Fórmula 1 quer capacetes mais fortes em 2019

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017 às 13:17

Capacete de Fórmula 1

A Comissão de Segurança da FIA deu a luz verde para capacetes mais fortes, que serão introduzidos na Fórmula 1 em 2019, juntamente com monitoramento biométrico aprimorado.

Em meio ao avanço contínuo para aumentar os padrões de segurança no automobilismo, a proteção da cabeça tornou-se um ponto focal nos últimos anos, devido a uma sequência de incidentes.

A mudança mais marcante vem com a introdução do halo na Fórmula 1 e na Fórmula 2 no próximo ano, com o dispositivo superando os sistemas Aeroscreen e Escudo estilo capota.

A FIA aprovou o lançamento de um “novo padrão de ponta de capacete (Advanced Helmet), que oferece várias melhorias de segurança em relação ao padrão mais alto anterior”.

A nova abordagem foi rotulada de “desenvolvimento histórico” que “oferecerá a melhor proteção disponível”.

Os recursos são:

– Proteção balística avançada
– Aumento de absorção de energia
– Teste de impacto mais rigoroso
– Área de proteção aumentada

O novo padrão de capacete será implementado nos “principais campeonatos” da FIA nos próximos anos, começando pela Fórmula 1 em 2019.

Um novo padrão de segurança biométrica também foi criado, com a principal função permitir o monitoramento em tempo integral dos dados de desempenho.

Também se espera que o novo padrão “permita que os pilotos rastreiem seus dados biológicos antes, durante e após as corridas para melhorar o treinamento, prevenção de lesões e desempenho”.

A FIA também acrescentou que “está trabalhando em um projeto de luvas biométricas acreditando que este padrão melhorará as operações de resposta de resgate através de dados biológicos vitais disponíveis imediatamente, além de auxiliar o processo de tomada de decisão, mesmo que a comunicação com os pilotos não seja possível”.

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.