Fórmula Inter – Mineiro Marcelo Henriques conquista novamente a pole

sábado, 28 de janeiro de 2017 às 16:22
Marcelo Henriques

Marcelo Henriques

A história se repetiu e o mineiro Marcelo Henriques (34 anos) conquistou novamente a pole position na Fórmula Inter, nova categoria de monopostos que faz sua segunda prova neste domingo (29/1), a partir das 11h45, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, como uma das atrações do Campeonato Paulista de Automobilismo. Só que desta vez com um contorno dramático. Sua melhor marca (1min52s190) foi conquistada na última passagem, depois de ter recorrido ao box da modalidade para solucionar um problema mecânico.

“Esta pole foi mais emocionante. Tive problema na embreagem, mas os mecânicos da Fórmula Inter foram super rápidos e eficientes. Conseguiram me colocar na pista novamente, já que foram apenas 15 minutos de classificação. Consegui dar duas voltas lançadas e o tempo veio. A temperatura do asfalto estava muito quente e por isto os tempos foram altos, os carros estavam escorregando bastante”, comentou o piloto de Juiz de Fora, que já correu de kart e Stock Jr.

Ao seu lado vai largar Daniel Mageste (31 anos) fluminense de Volta Redonda e estreante no automobilismo. “Agradeço a Deus e aos meus pais em primeiro lugar, e aos meus amigos e apoiadores pela oportunidade de frequentar a Incubadora Fórmula Inter e estrear nesta prova. Estou muito feliz e cada vez mais apaixonado por este carro maravilhoso. Ainda tenho muito o que tirar de minha tocada, dá pra melhorar muito”, comemorou o tricampeão carioca de Kart F-400.

Vencedor da primeira prova da história da Fórmula Inter e líder do campeonato, o carioca Gustavo Coelho vai largar da terceira fila, com o sexto tempo. “Na etapa passada contei com a sorte em vários momentos, que me faltou agora. Desta vez o meu carro foi perdendo rendimento. Vamos verificar o que aconteceu e fazer uma corrida de recuperação amanhã (domingo)”, planeja o piloto de 27 anos, que na sua estreia havia largado em segundo. A segunda fila será composta pelo americanense Pedro Aguiar, com o terceiro tempo, e o fluminense Raphael Figueiredo. Com o quinto tempo sai o paulista Alexandre Galassi. O piloto de Rally Marcelo Zebra é o sétimo no grid.

Confira os tempos do grid de largada da segunda etapa da Fórmula Inter: 1) Marcelo Henriques (MG), 1min52s190; 2) Daniel Mageste (RJ), 1min52s848; 3) Pedro Aguiar (SP), 1min53s732; 4) Raphael Figueiredo (RJ), 1min53s894; 5) Alexandre Galassi (SP), 1min54s082; 6) Gustavo Coelho (RJ), 1min55s471; 7) Marcelo Zebra (SP), 1min56s076.

Classificação da Fórmula Inter: 1) Gustavo Coelho (RJ), 32; 2) Luiz Menezes Junior (SP), 29; 3) Raphael Figueiredo (RJ), 27; 4) Marcelo Zebra (SP), 25; 5) Alexandre Galassi (SP), 23; 6) Marcelo Henriques (MG), 21; 7) Pedro Aguiar (SP), 2.

Fórmula Inter, a novidade

A Fórmula Inter tem excelente relação custo/benefício, já que adota o modelo em que o competidor paga pelo aluguel do equipamento e dos serviços, e ao chegar à pista para competir encontra o carro pronto para sentar e pilotar. Todos os monopostos são propriedades da Formula Inter, e portando, são mantidos pela mesma, garantindo qualidade, segurança e equilíbrio através do sorteio dos carros a cada corrida. O custo da temporada é equivalente a R$ 13.990 por prova. A modalidade oferece a todos os seus participantes acesso à Academia F.Inter, que ministra aulas de mecânica, dados, pilotagem, media training, marketing, entre outras disciplinas complementares para quem deseja se aprimorar na profissão.

O F-Inter MG-15 foi projetado e construído por José Minelli, com a experiência de mais de 45 anos no automobilismo brasileiro, e certificado por engenheiros de universidade nacional, que se valeram das melhores práticas construtivas e dos mesmos softwares utilizados pelos principais fabricantes de veículos de competição em todo o mundo, e dos mais resistentes e avançados materiais, privilegiando a segurança, performance e competitividade. Cerca de 95% dos componentes do carro foram desenvolvidos e produzidos na fábrica da Formula Inter na região do Autódromo de Interlagos, e foram adotadas soluções sustentáveis como combustível etanol e tinta a base de água.

O Fórmula Inter utiliza rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13 polegadas, com tala 8″ na dianteira e 11″ na traseira, que recebem pneus slick Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros. O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6.000 rpm, alimentado por etanol, acoplado a caixa de câmbio nacional com 5 marchas em “h”. A velocidade máxima em Interlagos é de 220 km/h.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.