Fórmula 1 pronta para revisar regras de limite orçamentário

sexta-feira, 24 de março de 2023 às 14:30

Otmar Szafnauer

Desde 2021, a Fórmula 1 vem usando um teto orçamentário, garantindo que o grid de largada seja mais próximo, mas isso não deu certo até agora. Na verdade, os regulamentos atuais prejudicariam equipes menores.

O limite de orçamento foi introduzido pela primeira vez em 2021 e, na época, 145 milhões de dólares era o máximo que as equipes podiam gastar. Este valor não inclui todos os custos das equipes de F1, no entanto, existem algumas exceções.

Por exemplo, os salários dos pilotos e o custo de construção de uma nova fábrica não estão incluídos no teto orçamentário. No entanto, inclui o custo de melhorar as instalações de uma fábrica existente, causando rebuliço.

Como resultado, as equipes com boas fábricas originais têm uma enorme vantagem. Equipes menores geralmente não têm dinheiro suficiente para construir uma nova fábrica e melhorar uma fábrica fica abaixo do limite de orçamento e, portanto, equipes menores ficam ainda mais atrás das maiores.

De acordo com o site Motorsport.com, já houve negociações para alterar esses regulamentos. Em particular, James Vowles é considerado um forte defensor de uma mudança de regra.

O chefe da Alpine, Otmar Szafnauer, concorda com o chefe da Williams que os regulamentos atuais podem ser prejudiciais para equipes menores, como a Williams. “Se você fosse uma equipe pequena e não tivesse um grande túnel de vento, por exemplo, e não pudesse construir um, você estaria ferrado para sempre”, concluiu Szafnauer.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.