Fórmula 1 – Preview GP da Áustria de 2025
quarta-feira, 25 de junho de 2025 às 14:54
Red Bull Ring – Áustria
Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 27 de Junho de 2025
Treino Livre 1 08:30 – 09:30 (Bandsports e F1TV)
Treino Livre 2 12:00 – 13:00 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 28 de Junho de 2025
Treino Livre 3 07:30 – 08:30 (Bandsports e F1TV)
Classificação – 11:00 – 12:00 (Band e F1TV)
Domingo, 29 de Junho de 2025
Corrida – 10:00 (Band e F1TV)
Red Bull Ring – Spielberg, Áustria
O desenho da pista hoje chamada Red Bull Ring (Österreichring – uma das melhores pistas da F1 até então de 1970 a 1987 e A1-Ring de 1997 a 2003) permanece inalterado para a F1 desde 2003. Em 2002, a corrida foi manchete no mundo todo quando a Ferrari ficou repetindo no rádio a ordem para o líder Barrichello entregar a vitória a Schumacher, o que o brasileiro fez a poucos metros da linha de chegada.
O GP da Áustria foi disputado pela primeira vez em em 1964 no campo de pouso chamado Zeltweg Airfield, com o magnífico circuito de Österreichring tornando-se seu lar permanente a partir de 1970. Alguns dos muitos momentos memoráveis foram quando Vittorio Brambilla cruzou a linha de lado para vencer em 1975 e quando Elio de Angelis bateu Keke Rosberg por apenas 0.050s em 1982.
Mas no final dos anos 80 suas curvas de alta com áreas mínimas de escape foram consideradas muito perigosas para a F1. O circuito só voltou após a pista ter sido modernizada e encurtada por Hermann Tilke. Foram realizadas sete corridas entre 1997 e 2003.
A pista tem duas similaridades com o Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. O consumo de combustível é crítico, embora gerenciável. E o desgaste dos freios é alto, mas as quatro longas retas ajudarão na refrigeração e altas velocidades máximas mais uma vez serão cruciais para o sucesso. O carro precisa de um acerto neutro em virtude de grande velocidade que ele vem nas retas para fazer curvas do tipo “esquina” na maioria das vezes. Se o carro estiver dianteiro ou traseiro, o desgaste dos pneus é alto. Tração nas saídas de curva também é muito importante aqui.
Outro ponto importante é a UP. A 700 metros de altura em relação ao nível do mar, o ar é mais rarefeito e o motor perde alguma potência que a turbina não consegue recuperar em virtude do fluxo de combustível limitado a 100 kg / hora. A partir de um certo ponto, a turbina gira mais do que o fluxo de combustível permite, o que gera atrito e eleva a temperatura do motor sem gerar mais potência.
Essa altitude em relação ao nível do mar também prejudica o downforce dos carros, que precisam de mais p0ressão aerodinâmica do que se a pista estivesse no nível do mar. Este downforce pode vir do corpo do carro e do efeito solo através do assoalho e difusor. O carro da Red Bull, que já era um carro que se adaptava bem a essa pista sem efeito solo, esse ano tudo leva a crer que se adaptará ainda melhor.
Um dos aspectos mais complicados do circuito é sua curta extensão, o que torna a vida muito difícil para o sistema de Recuperação de Energia. Como regra geral, quanto menor é a extensão da pista, mais intensa tem que ser a recuperação de energia e sua aplicação. Pode-se recuperar 2 mj de energia por volta e pode-se aplicar 4 mj, mas quando há menos oportunidades de recuperar essa energia, torna-se mais difícil manter os sistemas em harmonia – sejam as baterias, os motores elétricos no turbo e o MGU-K.
Desde 2019 ano uma nova zona de DRS foi colocada para facilitar as disputas roda a roda.

Viena – Red Bull Ring são 199 km de carro
Veja os compostos de pneus disponíveis:
Freada para a Curva 3
Red Bull Ring
Tamanho da pista: | 4,326 km |
Corrida total: | 71 voltas (307,02 km) |
Aceleração plena: | 70% |
Velocidade máxima: | 330 km/h |
Consumo de freio: | Alto |
Nível de downforce: | Médio / Baixo |
Recorde da pista (em corrida) | Carlos Sainz em 2020 McLaren – 1’05.619, média de 236.894 kph |
Consumo por volta: | 1,40 kg |
Zonas de DRS | 3, reta do box, entre as curvas 1 e 3 e entre a 3 e a 4 |
Perda no pit lane: | 18 segundos |
Pneus para 2022: | Duro branco C3, Médio amarelo C4 e Macio vermelho C5 |
Melhor tempo no TL1 em 2024 | 1’05.685 – Max Verstappen |
Melhor tempo no TL2 em 2024 | – |
Vencedor da corrida curta | – |
Pole em 2024 | 1’04.314 – Max Verstappen |
Vencedor em 2024 | 1:24’22.798 – George Russell |
Últimos resultados na Áustria
Vitórias | |
2024 | George Russell |
2023 | Max Verstappen |
2022 | Charles Leclerc |
2021 | Max Verstappen |
2020 (2) | Lewis Hamilton |
2020 (1) | Valtteri Bottas |
2019 | Max Verstappen |
2018 | Max Verstappen |
2017 | Valtteri Bottas |
2016 | Lewis Hamilton |
2015 | Nico Rosberg |
2014 | Nico Rosberg |
2003 | Michael Schumacher |
2002 | Michael Schumacher |
Poles | |
2024 | Max Verstappen |
2023 | Max Verstappen |
2022 | Max Verstappen |
2021 | Max Verstappen |
2020 (2) | Lewis Hamilton |
2020 (1) | Valtteri Bottas |
2019 | Charles Leclerc |
2018 | Valtteri Bottas |
2017 | Valtteri Bottas |
2016 | Lewis Hamilton |
2015 | Lewis Hamilton |
2014 | Felipe Massa |
2003 | Michael Schumacher |
2002 | Rubens Barrichello |
*VMR | |
2024 | Fernando Alonso |
2023 | Max Verstappen |
2022 | Max Verstappen |
2021 | Max Verstappen |
2020 (2) | Carlos Sainz |
2020 (1) | Lando Norris |
2019 | Max Verstappen |
2018 | Kimi Raikkonen |
2017 | Lewis Hamilton |
2016 | Lewis Hamilton |
2015 | Nico Rosberg |
2014 | Sergio Perez |
2003 | Michael Schumacher |
2002 | Michael Schumacher |
*Volta Mais Rápida
Previsão do tempo para Spielberg
Sexta-feira
Mínima de 16º e máxima de 27º
Parcialmente nublado, 21% de possibilidade de chuva
Sábado
Mínima de 15º e máxima de 29º
Ensolarado, 15% de possibilidade de chuva
Domingo
Mínima de 17º e máxima de 31º
Ensolarado, 3% de possibilidade de chuva
Bolsa de apostas em Londres
Paga x para cada $ 1,00 apostado
Onboard da pole de Max Verstappen em 2024
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