Fórmula 1 quer se livrar de Mohammed Ben Sulayem

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023 às 14:41

Mohammed Ben Sulayem

Os chefes da Formula 1 parecem fartos e supostamente querem derrubar o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, e já têm até um sucessor em mente.

A dona da F1, Liberty Media, quer que Ben Sulayem seja removido de sua posição como chefe do corpo diretivo em meio a uma guerra crescente entre as duas partes, de acordo com um relato da Sport1.

O ex-chefe da equipe BAR e Benetton e presidente do Motorsport UK, David Richards, foi sugerido como substituto. O britânico de 70 anos supostamente “está aberto” à ideia.

No entanto, para que Ben Sulayem seja derrubado, é preciso provar “real improbidade”, conforme escreveu a Sport1.

Ben Sulayem se viu no centro de várias controvérsias desde que assumiu o cargo de Jean Todt em dezembro de 2021.

A FIA foi forçada a defender Ben Sulayem na sexta-feira depois que comentários sexistas atribuídos ao presidente foram publicados por um dos jornais mais importantes do mundo, o The Times.

Ben Sulayem é citado em uma versão arquivada de seu antigo site, dizendo que “não gosta de mulheres que pensam que são mais inteligentes que os homens”.

Um porta-voz da FIA respondeu: “As observações neste site arquivado de 2001 não refletem as crenças do presidente.”

“Ele tem um forte histórico na promoção das mulheres e da igualdade no esporte, pelo qual está feliz em ser julgado. Foi uma parte central de seu manifesto e as ações tomadas este ano e os muitos anos em que atuou como vice-presidente de esportes provam isso”.

A F1 também acusou Ben Sulayem de fazer comentários “inaceitáveis” sobre o valor do esporte em uma carta explosiva à FIA.

As duas partes permanecem em desacordo sobre vários tópicos, incluindo a potencial expansão futura do grid da F1 e a censura aos pilotos do que eles podem e não podem falar daqui em diante nos finais de semana de corrida.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.