Fórmula E: Rowland garante vitória em casa para a Nissan

domingo, 18 de maio de 2025 às 8:10

Oliver Rowland

Oliver Rowland, da Nissan, recuperou-se para garantir a vitória em casa para a equipe japonesa, na corrida da Etapa 9 do E-Prix de Tóquio de 2025, conquistando seu quarto triunfo na Temporada 11.

O pole havia caído para sexto durante um salto tardio para o MODO DE ATAQUE, mas conseguiu fazer valer os segundos finais de seu último impulso obrigatório de 50 kW com tração nas quatro rodas, ao passar pelo então líder, o atual campeão Pascal Wehrlein. O piloto da Porsche apertou Rowland na defesa das curvas 15 e 16, mas não conseguiu segurá-lo.

Três poles, dois pódios e agora uma vitória nas três corridas da Fórmula E em Tóquio para Rowland, para a alegria de muitos nas arquibancadas que vestiam o vermelho da Nissan.

Wehrlein terá que se contentar com o segundo lugar após manobra tardia, apesar de seus melhores esforços para se agarrar à P1, enquanto Dan Ticktum (Cupra Kiro) ficou lamentando uma aparição tardia do Safety Car, que arruinou suas chances de melhorar  o seu já inédito pódio. Poderia ter sido mais, com o britânico tendo mais energia que a dupla à frente, mas Ticktum ficou mais do que feliz em garantir sua primeira taça na Fórmula E – e a melhor posição da equipe desde o E-Prix da Cidade do México de 2018.

Jake Dennis (Andretti) fez um progresso furtivo no meio do pelotão com o uso perfeito do MODO DE ATAQUE e algumas manobras inteligentes no caminho para subir do 14º lugar no grid no apagar das luzes.

Lucas di Grassi deu sequência a uma forte exibição na Classificação para a Lola Yamaha ABT, com um quinto lugar na bandeirada, enquanto Jean-Éric Vergne completou os seis primeiros com seu DS PENSKE.

Rowland amplia ainda mais a vantagem, à medida que o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 2024/25 passa da metade. Ele agora está com 161 pontos, contra 84 de Wehrlein.

A Nissan está à frente da Porsche nos Campeonatos Mundiais de Equipes e de Fabricantes, enquanto nos dirigimos para a rodada dupla em Xangai, em 31 de maio e 1º de junho.

Como aconteceu
Rowland largou bem e liderou nas duas primeiras curvas, enquanto Ticktum foi forçado a fazer manobras defensivas sob pressão do atual campeão Wehrlein.

Barnard, da Costa e Hughes estavam entre os primeiros da dianteira a saltar para o primeiro dos dois reforços obrigatórios de 50 kW do MODO DE ATAQUE, com tração nas quatro rodas, na volta 7, e os demais – exceto o líder Rowland – uma volta depois.

Ticktum fez uma manobra para assumir a liderança da corrida na curva 1 na volta 8, conseguindo manter o MODO DE ATAQUE. Barnard seguiu na curva 15 depois que Rowland apertou o novato da NEOM McLaren – uma manobra inteligente de um piloto destemido.

Wehrlein foi o próximo a despachar o Nissan – o atual campeão fez uso de seu impulso de 50 kW para tomar o segundo lugar de Barnard momentos depois.

Após breve Bandeira Amarela em Todo o Circuito, na 12ª volta, por conta dos detritos da Mahindra de Nyck de Vries., Ticktum disparou com Wehrlein, Barnard, Rowland, Mortara, di Grassi, Nato, Bird, Vergne e Hughes entre os 10 primeiros.

Wehrlein ultrapassou Ticktum para assumir a liderança na volta 17, saindo da curva 15, enquanto Rowland finalmente saltou para sua primeira implantação do MODO DE ATAQUE, deixando-o em sexto lugar.

O progresso de Cassidy no MODO DE ATAQUE continuou quando ele passou pelo Nissan e assumiu a quinta posição no início da 18ª volta – um grande progresso a partir da 13ª posição no grid.

Rowland retribuiu o favor meia volta depois e recuperou a posição – a Nissan apostou em uma ativação do MODO DE ATAQUE por 6 minutos para empurrar o líder da classificação de volta ao pelotão.

Dennis foi o próximo a fazer valer a ativação do MODO DE ATAQUE – o britânico subiu para quinto e ultrapassou Rowland antes de passar Mortara por fora e chegar em quarto na curva 1 da volta 21, depois de ter largado na 14ª posição.

Rowland e Cassidy fizeram seu último MODO DE ATAQUE no início da volta 22. Ele ganhou terreno para chegar ao segundo lugar em meio ao grupo da frente que estava fazendo sua segunda implantação do MODO DE ATAQUE, com Rowland tendo pouco menos de um minuto de seu impulso de 50 kW a mais do que o restante do grupo.

Rowland fez valer esse impulso extra com uma manobra impressionante por fora, com Wehrlein apertando forte na defesa entre as curvas 15 e 16 – o apoio da torcida da equipe da casa recompensou o esforço do britânico.

Assim que Barnard se defendeu dos avanços de Mortara, da Mahindra, ele estava se aproximando de Ticktum para assumir a terceira posição – um salto impressionante que pegou o piloto do Cupra Kiro desprevenido. Mas Ticktum não gostou disso e passou por Barnard na última curva da mesma volta – volta 29 – para retomar o terceiro lugar.

Um final para levantar o público foi amenizado com Mortara batendo em Barnard, que parou no muro na curva 3, forçando um Safety Car. O suíço não gostou muito da defesa anterior de Barnard, ao que parece, mas acabou devidamente penalizado em 5 segundos pelo Controle de Corrida.

Faltava uma volta quando o Safety Car retornou para os boxes – Rowland passou pelo Setor 1, com Ticktum perseguindo o segundo colocado, Wehrlein, com mais energia em mãos.

Mas o piloto da Nissan havia feito o suficiente – outra vitória inigualável, a quarta do ano, no quintal da Nissan, para Oliver Rowland.

Veja o resultado completo do E-Prix de Tóquio de 2025 no link: https://fiaformulae.com/pt-br/results?season=4e287a6d-e2da-471a-9c8a-01141d6a1819&race=70d67d6b-70e9-41a8-aaaa-9cdf63f00226&tab=race

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.