda mais a grande diferença que já tinha em 2022.

Aston Martin, Ferrari e Mercedes estão muito mais próximas da Red Bull em classificação do que em corrida, que é quando as vantagens do RB19 são acentuadas. Muitas das deficiências da Ferrari, Mercedes e Aston Martin são compensadas pela aderência extra dos pneus macios na classificação.

O objetivo certamente é ter um carro veloz também em corrida, aspecto que já faltava no F1-75 de 2022 e com seu sucessor, algo que a Ferrari precisará resolver se quiser ter chance de brigar com suas adversárias.

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.