Fórmula E: Piloto indiano e Mahindra dominam Treino Livre de Estreantes de Jeddah
sábado, 15 de fevereiro de 2025 às 9:00
Circuito de Jeddah
Kush Maini, da Mahindra Racing, liderou o Treino Livre de Estreantes em Jeddah, na abertura das atividades para a rodada dupla do E-Prix e Jeddah. O piloto indiano parecia confortável ao volante do carro da também indiana Mahindra, ficando à frente do italiano Gabriele Minì, da Nissan, com o dinamarquês Mikkel Jensen, da Cupra Kiro, em terceiro, apesar de não ter pilotado monopostos desde 2016.
A sessão de 40 minutos começou com a piloto inglesa Jamie Chadwick, tricampeã da W Series, marcando o primeiro tempo, sendo a segunda experiência com o equipamento GEN3 Evo em poucos meses, depois de participar do Teste Feminino de Jarama (Madri).
No decorrer da sessão, porém, Chadwick foi sendo desbancada e, com a bandeira quadriculada acionada, Maini foi o mais rápido com a Mahindra, com Minì fazendo um setor final impressionante para chegar em segundo.
O Teste Livre de Estreantes reuniu ainda pilotos como o campeão de Fórmula 2 de 2023 Théo Pourchaire, além do ex-piloto de Fórmula 1 Daniil Kvyat.
Kush Maini conhece bem a Fórmula E, tendo feito parte da família Mahindra Racing desde 2013, participado do Teste de Novatos de Berlim no ano passado, atuando ainda como piloto reserva da equipe na Temporada 10.
Protegido do bicampeão de Fórmula 1 Mika Hakkinen, Maini também impressionou na Fórmula 2 da FIA, conquistando uma vitória e outros quatro pódios durante sua segunda temporada, e retornará à categoria para disputar o título em 2025.
Jeddah foi a primeira experiência de Maini com o novo carro GEN3 Evo, máquina capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,82 segundo, sendo o monoposto da FIA com aceleração mais rápida, superando até os carros atuais de F1 em 30% na aceleração.
“Com 350 kWh, não dá para comparar com a temporada passada”, disse Maini sobre o novo carro de corrida, que usa tração nas quatro rodas e potência extra ao ativar o MODO ATAQUE.
“As melhorias que fizemos são simplesmente incríveis, foi muito divertido dirigir. Eu realmente me diverti e ultrapassei os limites. É sempre um prazer entrar em um carro de Fórmula E, mas com as atualizações em comparação ao ano passado é de outro nível”.
“É simplesmente incrível, especialmente quando você vai de 300 kWh, onde você tem alguns problemas na saída, até 350 kWh, e o carro não se move na saída, e você realmente consegue encontrar o limite”, concluiu Maini.
Resultado do Teste de Estreantes
1- Mahindra Racing – Kush Maini: 1:17.184
2- Nissan Formula E Team – Gabriele Minì: +0.304
3- Cupra Kiro – Mikkel Jensen: +0.377
4– Maserati MSG Racing – Théo Pourchaire: +0.705
5– DS PENSKE – Daniil Kvyat: +1.181
6- Envision Racing – Zak O’Sullivan: +1.883
7- TAG HEUER Porsche Formula E Team – Thomas Preining: +1.888
8- Andretti Formula E – Jak Crawford: +2.264
9- Jaguar TCS Racing – Jamie Chadwick: +2.620
10- LOLA Yamaha ABT Formula E Team – Tatiana Calderón: +3.729
11- NEOM McLaren Formula E Team – Alexander Dunne: +4.095
estreantes, formula e, jeddah, treino
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.