Foto vazada de Hamilton no parque fechado causa intriga

terça-feira, 24 de maio de 2022 às 10:46

Lewis Hamilton

Uma foto vazada de Lewis Hamilton atrás do carro de Sergio Perez após o GP da Espanha provocou intriga sobre uma potencial violação das regras de parque fechado.

Em Interlagos, Max Verstappen foi visto tocando na asa traseira de Hamilton depois da classificação, o que posteriormente lhe rendeu uma multa de 50 mil euros.

A foto de Barcelona parece ter sido tirada algum tempo depois da cerimônia do pódio, já que os carros haviam sido movidos de onde haviam parado inicialmente após a bandeirada e colocados lado a lado no parque fechado.

Um vídeo que apareceu online mais tarde parece mostrar Hamilton fazendo o máximo para evitar tocar na asa.

Hamilton foi chamado para um teste anti-doping de rotina imediatamente após a corrida, portanto teve de comparecer ao centro médico do circuito.

Portanto, parece que a foto foi tirada quando ele estava retornando do teste, muito tempo depois da cerimônia do pódio.

Pelo ângulo, não está inteiramente claro se Hamilton realmente estava tocando na asa ou simplesmente passando por trás dos carros e das grades além deles.

Também pode haver uma questão de momento e se os carros já estavam oficialmente sob condição de parque fechado, apesar de normalmente eles serem levados por suas equipes assim que são liberados pela FIA.

A atitude de Verstappen no Brasil violou o Artigo 2.5.1 do Código Esportivo Internacional da FIA, que afirma: “Dentro do parque fechado, só os oficiais designados podem entrar. Quaisquer operações, checagens, ajustes ou reparos não são permitidos a menos que haja autorização dos mesmos oficiais ou do regulamento relevante”.

Naquela ocasião, houve um elemento extra na história porque a asa de Hamilton foi reprovada na inspeção.

Os comissários examinaram as imagens onboard de vários carros no parque fechado, além de um vídeo feito por fãs e postado online.

Os comissários concordaram que Verstappen tocou no carro da Mercedes, mas sem colocar nenhuma força na asa, então não havia contribuído para a reprovação na inspeção.

Entretanto, eles deixaram claro em seu veredicto que Verstappen não deveria ter tocado no carro, aplicando uma multa de €50 mil.

Eles notaram: “Está claro para os comissários que se tornou um hábito dos pilotos tocar nos carros depois da classificação e da corrida”.

“Essa também foi a explicação de Verstappen, de que foi simplesmente o hábito de tocar naquela área do carro que tem sido um ponto de especulação entre as duas equipes nas últimas corridas”.

“Esta tendência geral tem sido vista como amplamente inofensiva, portanto não é uniformemente policiada. De qualquer modo, é uma violação do regulamento de parque fechado com um potencial significativo de causar danos”.

“Não houve nenhum dano direto neste caso, na opinião dos comissários, e não existe nenhum precedente de punições para isso, mas é uma violação do regulamento e tem potencial para consequências sérias, então os comissários decidiram tomar uma atitude e aplicar uma multa de €50 mil”.

“Os comissários também avisam que todas as equipes e pilotos devem saber que futuras violações podem resultar em penalizações diferentes dos comissários destes eventos”.

A FIA esclareceu um pouco mais a questão no regulamento esportivo da Fórmula 1 neste ano. O Artigo 60.5 diz que “os pilotos não devem interferir de nenhuma maneira nos protocolos de parque fechado”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.