Franz Tost revela porque tinha feito comentários chocantes no início da temporada

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023 às 15:01

Franz Tost

Franz Tost substituiu vários engenheiros após a primeira corrida da temporada de 2023 no Bahrain, pois não “confiava mais neles”.

O recente final da temporada de 2023 em Abu Dhabi encerrou o período de 18 anos de Franz Tost como chefe da equipe AlphaTauri, e desde então ele revelou a história por trás desse comentário chocante.

A gestão de Tost na equipe irmã da Red Bull começou logo no início de sua jornada na Fórmula 1 em 2006, quando colocaram a dupla Scott Speed ​​e Vitantonio Liuzzi.

Desde então, a equipe baseada em Faenza passou a ter algumas das estrelas mais brilhantes do esporte correndo por eles, como Sebastian Vettel, Max Verstappen, Daniel Ricciardo, Carlos Sainz, Alex Albon e Pierre Gasly.

Tost supervisionou tudo, mas agora é a hora do ex-diretor de corrida da Ferrari, Laurent Mekies, assumir a chefia da equipe.

A iminente reformulação da equipe AlphaTauri, que até vai mudar de nome, marca o início de um novo começo para a equipe, que tem muito a agradecer a Tost.

Sob a orientação de Tost, Vettel e Gasly conquistaram suas primeiras vitórias na F1, que ocorreram em Monza.

Embora Tost tenha tantas boas lembranças da equipe, não é segredo que os últimos dois anos foram incrivelmente desafiadores.

Com exceção das últimas corridas da temporada de 2023, a AlphaTauri estava frequentemente na parte inferior da hierarquia, em grande parte devido a ter optado por seguir o seu próprio caminho de desenvolvimento.

Tentar se afastar da Red Bull foi o maior erro da equipe, fazendo com que Tost entrasse em ação logo no início da campanha recém-concluída.

Após a abertura da temporada no Bahrain, Tost disse de forma chocante à mídia que não “confiava” em seus engenheiros do departamento aerodinâmico da equipe, que lhe disseram antes da temporada que o AT04 “seria fantástico”.

Até a equipe começar a inspirar-se na Red Bull, o AT04 era lamentável, com Tost substituindo aqueles que lhe disseram que o AT04 seria um grande carro.

Desde que os substituiu, ele admite que as atualizações introduzidas ao longo da temporada “funcionaram de forma aceitável”.

“Os engenheiros a quem me refiro; eles entenderam”, disse Franz.

“Vou contar a você a história de fundo.”

“Nosso carro no ano passado não era competitivo. Aí eu falei que tínhamos que fazer alguma coisa, porque não posso aceitar que a gente fique andando no fundo do grid, quero estar pelo menos disputando no meio do pelotão.”

“‘Sim, sim. Estamos trabalhando muito e temos soluções. Sabemos exatamente o que temos que fazer”, eles disseram.

“Eu os visitei no departamento aeronáutico. Eles me falaram sobre números e disseram ‘o carro será fantástico. Desempenho realmente bom, números muito bons em CFT, bem como no túnel de vento, e blá, blá, blá.”

“Depois viemos para o Bahrain e não precisei esperar pela corrida. Eu já sabia depois do teste que não estávamos em lugar nenhum.”

“Então fiquei chateado e perguntei a eles: ‘o que está acontecendo?’

“’Oh, você sabe, uma atualização está chegando.’

“Eu disse: ‘Não me importo com uma atualização. Este carro já devia ter um desempenho melhor.”

“Então, na sua coletiva de imprensa, fui questionado sobre isso e eu disse: ‘Não confio mais neles’.

“Se eu não confiar mais nas pessoas, elas estão fora. Este foi o caso.”

“Nós os mudamos e trouxemos algumas pessoas novas, então esperamos que eles fizessem um trabalho melhor no departamento aerodinâmico.”

“Devo dizer que todas as atualizações que trouxeram depois funcionaram de forma bastante aceitável.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.