Fórmula E: Mortara faz pole para corrida inicial de Jeddah; brasileiros no fundo do grid
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 às 12:30A Mahindra Racing conquistou sua primeira Julius Baer Pole Position desde Berlim de 2024, graças aos esforços de Edoardo Mortara no Circuito Corniche de Jeddah. O piloto suíço tocou no muro durante sua volta final, mas ainda assim conseguiu superar Maximilian Guenther, da DS Penske, e garantir a primeira posição no grid para a corrida desta noite na Arábia Saudita (14h05 de Brasília).
Esta é a quarta pole position da carreira de Mortara, e se ele conseguir convertê-la em vitória ainda hoje, poderá se tornar o piloto mais velho a vencer uma corrida na Fórmula E, aos 39 anos.
Pascal Wehrlein largará em terceiro pela Porsche, com Norman Nato tendo uma boa classificação para largar em quarto pela Nissan, seguido por Taylor Barnard, em quinto, com a DS Penske.
Grandes nomes ficaram fora dos Duelos, como o líder do campeonato Nick Cassidy (Citroën Racing) largando em 13º, ou o atual campeão mundial Oliver Rowland (Nissan), em 16º.
Os brasileiros também ficaram fora dos Duelos, formando a penúltima fila do grid: Felipe Drugovich, da Andretti FE, vai largar da 17ª posição, já que Lucas di Grassi vai perder 3 posições por punição e largar do 20º e último posto, com o carro da Lola Yamaha ABT.
Acompanhe o resultado completo da Classifiação neste link:
https://fiaformulae.com/en/results?season=8088703b-96c1-410d-a48b-77fca322334f&race=65d83024-e5f9-4ced-a3e1-2f4f1e81ddd0&tab=qualifying
Final
Esta Final encerrou uma sequência de nove poles consecutivas com motorização de Porsche ou Jaguar. Maximilian Guenther disputando a pole position com Edoardo Mortara. A última pole da Mahindra como equipe ou fornecedora de motores havia sido a de Mortara em Berlim, em 2024, e Guenther também buscava seus primeiros pontos desde a etapa de abertura em São Paulo.
Apesar de um pequeno contato com o muro, Mortara foi o melhor dos dois a largar da importantíssima posição P1. Ele liderará o pelotão na largada, às 14h05 de Brasília (20h05, horário local), na primeira corrida com PIT BOOST da Temporada 12.
Semifinais
Nato fez sua segunda aparição em uma Semifinal desde o início da temporada passada, mas não conseguiu superar Edoardo Mortara, que avançou para a Final dos Duelos da 4ª etapa. Apesar de perder a chance de conquistar a pole position, Nato largará à frente de seu companheiro de equipe, o campeão mundial Oliver Rowland, pela terceira vez em quatro corridas nesta temporada.
A segunda Semifinal foi uma repetição da primeira Final do ano passado, quando Guenther superou Wehrlein para conquistar a pole position e, em seguida, venceu a corrida. Parecia que a história estava se repetindo, com o piloto da DS PENSKE garantindo uma largada na primeira fila ao derrotar o campeão da Temporada 10 e avançar para a final, enquanto Wehrlein não conseguiu uma volta tão precisa.
Quartas-de-final
O primeiro confronto foi entre dois compatriotas franceses: Jean-Éric Vergne contra Norman Nato. Ambos já se enfrentaram três vezes nas Quartas-de-final nesta temporada, mas ainda não venceram nenhum duelo. No entanto, foi Nato quem avançou para a próxima fase das eliminatórias.
Seguindo o padrão de dois compatriotas competindo entre si, foi uma batalha entre suíços, com Nico Müller enfrentando Edoardo Mortara. Embora Müller tenha conquistado sua primeira pole position em Miami na última corrida, não foi o caso hoje, já que Mortara venceu com folga e marcou o melhor tempo.
Maximilian Guenther fez sua estreia em Duelos da temporada, apesar de ter conquistado dois primeiros lugares nas corridas do México e de Miami. Tendo largado na pole position aqui no ano passado, Guenther chegou às Semifinais contra Da Costa, que venceu a primeira corrida da Fórmula E, na Arábia Saudita, em 2018, largando da pole position.
Por fim, foi a vez de Taylor Barnard enfrentar Pascal Wehrlein. Barnard tem a maior porcentagem de vitórias em Duelos entre pilotos com múltiplas participações – 68% – e conquistou sua primeira pole position na Julius Baer. No entanto, hoje foi Wehrlein quem fez a melhor volta e garantiu a sua posição.
Grupo A
Edoardo Mortara foi o melhor do seu grupo, conquistando o primeiro lugar com o tempo de 1m17s378. O piloto da Mahindra foi acompanhado nos Duelos por Norman Nato, Nico Müller (que terminou em segundo, mas teve um tempo de volta deletado e caiu para terceiro) e e Jean Értic-Vergne.
No entanto, um dos maiores destaques da sessão foi que o líder do campeonato, Nick Cassidy, foi forçado a abortar sua volta e se classificou em sétimo, atrás de Jake Dennis (Andretti) e Nyck de Vries (Mahindra), em quinto e sexto, respectivamente.
Grupo B
Pascal Wehrlein liderou o segundo dos dois grupos, seguido de perto por António Félix da Costa e pelos dois diretores esportivos da Penske, Maximilian Guenther e Taylor Barnard.
Apesar de ter liderado a tabela de tempos no segundo treino livre, Dan Ticktum não conseguiu ficar entre os quatro primeiros do seu grupo e foi acompanhado pelo atual campeão mundial, Oliver Rowland, na zona de eliminação. Rowland teve um fim de semana difícil, tendo se sentido mal no início da semana e depois batido com seu Nissan durante o segundo treino livre, danificando a suspensão.
edoardo mortara, formula e
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
