Fred Vasseur aponta pneus como maior diferencial de desempenho na Fórmula 1
quarta-feira, 4 de junho de 2025 às 19:24
Frederic Vasseur
O chefe da equipe Ferrari, Fred Vasseur, acredita que compreender e gerenciar os pneus fornecidos pela Pirelli é hoje o maior fator de desempenho na Fórmula 1 — mais decisivo, inclusive, do que as controversas asas flexíveis.
A declaração de Vasseur veio após o GP da Espanha, onde entraram em vigor novos testes de flexão da asa dianteira, implementados pela FIA. A medida visava coibir possíveis abusos aerodinâmicos, com a McLaren antes sendo apontada como a equipe mais impactada pelas novas diretrizes.
Zero impacto na McLaren
Mas o que aconteceu, no entanto, é que a equipe inglesa surpreendeu ao dominar completamente o fim de semana em Barcelona, com uma dobradinha, liderança em todas as sessões e uma volta mais rápida 1,2s à frente da Red Bull de Max Verstappen.
Apesar de, antes da corrida, considerar as mudanças nas asas como um possível “divisor de águas”, Vasseur afirmou que a leitura dos pneus continua sendo um desafio técnico mais impactante.
“Não se pode tomar Mônaco como referência, está um pouco fora do escopo das corridas”, comentou Vasseur, ao ser questionado pela imprensa, sobre o primeiro fim de semana com as novas regras.
O dirigente destacou que, ainda que alterações aerodinâmicas possam ter algum efeito no desempenho, a variabilidade dos compostos da Pirelli impõe um obstáculo mais complexo às equipes:
“Mesmo que você altere o desempenho do delta em um décimo, isso pode fazer uma grande diferença em termos de posição. Mas não em comparação com a McLaren, que está dois ou três décimos à frente.
Se você observar a corrida na volta 40, estávamos cinco segundos atrás de Norris. Isso mostra que nosso ritmo está bem melhor do que há algumas corridas, como em Miami.”
Todos tem o mesmo problema para alcançar a McLaren
Vasseur ressaltou que o desempenho geral das equipes está mais condicionado à capacidade de entender o comportamento dos pneus do que às soluções aerodinâmicas atualmente em discussão.
“Todos temos o mesmo problema com os pneus e seus compostos. Precisamos entender melhor isso para alcançar consistência e desempenho. Temos muito mais a aprender sobre pneus do que sobre a diferença delta da asa dianteira.”
Para o chefe da Ferrari, a aerodinâmica segue sendo relevante, mas não é o fator central no atual momento da F1:
“Não é o maior fator de desempenho. Claro, um décimo pode mudar completamente o grid, mas o conhecimento dos pneus é o verdadeiro diferencial.”
Com essa visão, Vasseur reforça a complexidade da atual era da Fórmula 1, onde a leitura precisa dos pneus pode ser o fator decisivo entre a vitória e o meio do pelotão.
asas flexíveis, desempenho F1, ferrari, fia, formula 1, fred vasseur, gp da espanha, mclaren, pneus pirelli
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.