Formula 1 visa acabar com a regra de “força maior”

sexta-feira, 16 de novembro de 2012 às 9:51

Sebastian Vettel

Os dirigentes da Fórmula 1 estão considerando uma possível revisão das regras da classificação para a próxima temporada a fim de acabar com a ambiguidade sobre o que é uma razão justificável para os carros não completarem suas voltas de retorno aos boxes.

No momento, os pilotos precisam voltar sem ajuda aos pits, a menos que haja um caso de “força maior” que os impeça.

Em Abu Dhabi, a Red Bull argumentou com sucesso que o temor de uma falha do motor provocada por uma potencial falta de combustível de Sebastian Vettel era um caso de “força maior” – apesar de ter sido descoberto posteriormente que não havia combustível suficiente no carro.

Anteriormente neste ano, Lewis Hamilton foi colocado no final do grid no GP da Espanha depois que a McLaren não colocou combustível suficiente em seu carro – e sua alegação de que isso foi uma “força maior” não foi aceita.

As duas situações levaram o caso a ser discutido pelas equipes em uma reunião do Grupo de Trabalho Técnico da FIA na semana passada – e é provável que as regras sejam alteradas para 2013.

O diretor de prova da Fórmula 1, Charlie Whiting, declarou: “Acho que aquele episódio levantou várias questões que foram discutidas. Nós falamos sobre isso no Grupo de Trabalho Técnico na semana passada, e o consenso é remover o termo ‘força maior’ e esclarecer o que é permitido e o que não é”.

“Creio que provavelmente teremos uma regra que não menciona força maior, e simplesmente diz que você precisa ter combustível suficiente no carro se parar no circuito. A FIA vai calcular quanto você usaria se completasse a volta, e se não sobrar o suficiente, haverá uma punição. Acredito que é uma maneira lógica de pensar no assunto”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.