Fórmula 1 vai debater regras depois da farsa na Bélgica

terça-feira, 31 de agosto de 2021 às 12:51

GP da Bélgica

Depois da farsa que foi o GP da Bélgica com os pilotos completando apenas três atrás de um safety car no fim de semana passado, o presidente da FIA, Jean Todt confirmou que os regulamentos serão revistos.

No Twitter, Todt disse que terá conversas sobre a situação na próxima reunião da Comissão de F1, que ocorrerá daqui em 5 de outubro.

“A FIA, junto com a Fórmula 1 e as equipes, revisarão cuidadosamente os regulamentos para ver o que pode ser aprendido e aprimorado no futuro.”

“As descobertas, incluindo o tópico de alocação de pontos, serão adicionadas à agenda da próxima reunião da Comissão de F1 em 5 de outubro.”

A Comissão de F1 é um órgão regulador que compreende membros da FIA, detentores dos direitos comerciais da F1 e as equipes.

Há 30 votos disponíveis – 10 para a FIA, 10 para F1 e 10 para as equipes – e uma maioria é necessária para que os regulamentos sejam apresentados ao Conselho Mundial de Automobilismo para ratificação.

As mudanças de regra para o ano seguinte exigem um total de 26 votos, enquanto os ajustes para a temporada atual exigem uma super maioria de 28 votos.

A infelicidade com o que aconteceu na Bélgica, que Lewis Hamilton rotulou como uma “farsa”, significa que quase certamente haveria apoio suficiente para uma mudança imediata nos regulamentos.

Os ajustes mais prováveis seriam garantir que os pontos não sejam entregues caso os carros não corram uns contra os outros de fato.

Todt deixou claro que a FIA fez de tudo para tentar fazer o GP da Bélgica acontecer no domingo, mas disse que o clima não permitiu que isso acontecesse.

“O GP da Bélgica deste ano apresentou desafios extraordinários para o campeonato mundial de Fórmula 1 da FIA”, disse ele.

“As janelas meteorológicas previstas pelos meteorologistas não apareceram ao longo do dia, e embora uma pequena janela tenha aparecido no final do dia durante a qual houve uma tentativa de iniciar a corrida, as condições pioraram rapidamente de novo.”

“Portanto, devido à falta de visibilidade criada pelo spray atrás dos carros, não pudemos fazer a corrida em condições suficientemente seguras para os pilotos, comissários e também para os bravos espectadores que esperaram por muitas horas na corrida, pelos quais lamento muito e que foi reconhecido por todas as partes interessadas.”

“Os comissários da FIA, com base nas disposições do Código Desportivo Internacional, pararam a competição para ganhar mais tempo e, portanto, mais potencial para dar aos fãs uma corrida de F1.

“Apesar desses esforços, a corrida não pôde ser iniciada depois que as voltas do safety car e os regulamentos existentes foram aplicados corretamente.”

AS - www.autoracing.com.br

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