Fórmula 1 sob risco de perder mais um GP no segundo semestre

terça-feira, 24 de agosto de 2021 às 16:24

Zandvoort

A Fórmula 1 está sob risco de perder mais uma corrida, depois do cancelamento dos GPs da Austrália e do Japão, que ainda não foram substituídos.

Na preparação para o retorno da Fórmula 1 à Holanda, nem todos estão felizes com o evento no Circuito Zandvoort. Nas últimas semanas, o GP já estava sob pressão por causa das, de acordo com muitos, regras “distorcidas” em relação ao COVID-19 para o GP e outros eventos e festivais.

Mas agora também há outra ameaça, uma ação judicial para impedir a corrida por causa do meio ambiente.

Hoje, Johan Vollenbroek e sua organização Mobilization for the Environment (MOB) ouvirão o processo sumário em Haarlem contra o Grand Prix em Zandvoort de 3 a 5 de setembro. “Eu estimo isso em 50 por cento”, disse Vollenbroek no jornal holandês AD Vollenbroek, que está preocupado com as chances de o Grande Prêmio ser cancelado.

Segundo ele, o evento emite muito mais nitrogênio do que a organização quer acreditar. Segundo Vollenbroek, o evento vai emitir dez vezes mais nitrogênio do que o permitido pela licença ambiental. Em processos anteriores, o tribunal decidiu que o GP da Holanda é um evento “de grande interesse público para um esporte de primeira classe” e um “impulso para a economia e o turismo locais”.

Neste procedimento, a proteção dos animais da reserva natural ao redor de Zandvoort não estava em jogo. De acordo com Vollenbroek, isso é muito diferente agora. “Se os padrões de nitrogênio forem excedidos, o juiz não pode argumentar isso”, disse Vollenbroek. “Um motivo imperativo de grande importância pública deve primeiro ser submetido à Comissão Europeia. E isso não aconteceu. Mostramos que as emissões de nitrogênio estão aumentando, enquanto a organização afirma que não. Será uma decisão difícil para o tribunal.”

Própria culpa

A organização de Vollenbroek já ganhou vários processos judiciais relativos à política de nitrogênio, como resultado dos quais vários projetos de construção foram paralisados e a expansão de fazendas foi interrompida. “O circuito fica perto de um parque nacional, uma reserva natural. Se você quiser mantê-lo lá e não em Assen, por exemplo, você sabe que está correndo riscos. Agora que a organização da Fórmula 1 escolheu explicitamente Zandvoort, será culpa deles se tiver que ser cancelada.”

Além da política de nitrogênio, há outra coisa que incomoda Vollenbroek. “Inúmeros eventos não podem acontecer por causa das medidas do COVID-19, mas este pode. Isso é fora do padrão. Todo o setor cultural está sendo cortado e então a Fórmula 1 pode ir em frente? Acho isso incompreensível. Trata-se de pura justiça de classe.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.