Fórmula E: Guenther lidera dobradinha da DS PENSKE em Xangai
sábado, 31 de maio de 2025 às 10:15Maximilian Guenther liderou a primeira dobradinha da DS PENSKE, enquanto seu companheiro de equipe Jean-Eric Vergne ultrapassou dois carros na última volta para fechar a corrida inicial em Xangai.
O pole position Guenther passou pelo MODO DE ATAQUE e PIT BOOST com energia na mão e uma bem-sucedida vantagem sobre os que estavam ao seu redor para abrir uma confortável distância de 7 segundos na bandeirada.
Taylor Barnard (NEOM McLaren) flertou com a liderança, com quase 2 segundos de vantagem para os demais na volta 21, mas acabou ficando em terceiro. O líder da classificação, Oliver Rowland (Nissan), teve uma volta tardia de aumento de 50 kW no MODO DE ATAQUE, além de tração nas quatro rodas sobre Barnard, mas o próprio Guenther teve 30 segundos de vantagem sobre Rowland – o suficiente para o que acabou sendo a manobra vencedora da corrida na volta 26.
Barnard fez uma manobra avassaladora, por fora, em Rowland, para voltar a passar o Nissan uma curva depois, por dentro, na chicane da volta 27, para o que parecia ser o segundo lugar, mas a pressão tardia de Dan Ticktum (CUPRA KIRO) abriu caminho para Vergne – o bicampeão exibindo sua própria maestria para ultrapassar Barnard e Ticktum e conquistar o segundo lugar na bandeirada, seu primeiro pódio da Temporada 11, deixando a dupla em terceiro e quarto, respectivamente. Tão perto, mas tão longe para Ticktum conquistar mais troféus, tendo largado bem atrás, em 21º.
Rowland terminou em quarto, logo à frente de seu companheiro de equipe na Nissan, Nato, após ter sido retirado do pódio no final.
Tudo isso deixa Rowland mais isolado na liderança, com 171 pontos, tendo Barnard agora em segundo no Campeonato de Pilotos, com 85, à frente de Wehrlein, 84. A Nissan continua liderando as tabelas de Equipes (190 pontos) e Fabricantes (281).
Correremos novamente em Xangai, com a Rodada 11 marcada para começar após as 04h05 do domingo, 1º de junho (15h05 locais).
Como aconteceu
Wehrlein se distanciou da segunda fila do grid para ultrapassar Guenther, que ocupava a pole position, e Barnard, que ocupava a segunda posição. O líder da classificação, Rowland, por sua vez, recuperou cinco posições na primeira volta e ficou em segundo, à frente de Guenther.
Os líderes brigaram bastante, trocando de posições na volta 2, antes de tudo ficar muito acirrado na chicane, com Cassidy sendo o pior, ficando para trás em um meio giro e caindo para o fundo do grid. Rowland, Guenther e Hughes saíram ilesos em meio à chuva de fibra de carbono, liderando o pelotão na volta 4.
Vandoorne foi o primeiro a saltar para o primeiro dos seus dois MODO DE ATAQUE com tração nas quatro rodas e 50 kW extras, subindo para a frente do pelotão na volta 6, aproveitando um pequeno contato entre Hughes e Rowland, que fez ambos tropeçarem.
As posições oscilaram conforme o consumo de energia se intensificava ao longo do primeiro terço da corrida, e o MODO DE ATAQUE começou a entrar em ação. De Vries liderou di Grassi, Rowland, Guenther, Buemi e Vandoorne, os seis primeiros, na volta 9 – enquanto o atual campeão Wehrlein caiu para a 12ª posição na primeira volta do MODO DE ATAQUE.
O piloto da Porsche subiu novamente para a quinta posição ao final de seu primeiro impulso de 50 kW, com Rowland e Guenther ainda tinham ativações. Enquanto isso, de Vries liderava Mueller e Frijns logo à frente, com o piloto da Andretti sendo o primeiro a receber o PIT BOOST no final da volta 12.
Rowland parecia estar empregando a mesma estratégia que usou em Jeddah, durante a primeira corrida do PIT BOOST – indo tarde para seu primeiro MODO DE ATAQUE para conseguir ar limpo na frente antes de parar, com o líder de Vries cobrindo essa estratégia e igualando o britânico. Wehrlein então optou por usar seu segundo impulso de 50 kW – pressionando o restante dos seis primeiros.
O salto inicial de Mueller para o PIT BOOST o deixou bem posicionado, disparando nas voltas rápidas para ganhar tempo suficiente sobre os que ainda não haviam parado, mantendo-se na liderança da corrida. Rowland e Guenther tiveram que pressionar o pé para contra-atacar, e o fizeram devidamente – o suficiente para saírem na frente após suas paradas, na volta 18.
Uma volta depois, Wehrlein, que havia pressionado os líderes antes de sua parada no PIT BOOST, separou Guenther e Rowland para emergir na P2.
Na volta 19, Robin Frijns, que discretamente havia se destacado no pelotão até o quarto lugar, ultrapassou Rowland e assumiu a terceira posição, conquistando 13 posições.
O brasileiro Lucas Di Grassi largou em 19º e havia se recuperado até 3º com seu Lola Yamaha ABT, se estabilizando em 6º por algum tempo. Após o PIT BOOST, porém, recuou no pelotão, terminando em 18º.
Aqueles que ainda não haviam usado o MODO DE ATAQUE final e tinham energia em mãos, optaram por saltar. Barnard ultrapassou o grupo da frente para cortar os líderes na chicane final e se distanciar do pelotão por quase dois segundos na volta 21 – o piloto da NEOM McLaren ultrapassou Guenther, de Vries e Wehrlein.
Seu timing não poderia ter sido melhor, e parecia que ele tinha o suficiente na reserva para afastar Rowland e Guenther, apesar de seus acionamentos tardios do MODO DE ATAQUE. No entanto, a dupla da Nissan se esforçou para rebocar Rowland até a caixa de câmbio de Barnard, com o piloto de Yorkshire mantendo o MODO DE ATAQUE por um minuto sobre o líder Barnard. Na curva 6 da volta 24, ele passou com seus 50 kW, e a tração nas quatro rodas fez a diferença.
Guenther teve meio minuto de MODO DE ATAQUE sobre o próprio Rowland e pressionou o Nissan nas últimas voltas antes de fazer uma contagem de movimento na volta 26 na largada/chegada.
Na volta 27, Barnard fez uma manobra avassaladora sobre Rowland para ficar em segundo, passando por fora de Rowland e subindo pela parte interna do Nissan na chicane, com Ticktum seguindo na briga para subir no último degrau do pódio.
Na última volta, Guenther estava em casa e seco na frente, mas atrás, tudo começou a esquentar. Ticktum pressionou Barnard, com um mergulho na curva 1 seguido de uma manobra na chicane. Ele passou por fora de Barnard, Vergne por dentro da McLaren para ultrapassar Ticktum no processo, assumindo o segundo lugar. Que finalização, e que jeito de garantir a primeira dobradinha da PENSKE.
Link para resultados completos da Rodada 10 do E-Prix Hankook Xangai de 2025: https://fiaformulae.com/en/
Programação e onde assistir ao E-Prix de Xangai de 2025
O E-Prix Hankook de Xangai de 2025 segue agora para a Rodada 11, com cronograma semelhante: Treino Livre 3 às 21h00 de Brasília do sábado, 31 de maio (08h00 de domingo, no horário local), seguido pela Classificação às 23h20 de Brasília (10h20 de domingo, horário local).
A largada ocorre às 04h05 de Brasília no domingo, 1º de junho (15h05, horário local).
Para o Brasil, a transmissão fica a cargo da Band (https://www.band.com.br/) na televisão.
china, formula e, Max Guenther, xangai
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.