Fórmula E: Cassidy brilha em Mônaco e lidera o campeonato

sábado, 6 de maio de 2023 às 16:02

Nick Cassidy

Nick Cassidy (Envision Racing) saltou para o topo do Campeonato Mundial de Fórmula E com uma pilotagem impressionante que o levou da nona posição do grid à vitória em Mônaco.

Cassidy ultrapassou Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) e se afastou seu compatriota até que um Safety Car nos últimos momentos da corrida deu a vitória ao piloto da Envision Racing, que sofreu uma forte pressão do piloto oficial da Jaguar.

A partida de xadrez a 240 km/h foi variando enquanto os líderes lutavam pelo controle e pela marcação do ritmo, mas os movimentos decisivos de Cassidy nos estágios iniciais da corrida foram fundamentais para seu sucesso, especialmente quando o neozelandês posicionou perfeitamente seu I-TYPE 6 na parte exterior da Fairmont na volta 4 para ultrapassar três carros, e mais tarde assumiu a liderança já na volta 7 durante a primeira rodada de ativações do MODO DE ATAQUE. Assim que seu engenheiro deu luz verde para um sprint final de seis voltas, Cassidy não olhou para trás, embora fosse seguido de perto pelo Jaguar oficial de Evans.

O próprio Evans havia subido do sexto lugar no grid para disputar a vitória, e estava logo atrás de Cassidy, até que a entrada do Safety Car a três voltas do fim devido a um incidente entre Sam Bird, seu companheiro de equipe, e Nico Muller, da equipe ABT, parou qualquer ação na pista. A dobradinha da Nova Zelândia selou quatro vitórias consecutivas para o país, um novo recorde na Fórmula E.

Jake Dennis (Avalanche Andretti) não conseguiu acompanhar Cassidy e Evans, mas deve ter seu mérito reconhecido por ter largado do 11º lugar no grid e terminado no degrau final do pódio, um feito e tanto.

Sacha Fenestraz, que havia conquistado a pole position mais cedo, mas a perdeu devido a uma infração técnica e largou em segundo, levou seu Nissan até a quarta posição, incapaz de competir com a combinação de velocidade e eficiência do trio líder. Jake Hughes, que herdou a pole position para a McLaren, cruzou em seguida a linha de chegada. Dan Ticktum aguentou firme apesar de alguns danos em seu NIO 333, conseguindo o sexto lugar.

Pascal Wehrlein, que liderou o campeonato de pilotos desde a visita à Arábia Saudita, terminou em 11º na prova e cedeu a dianteira nos pontos para Cassidy.

Jean-Eric Vergne, outro dos candidatos ao título, se recuperou até a sétima posição, depois de largar do fundo do grid devido às infrações da DS PENSKE na pressão dos pneus que levaram à desclassificação de seus dois carros na qualificação. Stoffel Vandoorne, atual campeão da Fórmula E e último vencedor em Mônaco, também conseguiu subir até a zona de pontos garantindo o nono lugar ao volante do seu DS PENSKE.

Cassidy está agora 21 pontos à frente de Wehrlein com 121 pontos, com Dennis em terceiro e Evans em quarto. A Envision Racing, por sua vez, saltou para o topo da classificação por equipes, 14 pontos à frente da TAG Heuer Porsche, enquanto a Jaguar TCS Racing ocupa a terceira posição.

A temporada da Fórmula E continuará no fim de semana de 3 a 4 de junho com duas corridas em Jacarta, na Indonésia.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.