Fórmula 1 – Preview GP do Catar de 2025

quarta-feira, 26 de novembro de 2025 às 13:19

Largada GP Catar 2024

Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025
Treino Livre 1   10:30 – 11:30 (Bandsports e F1TV)
Classif. curta     14:30 – 15:14 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 29 de Novembro de 2025
Corrida Sprint  11:00 – 12:00 (Band e F1TV)
Classificação – 15:00 – 16:00 (Band e F1TV)
Domingo, 30 de Novembro de 2025
Corrida – 13:00  (Band e F1TV)

Circuito de Lusail – Catar

O Circuito Internacional de Lusail estreou na Fórmula 1 como um GP normal (sem corrida curta) em 2021 mas com implicações significativas na luta pelo título. Esperava-se que o circuito não voltasse à F1, pois havia planos para construir um novo local para a Fórmula 1 a partir de 2023. Porém, a corrida de 2023 foi tão espetacular sediará novamente do GP do Catar pela quarta vez.

A curva 1 será a principal zona de ultrapassagem por causa do DRS, mas a pista é de alta velocidade (média da pole ano passado foi de 232.858 kph) e existem outros pontos de ultrapassagem

A corrida será no domingo à noite (horário local) e terá 308,611 quilômetros (57 voltas). Os boxes e todo o paddock foram atualizados em 2023 para acomodar a F1 de uma maneira muito melhor do que antes. Algumas zebras fora rebaixadas e uma brita fina foi colocada em algumas áreas de escape para esse ano. Trata-se de uma pista de alta velocidade com 16 curvas, a maioria delas de alta, algumas poucas de média e apenas duas de baixa.

Eficiência aerodinâmica, velocidade em retas e preservação dos pneus são as características mais importantes na pista de Lusail. É esperado uma briga boa entre as três principais equipes da Fórmula 1 – McLaren, Red Bull e Mercedes – pelo pódio e principalmente pela vitória, tanto na corrida Sprint como na principal de domingo. O acerto de carro é sempre muito importante em qualquer pista, mas nessa especificamente pode determinar o vencedor.

Há uma regra específica para o Catar onde os carros não podem dar mais de 25 voltas com o mesmo pneu. Isso faz com o gerenciamento de pneus seja muito menos importante e os pilotos possam acelerar tudo durante praticamente todas as voltas da corrida, já que farão pelo menos duas paradas obrigatoriamente.

O piloto da McLaren Lando Norris, pode sair como campeão de 2025 do Catar. Basta que ele aumente sua vantagem em 2 pontos na tabela sobre Verstappen e Piastri após o GP de domingo.

A gama de pneus é a mais dura, pois as muitas curvas de alta impõem muita intensidade nos mesmos.

Londres – Doha são 6h35min de avião

Veja os pneus disponíveis

Freada para a Curva 1

Pista do Catar

Pista do Catar

Lusail International Circuit
Tamanho da pista 5,419 km
Número de voltas 57
Corrida total 308,611 km
Recorde da volta 1’20.827 (239.622 kph) por Lewis Hamilton, 2021
Volta mais rápida 1’23.196 (232.799 kph kph) por Max Verstappen, 2021
Velocidade máxima 330 kph
Aceleração plena 70%
Consumo de pneu Alto
Consumo de freio Baixo
Nível de downforce 7/10
Troca de marchas por volta
Consumo por volta 1,8 kg
Perda no pit lane 21 segundos
Pneus para 2023 Duro (C1), Médio (C2) e Macio (C3)
Distância para a Curva 1 371 metros
Zonas de DRS somente 1 na reta do box
Melhor tempo no TL1 em 2024 1’21.953 – Charles Leclerc
Melhor tempo no TL2 em 2024  Não houve
Vencedor Sprint em 2024 27’03.010 – Oscar Piastri
Pole em 2024 1’20.575 – George Russell
Vencedor em 2024 1:31’05.323 – Max Verstappen

Últimos resultados em Lusail

Vitórias
2024 Max Verstappen
2023 Max Verstappen
2021 Lewis Hamilton
Poles
2024 George Russell
2023 Oscar Piastri
2021 Lewis Hamilton
VMR
2024 Lando Norris
2023 Max Verstappen
2021 Max Verstappen

Previsão do tempo para Lusail
Sexta-feira
Mínima de 19º e máxima de 29º
Aberto, sem possibilidades de chuva 

Sábado
Mínima de 18º e máxima de 28º
Aberto, 5% possibilidades de chuva
Domingo
Mínima de 18º e máxima de 27º
Aberto, 3% possibilidades de chuva na corrida

Bolsa de apostas em Londres
Paga x para cada $1,00 apostado

 

Pole onboard de George Russell em 2024

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.