Fórmula E: Jake Dennis vence o campeonato no E-Prix de Londres

sábado, 29 de julho de 2023 às 18:30

Jake Dennis

Jake Dennis, da equipe Avalanche Andretti, sobreviveu a uma corrida louca neste sábado no E-Prix de Londres, onde terminou em segundo, resultado que foi suficiente para garantir a conquista do Campeonato Mundial de Pilotos da ABB FIA de Fórmula E. A competição foi vencida por Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing.

Dennis sobreviveu a duas passagens fracassadas pelo loop de ativação do Modo de Ataque, à forte pressão de seu rival mais próximo, ao dono da pole Nick Cassidy (Envision Racing) e a duas bandeiras vermelhas, tornando-se o primeiro Campeão Mundial britânico da Fórmula E – o primeiro a conseguir o título em casa -, ao mesmo tempo em que selou seu recorde de dez pódios em uma única temporada.

O título de Dennis também é o primeiro da Fórmula E para a Andretti, que está na categoria desde o primeiro dia do campeonato.

Dennis entrou na corrida 24 pontos à frente de Cassidy, que largou na pole position.

O neozelandês liderou os momentos iniciais antes de ceder a liderança na volta 11 a quem seria o vencedor da corrida, Evans, e o segundo lugar ao seu companheiro de equipe, Sébastien Buemi. Dennis tinha ultrapassado Cassidy com uma manobra oportunista na última curva, algumas voltas antes, e Cassidy lutou imediatamente contra o Andretti para ultrapassá-lo.

No entanto, com Cassidy rodando na formação, muito perto de Buemi, os pilotos do Envision acabaram fazendo um contato. A asa dianteira do primeiro se soltou e ficou presa sob sua roda dianteira esquerda. Tentaram consertar o carro, mas não foi possível continuar a corrida, e Dennis teve que enfrentar um adversário a menos.

Os restos da carroceria causaram uma breve saída do Safety Car, o que fez com que o pelotão se agrupasse. Dennis, por sua vez, não se mostrou feliz no rádio com Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche), já que o alemão se mantinha em quarto lugar naquela que era também a batalha pelo campeonato por equipes.

O desafio de Wehrlein também ficou pelo caminho com uma saída da pista pouco antes da bandeira vermelha para a recuperação do Nissan de Sacha Fenestraz. Ele e Jake Hughes se enroscaram na curva 1, danificando o Porsche do alemão.

No reinício, Evans assumiu a liderança e Dennis passou para a terceira posição, o que já era suficiente para selar o título. Um movimento excessivamente otimista de Norman Nato (Nissan) na penúltima curva, na volta 34, causou uma reação em cadeia atrás, com vários carros sendo incapazes de evitar a confusão, o que ocasionou outra bandeira vermelha.

Após a nova saída, Dennis só teve que manter a velocidade para garantir o primeiro lugar no campeonato. E assim o fez, ficando em segundo lugar logo atrás de Evans, já que uma penalização para António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) deixou o português fora do pódio, que foi completado por Sébastien Buemi (Envision Racing).

Com tudo isso, Dennis consagrou-se como Campeão de Pilotos com 213 pontos, enquanto Evans é o novo segundo classificado, com 176. A última corrida da temporada será realizada em Londres neste domingo.

O campeonato por equipes ainda está em aberto, com a Envision Racing e a Jaguar TCS Racing empatadas com 268 pontos, seguidas pela TAG Heuer Porsche, com 241, e a Avalance Andretti, com 236.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.