Franzoni “sobe de turma” e corre na F-Renault Eurocup

sábado, 26 de janeiro de 2013 às 10:01
Victor Franzoni em 2012

Victor Franzoni

Com a ambiciosa meta de terminar a temporada entre os três primeiros do campeonato, o paulista Victor Franzoni disputará a Fórmula Renault Eurocup pela Koiranen Motorsport. O piloto de 17 anos, que já defendera a equipe finlandesa na Fórmula Renault Alps em 2012, continua com a carreira planejada pela Novac Sports, empresa de marketing esportivo comandada por Guto Negrão, e se diz preparado para o novo desafio. “Fui muito bem nos testes do fim do ano em Barcelona, Alcaniz e Valência. A equipe é forte, uma das melhores da Eurocup, e acho que tenho todas as condições de alcançar os meus objetivos, até brigando pelo título”, sustenta.

Franzoni ficou em 11º na classificação geral da Fórmula Renault Alps, mas teve a campanha comprometida pelo espetacular acidente sofrido na etapa de Spa-Francorchamps que o deixou afastado das pistas por três meses em virtude de um ferimento na perna direita. Curiosamente, no entanto, os melhores resultados vieram no regresso ao cockpit. Neste ano, por força do regulamento, cada equipe poderá inscrever apenas três carros – o mineiro Guilherme Silva e o holandês Nyck de Vries serão seus companheiros. Na Fórmula Renault Alps, a Koiranen inscreveu seis pilotos.

Apesar da confiança, Franzoni – que aos 15 anos se tornou em 2011 na Fórmula Futuro o mais jovem vencedor de uma corrida válida por campeonato brasileiro – não tem ilusões a respeito das dificuldades que deverá encontrar. “O campeonato é mais forte que o da Alps. Além disso, o carro é inteiramente novo. Passou a ser produzido pela Tatuus e, graças aos novos componentes em fibra de carbono, deve ficar em média dois segundos mais rápido veloz que o anterior da Caparo.”

Franzoni terá dois adversários complicados dentro de casa. Silva foi o segundo e último campeão da Fórmula Futuro e de Vries integra o programa de formação de pilotos da McLaren, além de ser empresariado por Anthony Hamilton, pai do astro inglês Lewis Hamilton. Franzoni, no entanto, diz que as nacionalidades não fazem diferença. “São apenas dois pilotos a mais que eu terei de superar”, garante.

O calendário será composto por sete rodadas duplas, todas abrigadas no guarda-chuva da World Series by Renault e cuja principal atração é a Fórmula Renault 3.5. A primeira etapa está marcada para 27 e 28 de abril em Alcaniz (Espanha), mas antes as equipes passarão por três baterias de testes de pré-temporada, começando por Paul Ricard (França) a 5 e 6 de março. Até lá, Franzoni pretende intensificar a preparação física e apurar os reflexos no kart. No próximo fim de semana, participará do torneio SKB nas categorias graduados e shifter.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.